segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O USO DO GIZ PASTEL SECO NA ART NOUVEAU DE MUCHA

 


“Zodiac” – Mucha

Por Claudia Abe 

Por Claudia Maria Orfei Abe - São Paulo/SP

Instagram: @claudia_abe_ 

Há algum tempo sentia vontade de levar desenhos impressos para meu pai e minha tia materna colorirem, com o tema Art Nouveau, do artista tcheco Alphonse Maria Mucha. Ainda mais depois de eu ter ido à uma exposição belíssima deste artista, na sede da FIESP* na Av. Paulista, em São Paulo.

Pesquisei alguns sites na internet, para saber um pouco mais sobre a Art Nouveau e Mucha e complementar esse meu texto:

A Art Nouveau foi um movimento artístico iniciado na Europa no século XIX. Surgiu como um desejo de rompimento dos padrões clássicos da arte acadêmica das Belas Artes. Buscava a originalidade tanto na forma de expressão como pelo uso de materiais pouco explorados nas artes, como vidro, madeira, ferro e cimento, e havia também uma presença marcante de elementos orgânicos como flores, plantas e folhagens. Tiveram a influência de técnicas usadas na arte japonesa, assim como o uso de linhas e formas mais arredondadas que imprimiam movimento e elegância às obras.

Alphonse Mucha era pintor, escultor, fotógrafo, decorador e professor. Ganhou fama a partir de 1895, quando seu primeiro cartaz para a atriz Sarah Bernhardt passou a circular em Paris. Aliás, os painéis da cidade acabaram se tornando “galerias ao ar livre”, trazendo um “sopro de ar fresco” à cena artística parisiense. Mucha passou a realizar campanhas publicitárias encomendadas por gráficas além de criar painéis decorativos para interiores, como forma de arte acessível ao público em geral.

O estilo Mucha representaria o Art Nouveau, com suas formas sinuosas, linhas orgânicas e uma gama sutil de tons pastel.

Voltando para o nosso encontro arteterapêutico...

Escolhi três gravuras para impressão. Como meu pai e minha tia já haviam trabalhado anteriormente com giz pastel seco, achei que não haveria nenhuma dificuldade.

O pastel seco é um material intermediário, pois ele permite a passagem do controle e da segurança do traço para a leveza e a fluidez das tintas. (CARRANO e REQUIÃO, 2013, pág. 84)

Para iniciar a sessão, como sempre, contei um pouco sobre o artista e mostrei algumas obras deste artista pelo celular, para o meu pai e tia materna. Coloquei duas gravuras sobre a mesa e minha tia deixou meu pai escolher primeiro. Ele escolheu a obra “Le Fruit” por ter muitas frutas desenhadas e ela ficou com a obra “La Plume”. Distribuí uma caixa de giz pastel seco para cada um. Pai ficou com as cores fortes e básicas e tia com as cores fluorescentes.

Meu pai começou colorindo as frutas e pintou as unhas sem elas estarem desenhadas na gravura. Perguntou quanto tempo teria para pintar, se era para terminar no mesmo dia. Respondi que teriam uma hora. Sua pintura começou a ficar borrada pelo fato dele ir passando a mão por cima do giz, espalhando as cores, cobrindo inclusive os traços pretos originais do desenho.

Os pastéis mais macios deslizam com facilidade, porém deixam um resíduo que se espalha e “borra”, que podem dificultar o trabalho, por isso, é necessário conhecer e experimentar a linguagem do material e seus recursos. Quando se tem por objetivo integrar esses resíduos ao desenho e dar um ar mais esfumaçado e fluido na composição, integrando as cores, o resultado pode ficar muito bom, tornando-o mais uniforme, caso contrário pode “estragar” o trabalho, borrando-o. (CARRANO e REQUIÃO, 2013, pág.83)

Minha tia começou pintando o rosto, a boca, o braço na gravura. Fez com delicadeza e cuidado. Uma pintura bem suave, esfumaçando o giz com o dedo, com muita calma.

Porém, para dar um efeito mais bonito, o melhor mesmo é usar o dedo para espalhar o pastel. (CARRANO e REQUIÃO, 2013, pág. 84)

Deixei um pedaço de papel toalha umedecido para cada um limpar as mãos sujas pelo giz.

