segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ESTUDOS SOBRE A PROJEÇÃO, NO COTIDIANO E NA ARTETERAPIA

 

Obra: René Magritte


Por Eliana Moraes - MG

naopalavra@gmail.com

 

O fenômeno da projeção dá-se como um tema de grande importância a ser estudado pelo arteterapeuta. Algumas teorias buscam pesquisar sobre esse fenômeno mas compreendo que a Psicologia Analítica mostra-se como um bom ponto de partida para esse estudo. Acredito que a Arteterapia pode articular-se com as mais variadas teorias psicológicas, dentre elas a Psicologia Analítica.  Sendo a amplitude do fluxo projetivo uma das especificidades de um setting arteterapêutico, torna-se muito válido compreender as palavras de Jung que muito me orientam em meu trabalho: “A razão geral e psicológica das projeções é sempre um inconsciente ativado que busca expressão.” (JUNG apud SHARP, 1991, 127)

No percurso desse estudo encontrei o livro “Psicoterapia” Marie-Louise von Franz que aborda diversos temas da Psicologia Analítica, em especial o capítulo: “A projeção: seu relacionamento com a doença e com o amadurecimento psíquico”. Nesse capítulo Von Franz discorre sobre a projeção no cotidiano, o que demonstra a validade de seu estudo para o embasamento da escuta do terapeuta quanto às demandas trazidas pelo paciente sobre suas relações interpessoais.

A autora inicia o capítulo conceituando a projeção:

Na visão de Jung [...] todos os conteúdos psíquicos dos quais ainda não temos consciência aparecem de uma forma projetada como supostas propriedades de objetos externos. A projeção, a partir desse ponto de vista, é um deslocamento que ocorre de uma maneira não intencional e inconsciente, ou seja, sem ser percebido, de um conteúdo psíquico subjetivo para um objeto externo. Nesse processo, o inconsciente da pessoa que faz a projeção, via de regra, não escolhe simplesmente qualquer objeto ao acaso, e sim aquele que contém algumas, ou até muitas, das características da propriedade projetada. Jung fala de um “gancho” no objeto no qual a pessoa que faz a projeção a pendura como um casaco. (VON FRANZ, 1990/2021, 307-308)


Obra: "Ligações Perigosas" Renê Magritte

É importante considerar que a projeção é um movimento inconsciente automático e cotidiano. Mais além, a projeção promove uma “ponte” entre o indivíduo e uma outra pessoa, um objeto, uma experiência, ou seja, com o mundo exterior. Inicialmente ela é, de fato, mobilizadora de experiências de vida, sejam elas positivas ou negativas. Elas podem gerar simpatia, antipatia, interesse, rejeição, aproximação, afastamento, enfim, vivências geradas pelo cotidiano. Ela não é “boa” ou “má” em si, apenas devemos observá-la com mais atenção quando constatamos que uma manifestação projetiva ou sua retirada provocou uma resposta intensificada no sujeito:

Somente quando nossa energia psíquica por algum motivo se retira dessas projeções, por exemplo, quando nosso amor se transforma em rejeição ou nosso ódio começa a parecer absurdo até para nós mesmos – somente nesse ponto é chegada a hora, a oportunidade de reflexão se apresenta, para que nós reconheçamos a até então inconsciente projeção. (VON FRANZ, 1990/2021, 311)

Segundo a autora, em todo processo de projeção envolve um emissor e um receptor. Elas emanam dos complexos ou arquétipos do inconsciente do emissor como uma forma pontuda, como uma flecha mágica ou um míssil:

A projeção dos conteúdos psíquicos não percebidos conscientemente provoca no emissor a “perda da alma”, uma das doenças mais temidas entre os povos nativos. Isso torna o indivíduo apático, depressivo ou suscetível de ser dominado pelas outras pessoas. (VON FRANZ, 1990/2021, 313-314)

Na visão primitiva, um deus, demônio ou pessoa má lançava as “pontas mágicas”. O receptor atingido ficava doente e a extração do projétil o curava:

