segunda-feira, 30 de novembro de 2020

VYGOTSKY E JUNG: UMA VIVÊNCIA ARTETERAPÊUTICA


Por Isabel Cristina Carvalho Pires (RJ)

bel.antigin@gmail.com

“O significado é um tijolo na parede dos sentidos.” (Vygotsky)

Em textos anteriores aqui do blog, escrevi sobre a abordagem de Lev Vygotsky, psicólogo russo do início do século XX. Recentemente, descobri uma profissional que trabalha com essa abordagem em sua clínica psicoterápica e arteterapêutica. Lara Scalise, pedagoga, psicóloga e arteterapeuta de Mato Grosso do Sul estuda a obra de Vygotsky com o grupo de pesquisa de Fernando Gonzalez-Rey, que criou a Teoria da Subjetividade a partir da leitura dos textos de Lev Vygotsky. Além disso, Lara é coordenadora de um curso de formação de Arteterapia de Mato Grosso do Sul, na Faculdade Insted.

Em conversas longas sobre o tema, Lara Scalise e eu decidimos fazer uma live no Instagram sobre a abordagem desse gênio nascido na Bielorrússia em 1896. Sugeri que Lara não apenas falasse da abordagem vygotskyana, mas que também fizesse uma curta demonstração com alguma rápida atividade arteterapêutica. Achando que seria insuficiente essa “amostra”, Lara sugeriu oferecer uma vivência online e gratuita pelo Zoom, uma semana após a nossa live. Ajudei na administração dos contatos com os interessados, e essa experiência incrível aconteceu no dia 23 de novembro de 2020, com a presença de praticamente cem por cento dos inscritos.

Após se apresentar, Lara esclareceu que faria um breve apanhado dos princípios de Vygotsky antes e ao longo da vivência e, para a minha grata surpresa, buscaria, também, correlacionar alguns pontos da abordagem vygotskyana com conceitos da teoria de Jung – um presente de Lara para mim, já que eu havia comentado com ela que queria fazer, em minha próxima monografia, a correlação entre esses dois gênios da psicologia, os quais amo de paixão.

Jung, nascido na Suíça em 1875, criou a Psicologia Analítica, muito divulgada no Brasil entre os arteterapeutas do país. Acho que Jung e Vygotsky nunca se encontraram, embora fossem contemporâneos. Enquanto o psicólogo bielorusso se formava em Direito na então União Soviética, no ano mesmo da revolução bolchevique no país (1917), Jung já havia trabalhado com Freud e dele se afastado nessa época, voltando-se para a sua Psicologia Complexa. O trabalho de Vygotsky permaneceu fechado na Rússia ditatorial de Stalin, enquanto o de Jung se espalhou pelo mundo. Mas agora a obra desses dois gênios da psicologia pode realmente ser compreendida e obter a relevância merecida.

Lara começa sua vivência lembrando-nos que tanto Vygotsky quanto Jung trabalharam com processos criativos e abordaram o desenvolvimento do sujeito a partir desses processos. Ambos, também, defendem a importância da experiência, que conduz o sujeito à evolução psíquica. Mas, enquanto Vygotsky aborda o processo de transformação para a singularidade, Jung trata de um autoconhecimento que busca a totalidade. Só que, na verdade, ambos estão falando de unir as contradições (no caso de Vygotsky) e os polos opostos (no caso de Jung). Apesar de terem valores heurísticos diversos, os dois ocupam-se desse processo de desenvolvimento do ser humano. Por isso, suas teorias podem nos ajudar muito no nosso trabalho arteterapêutico.

Para que pudéssemos vivenciar, na prática, o valor da experiência, Lara nos propôs, como primeira atividade, escrever num papel, durante um minuto, todos os usos possíveis para um tijolo. Depois, os participantes comentaram suas respostas, que foram as mais variadas e algumas incomuns, como objeto de agressão ou prendedor de porta. Algumas pessoas trouxeram lembranças antigas, às vezes da infância, do uso do tijolo. O fato de trocarmos diferentes visões de um mesmo objeto ampliou nossas perspectivas; o sentido dado ao tijolo foi diferente para cada pessoa de acordo com a experiência de vida de cada um. Embora o signo – tijolo – fosse comum a todos (porque os signos são socialmente desenvolvidos), os sentidos vêm da singularidade do indivíduo. A partir da experiência pessoal daquilo que vem de uma construção social (a herança histórico-cultural, em Vygotsky, ou o inconsciente coletivo, segundo Jung), cada sujeito lhe dá um sentido próprio, pessoal, singular. Nesse momento, Lara nos coloca que, se ela voltasse a solicitar a feitura da mesma atividade, nossas respostas já seriam diferentes, pois incorporariam os usos mencionados por nossos colegas de grupo, o que representa uma ampliação de consciência, ocasionada pelo experimentar e pelo compartilhar na coletividade, que conduzem a um desenvolvimento criativo. É dessa forma que a aprendizagem leva ao desenvolvimento.