Sempre me chama muito a atenção a forma de trabalhar do meu pai. As estratégias dele vão desde o uso de materiais de apoio como régua e pinça, até outras formas de execução do trabalho. Por exemplo: usar a régua para limitar o desenho na hora da pintura com o giz, fazendo uma barreira física de proteção. Usar um pedaço de papel higiênico sobre a pintura para protegê-la e não borrar a mesma. Acabei eu mesma aprendendo este artifício e ensinando minha tia. Por um momento, ele acabou passando papel higiênico por toda a pintura para retirar excessos de pó.

Pai sorriu e fez um sinal de positivo com as mãos. “Descobri que essa coisa funciona no papel, retira o excesso” (o uso do papel higiênico sobre o desenho pintado). Usou direto o movimento de pintar e passar o papel por cima. Transformou o vestido que era azul escuro em azul claro.

Contei a eles que os artistas pintavam quadros enormes com giz pastel seco. Pai deu uma suspirada. Falei que da próxima vez traria um desenho do tamanho da parede para eles pintarem.

Avisa o dia que você vem, que eu falto, eu alego doença na perna”, disse meu pai, brincando.

Ele mostrou um ponto preto no braço da mulher no desenho e disse: Isso aqui é a vacina que ela tomou. Mamma mia, quanto lavoro**. Essa mulher me deu muito trabalho. Se você me deixasse aqui eu ainda pintava. Não pode, né?

Perguntei por que ele precisaria de mais tempo –Tá muito leve. Eu queria fazer as frutas com círculos (para dar volume), e com defeitos na pera. Aproveitei para mostrar pelo celular, um detalhe na obra “Cesto de Frutas” do pintor italiano Caravaggio, sobre as marcas das frutas pintadas que mostram seu amadurecimento, e conversamos um pouco mais sobre outras obras de Caravaggio.

 


 Cesto de Frutas – Caravaggio 

Pai terminou seu trabalho apesar de querer continuar. Puxa, podia caprichar na pera, nas uvas, dar aquele brilho. Não tô satisfeito com a minha obra. Frutas saborosas. Eu ainda queria pintar melhor. Minha obra não está ainda como eu gostaria. Tem pedaços que está sem pintura. Se eu puser “Tudo Saudável”, a moça parece saudável, as frutas frescas. Tudo parece apetitoso. 

Compartilhamento  


Tia: Dirigindo-se a uma festa.

 

Eu achei fácil de pintar, achei o colorido ficou bom. Gostei da gravura.

 


Pai: “Aspecto saudável”

 

Para mim seria: “Frutas delicadas nos braços de uma jovem”.

Parece que me faltou um pouco de habilidade porque eu costumo pintar com força, com cor mais forte. A uva eu pintaria de preto. A uva preta dá muito mais aspecto. A pera seria amarelo avermelhado, bem maior. Acho que aqui as cores não estavam bem fortes para mim. Traz outra gravura. Você traz outra gravura e você vê a habilidade do pintor. Se for fazer só coisa fácil...aí...japonês em Tóquio...Mamma mia...moleza.

Quando cheguei em casa, eu mesma resolvi colorir com giz pastel seco, a gravura que havia imprimido – “Zodiac” de Mucha (foto no início deste texto). E foi então que ao longo do processo, fui percebendo o quão difícil era pintar com o giz em áreas pequenas com muitos detalhes; fiquei me perguntando como meu pai e minha tia tinham conseguido fazer as pinturas num período tão curto de uma sessão. Como já era tarde da noite, acabei dando um “tapa” para finalizar meu trabalho e fui dormir.

 

Nota 1: Ao olharem seus trabalhos finais, mostrei novamente as pinturas de Mucha e frisei que nestes trabalhos a proposta era o uso de cores em tons pastel, suaves.