O indivíduo sobre quem outra pessoa faz uma projeção também é afetado – na visão primitiva, ele é afetado por uma flecha. Se o receptor tiver consciência do ego fraca (como as crianças, por exemplo), será facilmente influenciado e levado a agir de acordo com o que foi projetado sobre ele. Na visão primitiva, significa que ele está possuído. Nós nos sentimos compelidos a nos relacionarmos com a paixão de outra pessoa por nós, ou fazemos involuntariamente ao indivíduo a coisa má que ele está esperando de nós baseado na sua projeção. (VON FRANZ, 1990/2021, 314-315)


Obra: "Os amantes" René Magritte

Aqui reside uma das maiores importâncias de se estudar o fenômeno da projeção para o desenvolvimento da escuta terapêutica. Os sofrimentos e queixas trazidos pelo paciente/cliente muitas vezes envolvem tramas projetivas em suas relações pessoais, seja amorosa, familiar, profissional ou social. Como emissores ou receptores, os indivíduos relatam seus encontros e desencontros causadores de intensas experiências que, a depender da maneira que são vividas, causam algum impacto emocional importante.

Ampliando essa perspectiva, faz-se necessário ressaltar que nos dias atuais, vivemos em um campo altamente propício para que essas trocas projetivas aconteçam. Na esfera coletiva esses fenômenos também se manifestam, tendo sido estudados em outros momentos da história. Porém, ao lermos a descrição sobre as manifestações das projeções de Von Franz, temos a impressão de que descreve nossos dias e observamos que sua articulação teórica faz eco a tantos de nossos casos clínicos atuais:

A manifestação mais gritante das projeções se dá nas rígidas convicções políticas – os “ismos” – e nas teorias apaixonadamente defendidas, como ideias científicas preconcebidas. Tão logo a tolerância e o humor desaparecem, podemos supor que as projeções entraram em cena. Quando notamos que alguém está reagindo com uma afetividade exagerada em uma discussão e começa a ceder à tentação de desacreditar seu oponente, existe motivo para suspeitarmos de que a pessoa está projetando algo no oponente ou na teoria dele. Se tivermos o proveitoso hábito de prestar atenção aos nossos sonhos, veremos que frequentemente sonhamos com esses oponentes. Isso nos dá o sinal: “Alguma coisa a respeito desse oponente repousa dentro de mim”. Ainda que apenas outras pessoas estejam projetando, é difícil não nos deixarmos arrastar pela situação. Como os afetos e as emoções são extremamente contagiantes, é preciso uma tremenda coragem para não perdermos o equilíbrio nas situações de grupo, como todo moderador de grupo ou líder de discussão em grupo sabe muito bem. (VON FRANZ, 1990/2021, 312)

Se o fenômeno projetivo pode ser algo bastante prejudicial a um indivíduo, na mesma medida é importante que o terapeuta tenha o devido cuidado no trabalho de “retirada” dessas projeções. Cabe lembrar que se um sujeito está fazendo uma projeção, significa que aquele conteúdo inconsciente lhe é bastante assustador à ser integrado a consciência. Faz-se necessário a observação do terapeuta sobre o quanto aquele sujeito está fortalecido para recolher aquele conteúdo à sua consciência ou o quanto é necessário um processo de preparo para tal. Caso contrário, a retirada da projeção de forma abrupta, pode ser fatal para o paciente:

[...] qualquer retirada de uma projeção põe uma carga sobre a pessoa que reflete. Ela se torna responsável por uma parte da sua psique que até então ela não encarara como um fardo por achar que não fazia parte dela. O psicoterapeuta precisa, portanto, avaliar cuidadosamente quando pode pedir a um paciente ou parceiro que reconheça. A consciência do ego é como um pescador em um bote grande ou pequeno; ele só pode acomodar certa quantidade de peixes (os conteúdos inconscientes) no barco, caso contrário esse afunda. Às vezes, somos forçados a permitir que o analisando continue a acreditar em maus espíritos ou em pessoas que o estão perseguindo, porque o reconhecimento de que ele tem esse demônio dentro de si literalmente o mataria.