Um outro ponto de semelhança entre Jung e Vygotsky que Lara Scalise nos traz  é o inconsciente. Para Vygotsky, o que está no inconsciente é aquilo que não tem sentido para o sujeito, aquilo que está dentro dele mas ele não reconhece. Além disso, é o que se manifesta nas ações do sujeito quando ele está em desconexão com o seu agir, quando tem dificuldades de lidar com os conflitos, entre outras coisas. E, para Jung, o inconsciente também é responsável pelo que chamamos de “destino”, controlando muitas de nossas ações por falta de consciência de alguns aspectos internos nossos na psique.

O segundo exercício proposto por Lara foi a tarefa de desenhar um animal muito peculiar, seguindo instruções precisas que ela nos ofereceu (como orelhas de elefante, corpo de cachorro peludo, asas pequenas de morcego, etc). Quando acabamos a atividade, comparamos nossos desenhos uns com os outros e vimos que, embora com as mesmas instruções, bem precisas, cada trabalho ficou bem diferente um do outro. O que é uma cabeça de cavalo grande para um é diferente do que é uma cabeça de cavalo para o outro, de acordo com a singularidade de cada um. Analogamente, para se chegar à casa de alguém, cada pessoa sairá de um ponto diferente da cidade e terá que percorrer caminhos diversos. É o mesmo no caminho de desenvolvimento psíquico do sujeito, tanto para Vygotsky em seu processo de singularização, quanto para Jung e seu processo de individuação.

Em seguida, fizemos uma vivência para experienciarmos os conceitos abordados até então. Assim, primeiro, Lara nos solicitou que pegássemos uma folha de sulfite e um lápis grafite e listássemos, no papel, todas as dificuldades que temos em nossas vidas no momento (etapa: “encontrando dificuldades”). Depois, pediu-nos que escolhêssemos uma dessas dificuldades e nos concentrássemos nela. Em seguida, deveríamos pegar outra folha sulfite e pintá-la totalmente com o lápis, como se colocássemos a dificuldade selecionada dentro da sombra (conceito de Jung, para aquilo que em nós não enxergamos sobre nós mesmos). Ao mesmo tempo em que cobríamos a folha com o grafite, deveríamos pensar nesse problema, como ele nos afeta, como nos cria novas dificuldades. Depois disso, tivemos que relacionar vários fatores que levavam a essa dificuldade, os motivos desse problema existir. Após isso, foi preciso escolher um dos fatos, o mais significativo, aquele que provocava mais sentido para a existência dessa dificuldade. Então, Lara nos explicou que, para Vygotsky, o que fica inconsciente, como já foi falado, é aquilo a que não demos sentido (a mancha preta, a folha preta). Assim, é necessário trazer à consciência novos sentidos, pelo processo criativo e pela ampliação da possibilidade de resolução de problemas. Para Jung, essa mancha escura é a sombra, cujos conteúdos precisam, ao longo da vida, ser levados à consciência e nela ser integrados. Por isso, na etapa seguinte da vivência, Lara nos solicitou que, na folha pintada de grafite, fizéssemos, com a borracha, um desenho, trazendo luz a esse espaço escuro. A borracha abre caminhos, possibilidades de ideias, percursos diversos. Por isso, pode-se fazer esta atividade com o uso de borrachas de tamanhos e formas variadas, configurando, no desenho, formas diferentes de lidar com a sombra e de criar novos sentidos. Por isso, ao mesmo tempo em que abríamos caminho na sombra com a borracha, deveríamos pensar em possibilidades para lidar com o nosso problema.