Nota 2: *FIESP = Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Nota 3: **quanto lavoro (em italiano) = quanto trabalho

Nota 4: Dedico esse texto ao amigo Arthur Blade, psicanalista, artista plástico, historiador da arte, fotógrafo, ator, diretor de teatro, cineasta, escritor e poeta. Ele mesmo produz uma linha de sketchbooks – Art Blade.Books. Não sei que horas ele dorme, mas realiza tudo e com excelência! @blade.arthur

 

Bibliografia:

CARRANO, Eveline e REQUIÃO, Maria Helena – Materiais de arte: sua linguagem subjetiva para o trabalho terapêutico e pedagógico. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

Internet:

https://www.significados.com.br/art-nouveau/ Acessada em 31/07/2022.

https://dasartes.com.br/materias/alphonse-mucha/ Acessada em 31/07/2022.

https://www.google.com/search?q=cesto+de+frutas+caravaggio&tbm=isch&source=iu&ictx=1&vet=1&fir=u-qVUT7gAAMRWM%252ClMJnCnaboDYkZM%252C%252Fm%252F08zlvc%253BMGX9xd233cvM3M%252CRsn4lLCCDPsDJM%252C_%253BSH7sDYxjd2teeM%252C-Dup-eRdfSnJtM%252C_%253B7JSnEMimfWD_QM%252Cz82lQlOdZEFcUM%252C_%253BFkQq88Qw3dUkUM%252CVvOUp05jYTLsBM%252C_&usg=AI4_-kR10ZTgQg2avtrzTrEUezsvHbE2-A&sa=X&ved=2ahUKEwiNzbeMyaT5AhUCArkGHV8dDE8Q_B16BAhgEAE#imgrc=u-qVUT7gAAMRWM Acessada em 31/07/2022.

 

Se você quiser ler meus textos anteriores neste blog, são eles:

19- Tô Vivo! – 22/08/22

18- A Massa Caseira como Recurso Arteterapêutico – 18/07/22

17- As Bailarinas de Degas – 16/05/22

16- Degas e as Mulheres – 21/03/22

15- Ah, o Tempo... – 14/02/22

14- As Cores em Marilyn Monroe – 13/12/21

13- Um Desafio – 11/10/21

12- O Branco no Branco – 23/08/21

11- Tudo Começa em Pizza – 28/06/21

10- Um Material Inusitado – O Carimbo de Placenta – 10/05/21

9- As Vistas do Monte Fuji – 22/03/21

8- É Pitanga! – 07/12/20

7- O que é que a Baiana tem? – 26/10/20

6- Escrita prá lá de criativa – 27/09/20

5- Fazer o Máximo com o Mínimo – 01/06/20

4- Tempo de Corona Vírus, Tempo de se reinventar – 13/04/20

3- Minha Origem: Itália e Japão – 17/02/20

2- Salvador Dalí e “As Minhas Gavetas Internas” – 11/11/19

1- “’O olhar que não se perdeu’: diálogos arteterapêuticos entre pai e filha” – 19/08/19

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Sobre a autora: Claudia Maria Orfei Abe

 

 

Arteterapeuta e Farmacêutica-Bioquímica

Curtindo a exposição Mostra UMAPAZ: Yoshio Abe & Luciana Orfei: Arte na Melhor Idade...eu e os autores das obras – pai e tia, setembro 2022.

Meu contato pelo Instagram: @claudia_abe_


segunda-feira, 19 de setembro de 2022

MÚSICA: UMA LINGUAGEM DEMOCRÁTICA



Por Rosangela Nery - RJ

rosanery1975@hotmail.com

Sigo compartilhando o relato sobre o projeto  que participo, onde a proposta é atender as comunidades ribeirinhas na Região do médio Rio Negro (Manaus-AM). (Para ler o primeiro texto CLIQUE AQUI). Entendendo a integralidade do cuidado oferecida pelo SUS, esse grupo também estende o cuidado espiritual para as comunidades, compartilhando um dos maiores e melhores instrumentos de cuidado: O AMOR. O Amor que torna possível olhar de forma singular para o sujeito e todas as suas limitações.

Hoje trago para dividir com vocês, o encontro com A.S, uma jovem adolescente de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, e que segundo, sua família, não saía do quarto há pelo menos dois anos, a não ser para ir até a escola. Várias opiniões acerca do que A.S tinha apareceram, mas, a fala de que ela estava com “depressão” era unânime.