Mas mesmo as pessoas com grande capacidade de reconhecimento têm seus limites. (VON FRANZ, 1990/2021, 316)


Obra: René Magritte

Diante do que foi exposto, compremos que o objetivo terapêutico se dá na busca de autoconhecimento encaminhado para uma autorresponsabilização do indivíduo por si e suas relações. É necessário ao sujeito um trabalho de conscientização do ego, o que colabora para minimizar, suas projeções ao outro, bem como de corresponder às projeções do outro em si.

Quanto mais a pessoa se conhece, por conseguinte, menos faz projeções sobre os outros, mais pode se relacionar consigo mesma e com as outras pessoas de maneira objetiva, genuína e sem ilusões. Aí reside, em última análise, a distinção entre a simpatia ou paixão e o verdadeiro amor, ou entre o ódio e a rejeição objetiva e o desapego. Todo progresso realizado na compreensão mútua e na melhora das relações entre as pessoas depende da retirada das projeções. (VON FRANZ, 1990/2021, 317)

 

Especificidades da Arteterapia: a projeção no setting arteterapêutico



Uma das especificidades da Arteteterapia, bem como uma de suas complexidades, está no fato de que a partir da tríade arteterapeuta-paciente-material abre-se um leque de fluxos projetivos para além das projeções relatadas em demandas terapêuticas.

Neste texto poderemos elencar pelos menos quatro fluxos projetivos presente e atuantes em um setting arteterapêutico:

- A projeção na figura do terapeuta

No recorte do setting, a projeção do paciente em direção ao terapeuta recebe uma nomenclatura específica, a transferência. E a projeção do terapeuta para com o paciente é denominada contratransferência.  Aqui reside um conteúdo de grande importância que o arteterapeuta deverá beber da fonte das teorias da psicologia e obter recursos para o devido manejo dessas projeções inseridas na dinâmica terapêutica.

- Projeções em expressões artísticas

Como arteterapeutas nosso primeiro instrumento de trabalho é a Arte. Antes do processo criativo em si podemos tomar da Arte como fruição, contemplação, alimento da alma.  Nesse sentido, é interessante que o arteterapeuta vá construindo seu repertório com expressões artísticas que lhe servirão como estímulos projetivos diversos. Compreendemos que toda expressão artística, em qualquer linguagem da arte, é a manifestação de conteúdos humanos constelado em uma imagem. Por essa razão podemos concluir que as expressões artísticas servirão de estímulos projetivos, disparadores e mobilizadores de grandes conteúdos inconscientes a serem elaborados.

- Projeções nos processos criativos

Antes da imagem resultante, o próprio ato criativo se revela como a projeção do funcionamento interior do criador. Assim, o processo de criação projeta conteúdos inconscientes do sujeito nos gestos, ações e atuações.

Além disso, o sujeito também projeta na transformação da materialidade, sua transformação interior. Agindo sobre o material, ele se percebe e toma decisões de transformações de si e perante a vida.

- Projeções nas imagens criadas

Por fim, como produto de todo esse percurso, as imagens e símbolos criados pelos experienciadores sempre espelham (projetam) conteúdos psíquicos interiores, sejam eles figurativos ou abstratos. 

 

Todos esses fluxos projetivos são materiais de trabalho do arteterapeuta. Simultaneamente.

Que através da formação continuada o arteterapeuta possa reconhecer a complexidade e a beleza da técnica que tem em mãos, bem como desenvolver-se para seu manejo cada vez mais consistente.

 

Referências Bibliográficas:

DUCHASTEL, Alexandra. "O caminho do imaginário"

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 

SHARP, Daryl. Léxico Junguiano.

VON FRANZ, Marie-Louise. Psicoterapia.

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Sobre a autora: Eliana Moraes



Arteterapeuta e Psicóloga
Pós graduada em História da Arte
Especialista em Gerontologia e saúde do idoso.
Cursando MBA em Logoterapia e Desenvolvimento Humano
Fundadora e coordenadora do "Não Palavra Arteterapia".
Escreve e ministra cursos, palestras e supervisões sobre as teorias e práticas da Arteterapia. 
Faz parte do corpo docente de pós-graduações em Arteterapia: Instituto FACES - SP, CEFAS - Campinas, INSTED - Mato Grosso do Sul. 
Atendimentos clínicos individuais e grupais em Arteterapia online, sediada em Belo Horizonte, MG. 