Na etapa seguinte, “encontrando ideias”, Lara solicitou que pensássemos e escrevêssemos o maior número de ideias para a solução desta dificuldade, sem racionalizar neste momento. Em seguida, deveríamos tentar identificar as melhores possibilidades e alternativas, dentre as que foram listadas espontaneamente. Este passo, segundo a teoria de Vygotsky, possibilita-nos buscar novas configurações de sentido. Nossa personalidade, explica Lara, “nada mais é do que uma configuração de configurações de sentidos”. Quando as crenças não foram adequadas ou as experiências não foram vividas adequadamente, geram-nos conflitos. Mas, quando essas crenças são confrontadas a partir de novas ideias e quando novos sentidos subjetivos podem ser percebidos pelo sujeito, as configurações atuais são modificadas. Assim, configurações inadequadas que, antes, geravam danos são, agora, transformadas por situações possíveis de resolução de problemas, a partir de novas crenças. Na psicoterapia vygotskyana, isso se chama “tensionar para a reflexão”. O psicoterapeuta, através do diálogo, tensiona o sujeito para que, a partir dessa tensão, esse sujeito possa enxergar o que lhe gera danos, causados por sentidos subjetivos inadequados, e para que crie novas possibilidades e vislumbre formas de sentidos subjetivos mais adequados e, consequentemente, possa mudar sua configuração subjetiva. Da mesma maneira, para Jung, no momento em que o indivíduo começa a olhar a sua sombra, a partir da reflexão, e, tirando as máscaras da persona, pode integrar aspectos antes reprimidos pelo ego, há uma ampliação de consciência, e o ego pode se estruturar saudavelmente. Nem para Jung nem para Vygotsky, o inconsciente deve ficar isolado da consciência, pois os dois têm que ser integrados.

No último passo da vivência, Lara nos pede para buscarmos soluções, através do desenho, trazendo as questões para a consciência através da materialidade. Pegamos um lápis e, na mesma folha, começamos a desenhar livremente, considerando a proposta de pensar soluções e organizá-las para a solução do problema. Para isso, foi preciso imaginar possíveis fontes de ajuda e formular um plano de ação detalhado sobre o problema inicial. Nesta etapa, o movimento cinestésico criativo de desenhar cria sensações e conduz a novas percepções a respeito da sombra. Do sensorial e do perceptivo, passamos para o campo afetivo e, por fim, para o cognitivo, no momento em que tivemos que pensar estrategicamente sobre a questão. Daí, passamos para o nível simbólico, onde se criou sentido para aquilo que, antes, era um movimento simplesmente amórfico, cinestésico, só do corpo, só do sentimento. A partir daí, um continuum expressivo para o problema foi criado.

Ao final, Lara coloca que a vivência buscou, através do processo criativo, mostrar aspectos teóricos de Vygotsky e Jung e as conexões entre as vertentes psicológicas deles. Os participantes elogiaram muito e descreveram suas experiências pessoais nas atividades propostas. Houve relatos de pessoas que encontraram a solução efetiva para o seu problema, ao final do processo. Então, Lara explica que as várias fases da vivência permitem que essa solução vá tomando forma, aos poucos, o que nos mostra que, na vida, também é preciso viver as etapas, sem a precipitação de querer pular alguma(s) dela(s). Viver o processo, etapa por etapa, torna-nos serem ativos, ao invés de reativos às situações que nos são apresentadas na vida, pois, assim nos apropriamos de nossas experiências, ao lhes darmos sentido.

* Para assistir a live (teórica) de Isabel e Lara acesse pelo instagram @isabelpires.artepsi

* Se você se interessa em fazer o curso de formação em Arteterapia no estado de Mato Grosso do Sul, a qual Lara é coordenadora, acesse o site CLIQUE AQUI

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Sobre a autora: Isabel Cristina Carvalho Pires (RJ)


Isabel Cristina Carvalho Pires é jornalista, professora de línguas, psicóloga e arteterapeuta. Possui formação em Antiginástica ® Thérèse Bertherat, pós-graduação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e cursa a Pós-Graduação em Psicologia Junguiana na Universidade Estácio de Sá, sob a coordenação de Walter Boechat. Atende jovens e adultos presencialmente e online, em sessões individuais ou em grupos, e mora no Rio de Janeiro. Adora gatos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

EXPLORANDO O DESCONHECIDO: PERSONA E SOMBRA

Por Sheila Leite - RJ

entrelinhas.artepsi@gmail.com

“Todo individuo é acompanhando por uma sombra e quanto menos ela estiver incorporada à sua vida consciente, tanto mais escura e espessa ela se tornará.” (Dicionário Junguiano, 2002)                                                                                                                      

Todos temos questões pendentes, conteúdos escondidos, esquecidos, afetos ignorados ou mesmo desconhecidos dentro de nós. Temos também potencialidades adormecidas, sentimentos contidos e negligenciados. Todos esses conteúdos podem ser destrutivos ou construtivos, dependendo da maneira que vamos lidar com eles. 

Estamos falando da sombra. Ela se encontra em seu esconderijo, em algum lugar do inconsciente. Sua natureza é se manter fora da consciência e age de forma impulsiva, às espreitas, aos pares, por exemplo, com uma piada de mau gosto ou um comportamento repetitivo. 