Que desafio!!! O que será possível fazer durante tão pouco tempo, afinal, só estaria por ali nos próximos dez dias. Pensando na singularidade de cada sujeito e o pouco que sabia da história de A.S, decidi marcar um primeiro encontro com seus pais e uma das grandes preocupações deles era a tristezas e a introspecção de A.S, que a mantinha dentro do quarto por muito tempo, sem que eles tivessem acesso ao que poderia ser a causa de tal postura. No momento que estava me despedindo dos pais, A.S. chegou da escola e com a voz quase inaudível me cumprimentou com um boa noite. Nesse momento me apresento e pergunto se poderia vir em outra hora para conversarmos um pouco.  A.S aceita e sugere o dia seguinte às quatorze horas e é nesse horário que chego com meus materiais de arte, incluindo a pequenina caixinha de som. Ela me recebe na mesa da sua sala e nesse momento peço licença para dispor os materiais.

Uma das linguagens da arte: A MÚSICA


A música tem sido facilitadora no processo de formação de vínculo quando associada à recordações, mensagens contidas que podem ser associadas ao cotidiano e muitas vezes esquecidas ou apagadas pelo sofrimento psíquico.

Inicialmente A.S não conseguia falar muito, as perguntas eram respondidas pontualmente sem mais outras informações. Após quinze minutos com ela, perguntei se gostava de música e foi impressionante perceber a mudança no seu olhar, nos gestos... Outras linguagens foram ativadas e a partir de então, A.S pôde falar a mim através da sua  playlist.

Compartilhamos nossas playlists e assim ela foi produzindo uma colagem de apresentação com imagens e ao som de suas escolhas musicais. Quanta potência!!! Quantas conexões foram possíveis através da música. A.S está passando por sofrimentos próprios do “adolescer” e a falta de vinculação, de relação e interação com outros pares corrobora para trazer mais sofrimento durante o processo de “adultificação”, afinal, A.S está perto de fazer 18 anos.

Com relação a potencialidade terapêutica, verificou-se que a música colabora na constituição de vínculos e no desenvolvimento de mudanças pessoais e coletivas. Conclui-se que a música promove a expressão de emoções, percepção da realidade e sua utilização no contexto terapêutico favorece o equilíbrio interno e facilita espaços de troca. (BATISTA, RIBEIRO, 2016, p. 336-341)

Atendi A.S por mais dois dias durante o período que estive na comunidade, trocamos telefone e deixei o canal aberto caso A.S quisesse continuar os atendimentos on-line. Finalizo essa partilha dividindo um pouco da minha alegria e gratidão, pois, há pouco mais de um mês recebi um mensagem sua perguntando se eu poderia ouvi-la. Desde então seguimos juntas, na modalidade online, construindo e reconstruindo possibilidades para seguir em frente.

            A arte em suas várias linguagens, torna-se fundamental aliada no processo de convívio com o diferente, criando condições para que novos olhares sejam lançados ao sofrimento psíquico.




Referência Bibliográfica:

BATISTA, N.S.; RIBEIRO, M.C. O uso da música como recurso terapêutico em saúde mental.Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. São Paulo, v.27, n.3, p. 336-341, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/105337. Acesso em: 28 fev. 2018. 

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Sobre a autora: Rosangela Nery




Psicóloga,  especialista em Ciência, Arte e Cultura na saúde pelo IOC - Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ  e  em Saúde Mental e atenção Psicossocial pela ENSP - Escola Nacional de saúde pública - FIOCRUZ.

Estudante de Arteterapia no Instituto Faces. 

Atendimento individual à adolescentes e adultos no Espaço Recriar-se, RJ.

Diretora do Núcleo de desinstitucionalizacão Franco da Rocha no Instituto Municipal de Assistência a saúde  Juliano Moreira/RJ.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

ARTETERAPIA E CONTRIBUIÇÕES AO AMOR CONTEMPORÂNEO



Por Eliana Moraes – MG

naopalavra@gmail.com 

Sigo refletindo sobre a questão das relações humanas em nossos dias. Esta é uma demanda que salta à minha escuta clínica mas também me atravessa em minhas relações e observações pessoais. Permaneço motivada em colaborar para instrumentalizar artererapeutas à esta escuta tão delicada e cheia de sutilezas, mas na mesma proporção, tão necessária para a clínica atual. 