Autora dos livros "Pensando a Arteterapia" Vol 1 e 2

Organizadora do livro "Escritos em Arteterapia - Coletivo Não Palavra"

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS ARTETERAPÊUTICO

 


Por Eliana Moraes

naopalavra@gmail.com

@naopalavra 

Diante da proposta do projeto Não Palavra em se consolidar como um espaço de formação continuada livre em Arteterapia, temos como orientação de produção de conteúdos e eventos o que acreditamos ser “o quadripé” que sustenta o arteterapeuta. Tomando como inspiração o o modelo da psicanálise que sugere um tripé para a sustentação de um bom analista, acreditamos que o arteterapeuta necessita de quatro bases que o sustentem:  terapia pessoal, o estudo teórico (individual e em grupo) e em específico, a experiência pessoal com seu processo criativo e a própria produção de imagens. Como modelo orientador dessa proposta, e consequentemente do Não Palavra Arteterapia, desenvolvi o esquema abaixo:

 


Esquema de autoria de Eliana Moraes 

Cada base que compõe o quadripé sustentador do arteterapeuta merece um aprofundamento teórico em si. No presente texto pretendo me aprofundar na terceira perna: a continuidade do estudo teórico ao longo da prática arteterapêutica, mas em específico na modalidade grupal.

Compreendemos que em todo curso formação profissional, é apresentado ao aluno as bases teóricas que compõem aquele saber. E no decorrer de seu desenvolvimento, o profissional tem como autorresponsabilidade buscar especializações que possam lapidar sua atuação. Em Arteterapia, entretanto, acreditamos que esse processo adquire outras ramificações uma vez que ela possui a característica de dialogar e fazer interseções com diversos outros saberes, tanto da Psicologia em suas várias teorias, mas também de outras disciplinas além desta.

Nesse sentido acreditamos ser fundamental ao arteterapeuta aquilo que chamamos de formação continuada, aquela que se estende de forma livre e autogestiva, mantida pelo profissional ativo.

Para tanto, compreendemos que a modalidade de estudos grupais faz-se como um excelente recurso de desenvolvimento e amadurecimento, teórico e prático, ao arteterapeuta. Porém, a partir da experiência dos últimos anos com a rede de arteterapeutas inserida nos territórios do Não Palavra, observamos que, para além de uma lapidação técnica, o grupo de estudos proporciona aos profissionais uma experiência de ancoramento, pertencimento, vínculo e coperação mútua.

Fazer parte de um grupo de estudos pós formação coopera para um maior comprometimento do estudo continuado através da relação com o outro. A regularidade dos encontros promove o desenvolvimento do raciocínio e do manejo clínicos, experimentando em si o compartilhamento teórico e prático do outro semelhante. Mas sobretudo, constatamos que a consolidação desse território de relações gera um desenvolvimento do sujeito-terapeuta, integrando a persona profissional com sua pessoalidade. 

Vale destacar que a consolidação do Não Palavra como um espaço de formação continuada só foi e é possível contando com algumas parcerias, em especial, do Espaço Crisântemo-SP, regido pela batuta da maestra Regina Célia Rasmussen. Por esse motivo, o presente texto é escrito na primeira pessoa do plural, pois ele só existe como “nós”. Nesse território virtual construímos um grande grupo de estudos aberto, através do qual são oferecido diversos encontros teóricos e/ou práticos que, mesmo tendo a proposta de participação a medida da disponibilidade de cada participante, conquistamos um núcleo de arteterapeutas que se relacionam, aprendem, debatem, se desenvolvem e trocam entre si, continuamente.

Para embasar nossas percepções práticas, encontramos eco nas palavras de Beatriz Cardella em seu tão belo livro “De vonta para casa”, especialmente no capítulo “Grupo de estudos e pertencimento: caminhos para a formação continuada em Gestalt-terapia”. Natualmente observamos que a autora orienta sua escrita para seu campo de atuação, qual seja, psicoterapeutas orientados pela Gestalt Terapia. Entretando, nossa proposta é beber da fonte de sabedoria da autora e aplicar suas reflexões em nossos contornos arteterapêuticos.