É um dos arquétipos ligado aos padrões psicológicos. Assim como a persona, é um arquétipo da personalidade e se inicia no ser humano a partir do momento em que ele começa a lidar com o mundo, que precisa usar uma persona para se adequar ao ambiente. É o lado da personalidade que incomoda, porque traz conteúdos que não são tão agradáveis e que acabam sendo empurrados, deixados de lado e escondidos. São tendências não aceitas pelas pessoas que nos rodeiam e por isso não são bem-vindas. Com a intenção de sempre sermos reconhecidos e valorizados, deixamos de lado o que nos caracteriza realmente, abrindo mão também de potencialidades e possibilidades que são relegadas ao inconsciente. 

“A sombra, um complexo funcional complementar, é uma espécie de contra pessoa. Ela pode ser pensada como uma subpersonalidade que quer o que a persona não permitirá.” (STEIN, 2006). 

     Não é uma tarefa fácil quando o indivíduo se propõe ir ao encontro dos seus conteúdos pertencentes ao campo da sombra, no inconsciente. A fuga desses conteúdos pode levar o sujeito a consequências mais funestas, principalmente quando se recusa a entrar em contato com tais questões represadas internamente. 

 No instante em que percebe a necessidade da mudança de comportamento, existe todo um movimento voltado para dentro de si, um olhar para o interior para admitir, de forma verdadeira, a natureza das emoções e dos sentimentos. Admitir que também faz parte de si, a raiva, a mágoa, o ressentimento e muitos outros sentimentos inferiores e destrutivos, que fazem parte da sombra.

 O autocontrole sobre a sombra abre caminho para o nosso processo de transformação. Conseguir vislumbrá-la é um passo importante. Traze-la para a consciência e conseguir seduzi-la é um processo na caminhada de cada um.

 Como psicoterapeuta e na formação de arteterapia, descrevo abaixo uma técnica utilizada num trabalho feito por mim sobre persona e sombra, no qual pude adentrar um pouco nesse inconsciente que se projeta em imagens simbólicas.

 O material utilizado foram duas folhas de papel camurçado, um branco e um preto. Era opcional a cor para a representação de cada uma, sombra e persona.


 Ao analisar o resultado do trabalho, a escolha da folha branca como persona me remeteu àquilo que sou e que gostaria de passar. Ser clara no que gosto de fazer para mim e para os que convivem comigo.

 O preto é a sombra, portanto aquilo que faz parte de mim e que se encontra no meu íntimo e que muitas vezes nem sei que existe, mas está ali. Imagens que foram surgindo e sendo colocadas ali, como símbolos a serem decifrados. Coisas que me estruturaram como uma árvore, com raízes profundas que me fortalecem e fazem até com que surjam flores em meios não tão propícios.

 Uma ampulheta, simbolizando o tempo, traz a imagem de Cronos, devorando tudo e nos compelindo a fazer escolhas a todo momento. Muitas vezes sem refletir, nos remetendo ao confronto com monstros que na realidade são fragilidades mal interpretadas.

 As pessoas simbolizam afetos que fizeram parte dessa caminhada e outros que permanecem contribuindo para que o caminho seja menos denso.

Já a visão focada numa imagem de espiral convida a uma viagem interna para que tudo seja elaborado e refletido.

 Um convite a um passeio por esse universo ainda a ser explorado é o que deveríamos ter como proposta quando se trata de autoconhecimento. Muitos territórios a serem descobertos e visitados na procura do nosso verdadeiro eu.

 Enfim, conforme Jung, tomar consciência de que o essencial para uma existência é aceitar o que se é. Tendo consciência de que jamais será aquilo que os outros querem.

 Qual aspecto da sua sombra te visita de vez em quando? Vale a pena dar uma espiada e tentar descobrir.

 

Referências:

 

PIERI, Paolo Francesco. Dicionário Junguiano. São Paulo: Editora Paulus, 2002.

Stein, Murray. Jung: o Mapa da Alma.5. Ed – São Paulo:  Editora Cultrix 2006

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Sobre a autora: Sheila Leite



Psicóloga e Arteterapeuta em formação

Pós Graduação em Psicologia Junguiana
Psicóloga convidada da Rádio Rio de Janeiro, 1400 AM,  Programa Ouvindo Você.
Atendimento Clínico: individual e grupo. Crianças, adolescentes e adultos na Ilha do Governador

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

MUSICANDO

Por Silvia Quaresma

silvia.sasq@gmail.com

 

Da necessidade de estágio para cumprir desígnios de um curso de pós-graduação, num processo intitulado “Cuidando do cuidador”, surgiu a possibilidade de realizar um outro que fugia da proposta inicial realizada em grupo.