Acredito que um dos caminhos para este estudo seja lançar mão de literaturas contemporâneas e buscar possíveis articulações com a nossa prática profissional. Neste texto trago um fragmento da palestra “Arteterapia e contribuições ao amor contemporâneo”, oferecida pelo Não Palavra em parceria com o Espaço Crisântemo em agosto de 2022. Este estudo se deu a partir de um livro que me foi apresentado por uma paciente. Embora já tivesse ouvido falar dele por outras fontes, atender ao convite de uma paciente para finalmente lê-lo, me pareceu compreender o espelhamento de possíveis demandas terapêuticas que ele aborda. 

Através desta paciente pude conhecer um pouco mais sobre Bell Hooks (1952-2021) intelectual pública, nascida nos EUA, em uma pequena cidade segregada de Kentucky. Batizada como Glória Jean Watkins, adotou seu pseudônimo em homenagem à bisavó, “uma mulher de língua afiada, que falava o que vinha à cabeça, que não tinha medo de erguer a voz”. Lecionou em várias universidades estatunidenses e é autora de mais de trinta obras sobre questões de raça, gênero, classe, educação, crítica cultural e amor, além de poesia e livros infantis.  

O livro “Tudo sobre o amor: novas perspectivas” (2000 nos EUA, 2021 no Brasil) é o primeiro livro da chamada “Trilogia do amor”, seguido de “Salvação: pessoas negras e amor” (2001), e “Comunhão: a busca feminina pelo amor” (2002). Na teoria sobre o amor de Bell Hooks, observamos as inspirações das igrejas cristãs negras do sul dos EUA e Martin Luther King em paralelo à filosofia budista com base no mestre zen vietnamita Thich Nhat Hanh e o conceito de “budismo engajado”. 

Já no início do livro, a prefaciadora já nos anuncia que a tônica do texto de Bell Hooks se dá em entender o amor como uma ética de vida:

 

... Bell Hooks faz a defesa da prática transformadora do amor, que manda embora o medo e liberta nossa alma. Assim, ela nos convoca a regressar ao amor. Se o desamor é a ordem do dia no mundo contemporâneo, falar de amor pode ser revolucionário. Para compreendermos a proposta da autora e a profundidade de suas reflexões, o primeiro passo deve ser abandonar a ideia de que o amor é apenas um sentimento e passar a entendê-lo como ética de vida... o quanto nossas ações pessoais relacionadas ao amor implicam uma postura perante o mundo e uma forma de inserção na sociedade...

Bell Hooks reposiciona o amor como uma força capaz de transformar todas as esferas da vida: a política, a religião, o local de trabalho, o ambiente doméstico e as relações íntimas... E, nessa perspectiva, compreende que o pessoal sobrevive por meio da ligação com o coletivo: é o poder de se autoagenciar (self-agency) em meio ao caos e determinar o autoagenciamento coletivo. (SILVA in HOOKS, 2022, 10-11) 

O final deste trecho me toca de forma especial, pois algo que embasa meu manejo clínico é a conscientização do meu paciente sobre a relação entre as esferas individual e coletiva. Que embora percebamos o caos coletivo, um dos objetivos do processo terapêutico está em o indivíduo se fortalecer para se autogerenciar, fazer uso de sua liberdade interior e responsabilidade individual (fazendo referência à conceitos da Logoterapia) frente à vida. 

Vale ressaltar que a autora vê o amor como uma força transformadora para todas as esferas da vida, sejam elas em nível macro (política, religião), mas também nas esferas micro (o local de trabalho, o ambiente doméstico e as relações íntimas) – sendo exatamente estes os campos onde a maior parte dos enredos abordados no setting terapêutico se apresentam. 