Grupos de estudos e seus benefícios

Um primeiro ponto que gostaríamos de destacar se refere justamente à passagem de uma vivência profissional no singular, para uma experiência plural. A profissão de terapeuta por muitas vezes se constrói como uma jornada solitária pois em seu ofício, o comprometimento ético com o sigilo de tudo aquilo que ouve, fala e vivencia dentro do setting terapêutico, é imperativo. Porém, em sua humanidade, o terapeuta ainda guarda suas necessidades fundamentais de inclusão, troca e pertencimento:

As necessidades de pertencimento e inclusão são necessidades fundamentais da pessoa humana, dando sentido ao papel dos Grupos de Estudos e Pertencimento não só como possibilidade de ampliação  e aprofundamento do conhecimento em Psicoterapia, mas de troca viva de experiências entre psicoterapeutas, cujo ofício é caracterizado por uma solidão decorrente do imperativo ético do sigilo profissional. (CARDELLA, 2020,271)

Essa caminhada solitária também acontece devido a características específicas da “relação terapêutica”. Nesses contornos, o terapeuta se relaciona com muitas pessoas, porém imbuído de sua persona de profissional – recurso bastante importante para a boa condução de sua prática. Por outro lado, faz-se bastante salutar que este terapeuta-sujeito tenha a oportunidade de adentrar em algum espaço seguro, entre seus pares, para que possa (re)ver-se sobre suas humanidades contidas por detrás da persona:

Diferente de outros profissionais, o psicoterapeuta muitas vezes inundado pela intensidade e pela complexidade de suas vivências junto aos seus pacientes, conta apenas consigo mesmo para elaborá-las e atravessá-las, impossibilitado que está de compartilhar essas mesmas vivências com amigos ou familiares.

Embora possa contar com seu próprio terapeuta e com supervisores, observo que o compartilhamento com colegas, ou seja, o pertencimento a uma comunidade, possibilita a apropriação de suas dúvidas, angústias, problemas, conflitos, descobertas, conquistas, inseguranças, encantamentos, conhecimentos e sabedorias, tornando-as experiências e contribuindo para a constituição de senso de si mesmo. (CARDELLA, 2020, 271)

Na comunidade formada por um grupo de estudos arteterapêutico é possível encontrar ecos de nossas experiências pessoais, espelhamentos, acolhimento e devolutivas à possíveis contratransferências, sincronicidades que apontam o campo formado pela união dos inconscientes dos terapeutas e seus pacientes, enfim, consolida-se um grupo de “ajuda mútua” onde terapeutas-sujeitos vivenciam o que Beatriz Cardella chama de “alternância de cuidados”, tão importância para a manutenção de sua saúde.

Retomando a reflexão de uma prática profissional em experiência plural, é possível apontar outra conotação para essa  expressão: refere-se à oportunidade de ampliação de olhares, perspetivas, pontos cegos. A caminhada solitária do arteterapêuta também contém o perigo de formar um olhar parcial e  limitado às percepções  e repertórios pessoais do sujeito-terapeuta e consequentemente construindo uma escuta clínica reducionista frente à complexidade humana. A experiência do grupo de estudos arteterapêutico proporciona a abertura para o contato e integração da diversidade humana à ser recebida do setting arteterapêutico. O chão seguro para o compartilhamento da multiplicidade de experiências proporciona ao sujeito-terapeuta o desenvolvimento de seu autossuporte:

Compartilhar com colegas estabelece uma rede de sustentação e uma comunidade de destino, apaziguando tensões, ajudando a dar significados e sentidos em suas vivências, olhando-as de múltiplas e diferentes perspectivas e abrindo possibilidades e esperanças.