 

Atenderia, individualmente um cuidando e não um cuidador. E assim teve início em 2018 uma linda jornada, uma relação mais que especial.

 

Desafios foram surgindo e desde então este caminho tem sido de muitas conquistas, de muito desenvolvimento e de resultados que só a Arteterapia consegue explicar.

 

Um rapaz que há dois anos atrás baixava a cabeça e mal interagia com as pessoas de maneira direta, que buscava na intervenção da mãe o auxílio seguro para comunicar-se passou a ser protagonista de sua própria história. Mostrou-se pronto para atuar neste contexto desafiador.  Desde então as sessões passaram a ser cada vez mais intensas. Aberto estava o canal entre ele e o mundo exterior.

 

O processo arteterapêutico permite que simbolicamente e de forma perene, através das atividades expressivas diversas, sejam retratadas com precisão as sutis transformações que marcam o desenrolar da existência, documentando seus contínuos movimentos do vir a ser, que se configuram e materializam conflitos e afetos. Ou seja, o conjunto de atos que genericamente pode-se nomear por “fazer terapêutico” expressa a singularidade e identidade criativa de cada um. A descoberta gradual de eventos psíquicos, cujo significado antes obscuro, amplia possibilidades de estruturação da personalidade, ativa potencialidades e contribui para a construção de modos mais harmônicos de comunicação e interação e “estar no mundo” (PHILIPPINI, , p.14)

 

Em 2020, porém chegou o isolamento social. Como segurar uma pessoa que aprendera há pouco como relacionar-se intensamente “para fora”?  Pior que o vírus que muitos não sabiam explicar e maior número não conseguia entender era a quebra de rotina.

 

A rotina que servia como norte, que direcionava, que era a segurança estava não só quebrada, mas não havia sequer noção se seria restabelecida, alterada, retomada.


Como explicar que apesar da escola estar lá ela não pode ser frequentada? Que apesar de existirem médicos estes não davam “jeito” naquela doença? Que não poderíamos fazer as sessões que aconteciam semanalmente? A solução foi criar uma nova rotina. Atendimento online.


A aproximação com a música, as aulas de teclado fizeram com que seu repertório crescesse de tal modo que ele sugeriu música. Aquarela, Toquinho.

 

A música torna o mundo menos assustador para quem convive com alguma deficiência ou diversidade, pois através dela as pessoas podem se comunicar, se conhecer e se expressar, A educação musical também tem importante papel no desenvolvimento sensorial e motor, trazendo assim além de um novo olhar sobre o corpo e suas habilidades, novos limites e possibilidades de um caminho que é tão amplo. (NOGUEIRA, 2007, p.123)

 

Realizamos duas sessões. O link com a música, animada com desenhos foi previamente enviado.  Como video com animação sempre fascina, escutou várias vezes, e optamos por não utilizar a canção no momento do processo arteterapeutico.

 

Receber o que será feito na véspera faz com que a rotina seja recriada o que é de extrema importância para B. Ele recebe um material que consegue abrir, verificar e se preparar. O fato de executar sozinho traz uma grata sensação de ser capaz. Conhecer a música e lembrar de vários trechos enriqueceu ainda mais.

 

Quando perguntado quem estava cantando ele de pronto respondeu “Toquinho” e quem estava desenhando: “a esposa dele” pensou e acrescentou “eu mesmo poderia desenhar”.  Foi perguntado se ele poderia cantar também “Eu não, não sou o Toquinho, sou o B.”

 

As imagens que se seguem mostram a produção das duas sessões. Na primeira, desenhos livres. Resolveu “misturar” materiais o que demonstra grande progresso; normalmente só utiliza um. Está se permitindo mais.  Na segunda, a construção a partir dos desenhos realizados.


Desenho 1

Construção 1

Desenho 2

Construção 2


E lá pelas tantas quando supostamente o trabalho já estava finalizado, tendo este olhar arteterapeutico sido enriquecido pela produção de quem mal explicava o que produzia eis que surge a construção de um castelo, seguido da frase... “quando o ser humano conseguir construir castelo de garrafas o mundo será bem especial, você não acha?”


No meu calar momentâneo, e na minha total incapacidade de articular algo naquele momento, registro aqui minha resposta: “Acho!!!”


E para fechar com algo que só Arteterapia promove ouvi, tal qual verso de uma canção: “Tô musicando....virando musica”.




Bibliografia

MORAES, E. Pensando a Arteterapia. Rio de Janeiro: Semente Editorial, 2018.