A autora nos espelha um grande calcanhar de Aquiles das relações contemporâneas: o conflito entre o desejo de amor e o desejo de poder:

 

Infelizmente, o amor não prevalecerá em qualquer situação em que uma das partes, seja feminina ou masculina, queira manter o controle. (HOOKS, 2022, 184)

 

É importante lembrar a percepção de Jung, de que, se o desejo de poder predomina, o amor estará ausente. Quando o amor está presente, o desejo de dominar e exercer poder não pode ser a ordem do dia. (HOOKS, 2022, 134)

 

Para curar a guerra entre os gêneros baseada em lutas por poder, mulheres e homens escolhem fazer da reciprocidade a base de seus vínculos, garantindo que o crescimento de cada pessoa seja importante e seja estimulado. (HOOKS, 2022, 196) 

A citação junguiana lembrada pela autora é: “Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.”. Vale destacar o quanto esta dinâmica é frequente em demandas terapêuticas trazidas ao setting por pacientes que sofrem o desamor, mas não se percebem não abrindo mão de algum desejo de poder. 

Ao refletir sobre o amor, Bell Hooks dedica um capítulo inteiro para pensar sobre o compromisso com amor-próprio: 

Quando vemos o amor como uma combinação de confiança, compromisso, cuidado, respeito, conhecimento e responsabilidade, podemos trabalhar para desenvolver essas qualidades... [e] aprender a estendê-las a nós mesmos...

 

Se é importante compreendermos as origens de uma autoestima frágil, também é possível ultrapassar esse estágio (a identificação  de quando e onde recebemos socialização negativa) e ainda criar uma base para construção do amor-próprio. (HOOKS, 2022, 94-95)

 E alerta:

De todos os capítulos deste livro, este foi o mais difícil de escrever. Quando falei com amigos e conhecidos sobre amor-próprio, fiquei surpresa em ver como muitos de nós se sentem inquietos diante dessa noção, como se a simples ideia implicasse em narcisismo ou egoísmo demais. Todos nós precisamos nos livrar de ideias equivocadas a respeito do amor-próprio. Precisamos parar de igualar covardemente o amor-próprio a egoísmo ou egocentrismo.

 

Amor-próprio é a base de nossa prática amorosa. Sem ele, nossos outros esforços falham. Ao darmos a nós mesmos, concedemos ao nosso ser interior a oportunidade de ter o amor incondicional que talvez tenhamos sempre desejado receber da outra pessoa. (HOOKS, 2022, 106) 

Mas em um segundo momento, ela nos alerta de que o caminho para a “cura” se encontra justamente na relação: 

Raramente, se é que isso acontece, nós nos curamos em isolamento. A cura é um ato de comunhão.

A maioria de nós encontra esse espaço de comunhão curativa entre almas afins... (HOOKS, 2022, 243)

 

O amor redime. Apesar de todo o desamor que nos cerca, nada tem sido capaz de bloquear nosso desejo pelo amor, a intensidade do nosso anseio. A compreensão de que o amor redime parece ser o aspecto resiliente do saber do coração. O poder curativo do amor redentor nos atrai e nos convoca em direção à possibilidade de cura. (HOOKS, 2022, 247) 

Contribuições arteterapêuticas 


Desenho de Leonilson

Bell Hooks defende que só é possível viver a ética do amor, se houver uma busca engajada por consciência:

Abraçar uma ética amorosa significa utilizar todas as dimensões do amor – ‘cuidado, compromisso, confiança, responsabilidade, respeito e conhecimento’ – em nosso cotidiano. Só podemos fazer isso de modo bem-sucedido ao cultivar a consciência. Estar consciente permite que examinemos nossas ações criticamente para ver o que é necessário para que possamos dar carinho, ser responsáveis, demonstrar respeito e manifestar disposição de aprender. (HOOKS, 2022, 130) 

É neste sentido que observo a grande contribuição do setting terapêutico, pois, de fato, este é um espaço endereçado para que os indivíduos possam se pensar, se conhecer e tomarem decisões conscientes sobre si e como se relacionarem. 