O compartilhamento de experiências e o confronto com as diferenças possibilita, paradoxalmente, o desenvolvimento do autossuporte no exercício da profissão, já que nos constituímos sempre em presença do outro. (CARDELLA, 2020, 271-272)

Na experiência plural, em contramão de uma vivência solitária, observamos que algo fundamental que compõem nossa rede se dá na troca de experiências e narrativas. O compartilhamento das sensações de conquistas, sucesso, insights, saltos e superações ou então sensação de insegurança, fracasso e equívocos. Em um grupo bem vinculado é possível compartilhar todas as experiências entre luz e sombra. Compartilhamentos de minha experiência no lugar de sustentadora do espaço, também tem seu lugar nesse campo de amadurecimento:

Percebo que quando relato experiências contando episódios e impasses na relação com determinados pacientes e de acontecimentos que marcaram meu percurso profissional, minhas dificuldades, dúvidas e desafios passados ou atuais, sentem-se legitimados, confirmados, apaziguados, consolados, inspirados, acompanhados e provocados em seus próprios embates.

Encontram referências para compreender suas intervenções e passam a ser capazes de nomear algumas de suas experiências […]

As narrativas acontecidas durante os encontros, tanto da coordenadora quanto dos colegas são formas de Transmissão Oral, tão rara no nosso mundo [atual]. (CARDELLA, 2020, 276)

 

Assim, como antídoto de uma prática arteterapêutica solitária, formamos um  território de enraizamento e pertencimento:

As narrativas possibilitam também o encontro de raízes, o estabelecimento das comunidades, a apropriação da Tradição, fundamentais na experiência de pertencimento e inclusão. (CARDELLA, 2020, 277)

Nessa caminhada, Beatriz Cardella também tounou-se uma grande referência para mim mesma, como supervisora-sujeito. Sempre acreditei que o papel do supervisor é cooperar para o desenvolvimento do estilo pessoal do terapeuta em construção. Ajudá-lo a encontrar seus recursos singulares e fazer o melhor uso de cada um deles, de maneira autônoma e segura. Na sustentação de um grupo, acredito que o papel do coordenador seja sustentar o campo para que o grupo faça seus movimentos de autorregulação e ajustamento criativo, para além do meu “poder de controle”. Sinto felicidade quando vejo os arteterapeutas de nossa rede se relacionando, trocando se desenvolvendo entre si. Essa é uma experiência plural e enraizadora:

Tanto a presença do coordenador como dos colegas oferece ao participante a possibilidade de enraizamento e de abertura; a depender das atitudes do coordenador na direção de promover autossuporte e autonomia dos colegas menos experientes, iniciará o importante processo de deixar heranças, desocupando gradativamente os lugares alcançados […]

Construção e desconstrução acontecem durante os encontros entre terapeutas no processo de formação continuada; os novos controem, crescem para cima e vão se tornando experientes, e o experiente cresce para baixo, deixa heranças, desconstrói e desocupa os lugares alcançados, realizando e atualizando as tarefas do percurso humano, processos de contínuos ajustamentos criativos. (CARDELLA, 2020, 273)

Encontrei nas palavras de Beatriz uma orientação que eu já vivia de forma intuitiva. Meu desejo é que meus alunos arteterapeutas “cresçam para cima”, se desenvolvam, se desafiem e levem a Arteterapia ao mundo como uma prática potente e consistente. Enquanto isso, sigo “crescendo para baixo”, deixando minhas heranças e abrindo espaço para que eles possam voar cada vez mais alto!!!

Referência Bibliográfica:

CARDELLA, Beatriz Helena Paranhos. De volta para casa: ética e poética na clínica gestáltica Contemporânea. Editora Amparo, SP. 2020

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Sobre a autora: Eliana Moraes



Arteterapeuta e Psicóloga
Pós graduada em História da Arte
Especialista em Gerontologia e saúde do idoso.
Cursando MBA em Logoterapia e Desenvolvimento Humano
Fundadora e coordenadora do "Não Palavra Arteterapia".
Escreve e ministra cursos, palestras e supervisões sobre as teorias e práticas da Arteterapia. 
Faz parte do corpo docente de pós-graduações em Arteterapia: Instituto FACES - SP, CEFAS - Campinas, INSTED - Mato Grosso do Sul. 
Atendimentos clínicos individuais e grupais em Arteterapia online, sediada em Belo Horizonte, MG. 

Autora dos livros "Pensando a Arteterapia" Vol 1 e 2

Organizadora do livro "Escritos em Arteterapia - Coletivo Não Palavra