PHILIPPNI, ANGELA. Para entender Arteterapia Cartografias da Coragem. 5ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

 

NOGUEIRA, Bernardo Gomes Barbosa. A música como instrumento de inclusão e invenção social. Belo Horizonte: Centro Universitário Newton Paiva, 2017.


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Sobra a autora: Silvia Quaresma





Arteterapeuta

Graduada em Letras

Pós-Graduada em Finanças

Pós-Graduada em Arteterapia e Criatividade

Professora especialista de artesanato

Idealizadora do Projeto Customizando Emoções –Interface entre Artesanato e Arteterapia

Coordenadora de Grupos de Arteterapia em Instituição para cuidadores e voluntários

Atendimento individuais e em grupos em Arteterapia

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

DA ARTE MODERNA À ARTETERAPIA: EMBASAMENTOS E PRÁTICAS-PARTE 2


"Natureza morta com cadeira de palha" Pablo Picasso

Por Eliana Moraes (MG) RJ

naopalavra@gmail.com 

Há algumas semanas iniciei uma série de dois textos pelos quais sigo compartilhando fragmentos da minha pesquisa sobre as aplicabilidades da História da Arte na Arteterapia. Nestes textos em específico, trago algumas contribuições da Arte Moderna à Arteterapia para seu surgimento e prática. Para resgatar o início desta série  CLIQUE AQUI

No texto de hoje nos aprofundaremos em quebras de paradigmas tradicionais quanto aos materiais e categorias de arte além da concepção da figura do artista. Quebras estas que abriram portas para a maneira que compreendemos e atuamos na Arteterapia em nossos dias. 

f) Sobre os materiais 

Até meados do século XIX, na arte tradicional, havia um rigoroso cânone do que era considerado arte tanto em temáticas quanto em materiais e técnicas. Pintura, desenho e escultura com seus devidos materiais, tinta a óleo, carvão e mármore, são alguns exemplos. 

Até que no início do século XX, dois artistas revolucionários se atreveram a inserir alguns materiais ordinários à superfície de suas telas. Georges Braque experimentou adicionar fragmentos de papéis de parede ou jornal inventando a técnica do papier collé. Seu amigo Pablo Picasso ampliou este processo, caminhando por seu ateliê e buscando outros materiais possíveis a serem utilizados. Assim, através da adição de materiais “estranhos” à superfície do quadro, Picasso é considerado:

 

... o descobridor da colagem, a qual pode ser descrita como a incorporação de qualquer material estranho à superfície do quadro... Fragmentos de jornais, maços de cigarro, papéis de parede e tecidos estão relacionados com a nossa vida cotidiana; identificamo-los sem esforço e... formam parte de nossa experiência no mundo material que nos cerca... (GOLDING, 2000, p 54) 

A abertura para a percepção de que todo e qualquer material pode ser considerado material de arte é um dos grandes legados de Picasso à Arte Moderna e consequentemente à Arteterapia. Ao ampliarmos o olhar para além dos materiais tradicionais (e técnicos) de arte, abrimos possibilidades ao infinito sobre o que pode ser utilizado em práticas artísticas, colaborando para a riqueza de possibilidades em propostas arteterapêuticas com materiais de fácil acesso e manejo. 

Outro artista deste período ao qual bebemos da fonte é Marcel Duchamp que propunha a descentralização do meio (o material e a técnica) para a priorização da ideia:


Duchamp argumentava que até aquele momento o meio – a tela, mármore, madeira ou pedra – havia ditado o modo como o artista iria ou poderia abordar a feitura de uma obra. O meio sempre vinha primeiro, e só depois era permitido ao artista projetar suas ideias sobre ele com pintura, escultura ou desenho. Duchamp queria inverter isso. Considerava o meio secundário, o primordial era a ideia. Só depois de ter escolhido e desenvolvido um conceito o artista estava em condições de escolher um meio, e o meio deveria ser aquele que permitisse expressar a ideia da maneira mais bem-sucedida. E se isso significasse usar um mictório de porcelana, que fosse. Em essência, arte podia ser qualquer coisa desde que o artista dissesse que sim. (GOMPERTZ, 2013, 24)

Em Arteterapia, os conteúdos a serem expressados, sejam eles a ideia ou os sentimentos, é o que orienta a escolha do material a ser utilizado - podendo ser qualquer material. Esta inversão de olhar, abre espaço inclusive para algo que é específico da teoria da Arteterapia: o estudo das linguagens dos materiais, pois através deste conhecimento o arteterapeuta oferecerá ao experienciador os materiais pertinentes que irão colaborar para sua melhor expressão.

 g) O rompimento com as categorias tradicionais de arte

Em decorrência destas quebras de paradigmas quanto aos materiais, naturalmente entrou em xeque a rigidez quanto às categorias tradicionais de arte. A quebra de uma visão enrijecida destas categorias é mais um legado da Arte Moderna. Conforme já mencionado, uma contribuição riquíssima para a arte vindoura e para a Arteterapia é a inserção da colagem como nova categoria de arte. Braque e Picasso,  grandes artistas fundadores do movimento cubista revolucionaram as artes visuais do século XX em diante:

Esses dois grandes pioneiros da arte haviam mais uma vez triunfado: tinham inventado a colagem...

