segunda-feira, 23 de abril de 2018

ASSEMBLAGEM: COMPOSIÇÃO ENIGMÁTICA E POÉTICA, SINTETIZADA E PLENA DE SIGNIFICADOS



Por Cristina Costa – RJ
cristinakiu55@gmail.com 
Segundo o dicionário Priberan da língua portuguesa a palavra assemblagem se origina do francês assemblage, uma linguagem das ARTES: Colagem ou composição artística feita com materiais ou objetos diversos.
Virtude da poesia enigmática

Nas assemblages existe um forte apelo à inteligência e à sensibilidade, um universo estético, expressivo com conteúdo enigmático e poético. A técnica transforma o vazio em plenitude, o mínimo no máximo, com característica de preenchimento e ironia. A utilização da sucata dos objetos cotidianos na busca da refinada linguagem e ambíguo sentido, dotada de virtudes pelo equilíbrio da composição apurada e plena de significados.

Minha caminhada na formação em Arteterapia foi permeada por descobertas, reecontros e também serviu para dar início ao meu processo de individuação. Resgates de mim mesma estão em andamento, no que posso chamar de JORNADA PARA A PRÓPRIA INDIVIDUAÇÃO.

A ideia central das assemblages diz que os objetos díspares reunidos na obra, ainda que produzam um novo conjunto, não perdem o  sentido original. Menos que síntese, trata-se de justaposição de elementos, em que é possível identificar cada peça no interior do conjunto mais amplo. 

O termo assemblage é incorporado às artes em 1953 pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet (1901-1985) referindo-se a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens". Assemblage é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte. A partir daí rompe-se definitivamente  as fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já iniciada pelo dadaísmo.






A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que incorpora-se à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963).

Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. , a colagem liberta o artista de certas limitações da superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. 

“A assemblage me escolheu”



O uso da assemblage em Arteterapia é um caminho pleno em possibilidades, ressignificando objetos temos uma infinidade de recursos criativos. Podemos através deles expressar conteúdos e montar um grande palco de emoções e contradições.

A assemblage não requer habilidades específicas nem grandes talentos. É uma técnica organizadora que auxilia na ordenação dos pensamentos, na expressão de idéias, na percepção espacial, é integradora e propicia reutilizar, reunir e integrar. 

Cada objeto produzido possibilitou contato com emoções, lembranças que serviram de narrativa da minha identidade.

Nesses materiais vi possibilidades que usei e reusei, montei e desmontei até chegar a esses símbolos, que em perguntas a mim mesma descobri o significado da meditação. Sem religião só com introspecção. Na natureza que atualmente busco diariamente contato tirei galhos, pedras, flores e observações.                                             

Muitas vezes mal consegui localizar-me diante de tudo a explorar, materiais diversos: papéis, tecidos madeiras, fitas, parafusos, arruelas, suportes e tudo que fui juntando para começar.
Nessa jornada pessoal percorrida com a Assemblage percebi algumas possibilidades de transformação através da retirada das coisas de seus devidos lugares.

Imagens podem propor de forma sintética mensagens simbólicas, emoções e afetos. Em Arteterapia, imagens representam notícias do que foi e do que “virá-a-ser”... (Philippini, Angela, 2013, capa final).

Na Arteterapia, um fator essencial para assegurar uma formação sólida, confiável e sobretudo ética, será ter sua própria experiência como sujeito de um processo terapêutico. (Philippini, Angela, 2013, p.24)

Na solidão do encontrar-se comigo mesma, vi numa citação de Paul Klee que “A arte não existe para produzir o visível, e sim para tornar visível o que está além”.

Meditação
Fui pra dentro
Contato único, contato pleno
Sinto o infinito através do tempo
Olho o vento dentro do templo
Cheiro de mato sem pensamento
Fico um tempo
Volto com expansão e ressignificação


Caso você tenha se identificado com a proposta do “Não palavra abre as portas” e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.
A Equipe Não Palavra te aguarda!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ASSEMBLAGE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/ termo325/assemblage>. Acesso em: 26 de Fev. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

CHEVALIER, J.  e  GHEERBRANT, A.  Dicionário dos Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

PHILIPPINI, A. Cartografias da Coragem. Coleção: Para Entender Arteterapia. 5ª Edição, Rio de Janeiro. Wak Editora, 2013.

_________________________________________________________________________ 

Sobre a autora: Cristina Costa



Cursou  6 períodos da Faculdade de Belas Artes – UFRJ, Administradora de Empresas aposentada, Arteterapeuta pela Clínica Pomar, em constante aperfeiçoamento em cursos extensivos.
Estagiou com adultos não alfabetizados, atua em parceria no atendimento a  grupo de adultos e  atualmente também com  idosos podendo ser em domicílio.

4 comentários:

  1. Maravilhoso texto Cristina, a assemblagem é um contexto novo e confesso que amei, ainda mais com ilustraçãoes de Buda! Cada dia mais fascinda com o Não-palvra....sem palvras!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto! Um profundo mergulho em si mesmo proporcionado pela assemblagem, me trouxe reflexões e mais conhecimento sobre esta linguagem. Parabéns, Cristina!

    ResponderExcluir
  3. Gostei imitido texto e Assemblage é cativante! Parabéns!👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Saiu truncado acima!!
    Gostei MUITO do texto...

    ResponderExcluir