A autora também defende a perspectiva de que devemos enxergar o amor não como um sentimento, mas sim como uma ação:

 

A melhor definição de amor é aquela que nos faz pensar o amor como ação... Uma das contribuições fundamentais trazidas por Bell Hooks é nos fazer pensar que são as ações que constroem os sentimentos. Dessa maneira, ao pensar o amor como ação, nos vemos obrigados a assumir a responsabilidade e o comprometimento com esse aprendizado. (SILVA in HOOKS, 2022, 12)

 

O amor é uma ação, uma emoção participativa. Quando nos engajamos num processo de amor-próprio ou de amar os outros, devemos nos mover além do reino do sentimento para tornar o amor real. É por isso que é útil ver o amor como uma prática. (HOOKS, 2022, 197) 

É neste ponto que observo uma costura entre o texto de Bell Hooks com a Arteterapia em uma de suas especificidades: a perspectiva da ação. A autora nos estimula a enxergarmos o amor como uma prática endereçada ao comprometimento e responsabilização do indivíduo. É específico e singular do setting arteterapêutico, o convite ao ato criativo como veículo de tomada de consciência, comprometimento e responsabilização sobre si mesmo. Neste sentido, nós arteteapeutas podemos pensar práticas criativas que coloquem o sujeito em ação para a conscientização de sua ética amorosa. 

Como por exemplo, a releitura do desenho do artista contemporâneo Leonilson, que nos faz pensar sobre as “pontes” que nos interligam.

 


Desenho de Leonilson


Pontes de esperança

Concluo este texto, certa de que estive longe de esgotar tantas reflexões que o livro “Tudo sobre o amor: novas perspectivas” pode nos trazer. Por isso, estimulo que você leitor deste texto, o leia de forma integral e trace suas próprias articulações. Por hora, encerro essa reflexão com duas citações de Bell Hooks que me trouxeram esperança e sentido para continuar minha caminhada de reflexão sobre o amor no setting arteterapêutico e na vida:

 

Nós podemos recuperar coletivamente a nossa fé no poder transformador do amor cultivando a coragem, a força para agir em favor daquilo em que acreditamos, para sermos responsáveis em palavras e ações. (HOOKS, 2022, 128)

 

Aqueles de nós que já escolheram adotar uma ética amorosa, permitindo que ela governe e oriente o modo como pensamos e agimos, sabemos que, ao deixar nossa luz brilhar, atraímos e somos atraídos por outras pessoas que também mantêm sua chama acesa. Não estamos sozinhos. (HOOKS, 2022, 137)  

Referência bibliográfica:

HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Editora Elefante, SP. 2022.

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Sobre a autora: Eliana Moraes


Arteterapeuta e Psicóloga
Pós graduada em História da Arte
Especialista em Gerontologia e saúde do idoso.
Cursando MBA em Logoterapia e Desenvolvimento Humano
Fundadora e coordenadora do "Não Palavra Arteterapia".
Escreve e ministra cursos, palestras e supervisões sobre as teorias e práticas da Arteterapia. 
Dá aula em cursos de formação em Arteterapia em SP e MS. 
Atendimentos clínicos individuais e grupais em Arteterapia online, sediada em Belo Horizonte, MG. 

Autora dos livros "Pensando a Arteterapia" Vol 1 e 2

Organizadora do livro "Escritos em Arteterapia - Coletivo Não Palavra"

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

A ARTE NO CONTAR

Por Silvia Quaresma - SP

othila.arteterapia@gmail.com

As histórias aparecem em diferentes povos, diferentes culturas. As narrativas serviam para entreter (bobo da corte), estreitar laços de afetividade (ouvir as façanhas do tio, o encantamento da vovó), entender situações (lições fornecidas pelos mestres do caminho), ou até ajudar pessoas a resolveram problemas. Por meio das histórias o individuo é atraído pelo que elas oferecem (contextos, metáforas) e é feita uma relação inconsciente com a própria história de vida.

Apesar de afastados dos registros nas cavernas ou impossibilitados de estar ao redor do fogo, em rodas para ouvir histórias, basta um “Era uma vez...” para que a curiosidade seja aguçada.

“As fogueiras e lareiras, ao redor das quais pessoas de todas as idades se reúnem em busca de conforto e calor sob os lentos movimentos do sol, da lua e das estrelas são imagens de nossos eus interiores. Temos um local gerador de calor e luz dentro de nós. Ao redor desta fonte, sentimentos, imagens e palavras se encontram. Na medida em que nos conectamos com plenitude a esse fogo interior, tudo que se move em direção a essa chama curativa, seja na forma de um amigo ou de um inimigo, será aquecido e iluminado.” (MELLON, 2006, p.23). 