Parecia tão óbvio, tão fácil; tão infantil. Mas antes de Braque e Picasso ninguém, absolutamente ninguém, tinha pensado nisso como uma forma de arte. Sim, as pessoas já tinham feito recortes e os prendido em alguma outra coisa – coleções de lembranças num livro de recortes por exemplo. Os antigos chegavam até a decorar suas pinturas com joias, e Degas enrolou um pedaço de musselina e seda no corpo de sua escultura Bailarina de 14 anos (1880-81). Mas a ideia de que materiais corriqueiros e ordinários podiam ser usados no altar sagrado do cavalete do artista era totalmente nova. (GOMPERTZ, 152)

Como podemos observar, a colagem nasceu com o que hoje chamamos de técnica mista, inserindo materiais ordinários nas telas de pintura ou desenho. Com seus desdobramentos, ganhou protagonismo em outras experimentações como por exemplo nas colagens dadaístas.

Neste contexto, vale observar também outra novidade, a possibilidade de se experimentar a interseção das categorias de arte, como por exemplo vimos no cubismo: uma pintura, que utilizou a colagem com o objetivo de acessar o tridimensional, a escultura. 

Em Arteterapia nos apropriamos desta liberdade no ato de criar, deixando com que nossa intuição e criatividade sejam os norteadores dos processos criativos e acessando os materiais e as categorias de arte sem uma preocupação com o rigor técnico e delimitador do que chamamos de arte e suas categorias.    

h) A concepção do artista

Mas talvez, uma das maiores contribuições da Arte Moderna para nós arteterapeutas seja a quebra de paradigma quanto a figura do artista estimulada por Marcel Duchamp e o movimento dadaísta:

 

Havia uma outra opinião muito disseminada que Duchamp queria desmascarar como falsa: a de que artistas são de certo modo uma forma mais elevada de vida humana. Que merecem o status elevado que a sociedade lhes confere por supostamente possuírem inteligência, perspicácia [técnica] e sabedoria excepcionais. Duchamp considerava isso um disparate...

É Duchamp que devemos culpar por todo o debate ‘isso é arte?’... A seu ver, o papel do artista na sociedade era semelhante ao de um filósofo; não importava sequer se ele sabia pintar ou desenhar. (GOMPERTZ, 2013, p24-27)

 

... As verdadeiras obras de arte modernas não são feitas por artistas, mas, muito simplesmente por homens. A não-superioridade do artista como criador era uma das preocupações fundamentais do Dadá... Poesia e pintura podem ser produzidas por qualquer um... (ADES, 2000, p 105) 

Em Arteterapia bebemos desta fonte que defende que não é necessário conhecimento técnico prévio para se expressar através das linguagens da arte e que artistas somos todos os que têm algo a dizer e através dela, expressar-se. 

Da Arte Moderna para a Arteterapia:

Através destes dois textos pude compartilhar o que até aqui observei como contribuições da Arte Moderna para a Arteterapia como saber, prática e profissão. Como uma pesquisa continuada, ela continua em aberto e passível de acréscimos ou retificações ao longo da jornada. 

Por hora, meu desejo é que este compartilhamento possa colaborar para a percepção do arteterapeuta quanto à importância de se estudar as teorias da arte bem como nossos fundamentos históricos para que assim se embase e se empodere para suas práticas.

Bibliografia:

ADES, Dawn. Dadá e Surrealismo in STANGOS, Nikos (org) Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

GOLDING, John Cubismo. in STANGOS, Nikos (org) Conceitos de Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de Arte Moderna do Impressionismo até hoje

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Sobre a autora: Eliana Moraes


Arteterapeuta e Psicóloga.

Pós graduada em História da Arte
Especialista em Gerontologia e saúde do idoso.
Fundadora e coordenadora do "Não Palavra Arteterapia".
Escreve e ministra cursos, palestras e supervisões sobre as teorias e práticas da Arteterapia. 
Atendimentos clínicos individuais e grupais em Arteterapia. Nascida em Minas Gerais, coordena o Espaço Não Palavra no Rio de Janeiro.