Em um processo arteterapêutico, quando observada relação entre o enredo literário e a vida do ouvinte, esta pode ser entremeada de curiosidade, desconforto, porém mostrar-se-á curativa.

O valor terapêutico está em aceitar que as histórias sempre fizeram parte do cotidiano humano. Diariamente se tem algo a dizer ou informar e para tal são usadas narrativas para explicar situações vividas ou sentidas.

Você, como todo ser humano, é um contador inato de histórias. Você nasceu com um estoque inesgotável de temas pessoais e universais. É importante abrir-se para receber essa vasta riqueza imaginativa que vive dentro de você. Construa uma fogueira em seu interior e deixe que ela se transforme em um círculo de proteção. Dentro dela, a sabedoria do seu coração poderá arder e inflamar”. (MELLON, 2006, p.23). 

Trabalhar narrativas num contexto terapêutico é promover um movimento de reestruturação num diálogo entre história literária e humana. Ler, reler, escrever, reescrever são fases que obedecem a um tempo de elaboração de conflitos. A narrativa traz enredos, consequentes tramas e dramas, superação de obstáculos, desfechos felizes ou não. Sentimentos que surgem amor, raiva, desesperança, esperança, vontade, e outros, colaboram para a ressignificação num processo de individuação.

O tempo de escuta de cada história não obedece a Chronos, não se limita ao início, meio e fim “Viveram felizes para sempre... ou não” mas segue à generosidade de Kairós que respeita o tempo de entremear os fios pessoais entrelaçando-os aos das histórias para que nova trama apareça.

Quanto aos benefícios da contação de histórias é importante estar atento ao lugar de cada história, fazer com que ela converse com o fio condutor do processo arteterapêutico, que promova reflexão e mudança. É preciso envolver o ouvinte para que este tire o máximo de proveito da contação de história:

“Peça para que tudo aquilo que está concentrado no fogo dos céus, terras e mares criados por sua imaginação possa fluir com boa vontade. Permita que qualquer um que o escute receba de forma aberta o que é criado dentro das fronteiras seguras do seu mundo de histórias.” (MELLON, 2006, p.23). 

Em minha experiência como arteterapeuta tenho trazido histórias. Peço para ouvir, conto. É um transitar pelo consciente e inconsciente. É só trazer uma “Há muito, muito tempo atrás... num reino distante...” e começar a alinhavar os pontos, ver aparecerem linhas imaginárias tão significativas, cheias de símbolos. Personagens e ouvintes misturam o que sentem, pensam e agem. Incrível como que na vida, dependendo do momento, se assume o papel de herói, de vilão, de vítima, de algoz.

A narrativa contribui para que você seja o protagonista da sua própria história, cheio de erros talvez, confuso, indeciso, mas não coadjuvante.

Tenho refletido sobre o poder das histórias no setting terapêutico e no meu instagram @othila.arteterapia; será um prazer te receber por lá.

E que se possa continuar escrevendo a própria história, do jeito possível, pulando linhas, errando palavras, esquecendo expressões, ignorando títulos. Mas que seja escrita por si e lida pelos outros... e não ao contrário.

 

“Uma história é feita de muitas histórias. E nem todas posso contar..."

Cliente em processo arteterapêutico, 2021

 

Bibliografia

MELLON, Nancy. A Arte de Contar Histórias, Rio de Janeiro: Editora Rocco. 2006.

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Sobre a autora: Silvia Quaresma 


Arteterapeuta

AATESP 665/0720

Graduada em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema - SP

Pós-Graduada em Finanças, Ibmec - SP

Pós-Graduada em Arteterapia e Criatividade – Instituto Freedom – Faculdade Vicentina em parceria com NAPE

Professora especialista de artesanato

Idealizadora do Projeto Customizando Emoções –Interface entre Artesanato e Arteterapia

Idealizadora Othila Arteterapia em ação (@othila.arteterapia)

Idealizadora do Fio que sente (@fioquesente)

Coordenadora de Grupos de Arteterapia em Instituição para cuidadores e voluntários

Atendimento em Arteterapia (individual e grupos