Autora dos livros "Pensando a Arteterapia" Vol 1 e 2

domingo, 1 de novembro de 2020

CRIATIVIDADE E SAÚDE

Por Vera de Freitas (RJ)

verafguimaraes@gmail.com

            Hoje escrevo um texto que foi parte da minha monografia apresentada em 2019, que fala sobre estratégias expressivas em técnicas mistas, ativando processos criativos em Arteterapia. Estudo baseado especialmente na criatividade e buscou apresentar algumas possibilidades e descobertas em Arteterapia, através do “fazer artes”, do criar, experimentando linguagens e materiais diversos, construindo imagens e caminhos saudáveis para o autoconhecimento, a autonomia e a liberdade de criar. 

            Desde os tempos remotos na história da humanidade, a Arte desempenha um importante papel, não apenas de representar, embelezar ou ornamentar, mas principalmente um canal de expressão da alma e das emoções. 

            O encontro com a Arte abre um caminho para a recuperação e o resgate da saúde física, mental e emocional através de exercícios de criatividade, que levam o indivíduo à redescobertas, inclusive de si mesmo. 

            As pessoas saudáveis são criativas. A criatividade é a essência da verdadeira saúde. Quando o indivíduo é de fato saudável, a criatividade lhe vem naturalmente, ocorre o impulso, a vontade e a necessidade de criar. O fazer criativo libera forças regeneradoras presentes na psique, que vão possibilitar o resgate do equilíbrio, da saúde e do conhecimento de si mesmo, levando à expansão e à estruturação da personalidade de quem cria. Todos os processos de criação, segundo Fayga Ostrower, representam tentativas de estruturação, experimentação e controle.          

O processo arteterapêutico facilita que cada um encontre e amplie o seu caminho de auto expressão. Segundo Maria Cristina Urrutigaray, em seu livro sobre Arteterapia – A transformação pessoal pelas Imagens, o trabalho de um arteterapeuta é o de estimular o sujeito a criar até a finalização de sua obra, observando neste percurso suas atividades, reações e expressões orais, durante a execução do trabalho. O arteterapeuta tem o privilégio de acompanhar os processos criativos, promovendo saúde e qualidade de vida por meio da Arte, do exercício constante da prática expressiva, oferecendo mecanismos de livre expressão. 

         Com isso, podemos entender o processo criativo, como organizador,  restaurador, recuperador e libertador do fluxo de energia psíquica, levando ao bem estar, à expressividade, ao autoconhecimento e à saúde. O caminho do “fazer arte” é o caminho que seguimos para dentro de nós, para encontrar a criatividade e a alegria de praticar  a sua melhor forma de criar.

            Deixo aqui a minha dica para o mundo: na verdade, Arte é o melhor caminho. 

          E para o meu caminho, sigo acompanhada do meu arteterapeuta, praticando, me expressando, com estímulos, sigo criando. É um processo, uma caminhada cheia de formas, cores e significados. Sigo tentando me estruturar, me organizar e sempre experimentando e especialmente, criando.

       Mostro alguns trabalhos recentes do processo arteterapêutico, onde aparecem alguns símbolos importantes e vamos recriando, redesenhando e ressignificando.

 .           De uma conversa e um rabisco, surgiram algumas formas e alguns significados:

 


   Desdobrando esses rabiscos, chegamos a um desenho com formas mais claras, mais definidas: 


.           A partir  desse desenho, resolvemos trabalhar os símbolos ali surgidos de forma mais clara ainda, desenhando cada um separadamente, e criando todos os detalhes importantes.
 



Encontramos além dos símbolos, seus movimentos, sua intensidade, suas cores, sua força e mais do que tudo, outros significados. Daqueles símbolos rabiscados encontramos importantes significados e falam de quem os desenha, de quem os cria, fala de mim. 

O processo não termina, enquanto criamos, seguiremos caminhando e descobrindo novos significados. 

Em outro contexto trabalhamos, além dos símbolos representados, mais um objeto importante e simbólico: o vaso, o recipiente, onde acontecem mágicas transformações. 

E assim seguimos. Sempre criando, expressando, descobrindo, transformando e sempre: fazendo arte.

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Sobre a autora: Vera de Freitas

 


Advogada, Fomação e Pós Graduação em Arteterapia (POMAR)

Cursando Pós Graduação Envelhecimento Ativo (POMAR)

Administradora do Instituto VENHA CONOSCO - Tijuca, RJ

Professora de Iniciação Artística - Instituto ZECA PAGODINHO

Facilitadora de Grupo de Arteterapia  para adultos, atendimento individual e Grupo de Desenho Livre.

Ateliê  de PAPEL MACHÊ