segunda-feira, 16 de abril de 2018

COLAGEM: IMAGENS QUE TRANSFORMAM


Por Flávia Amancio de Oliveira – RJ 



A Arteterapia atua como processo criativo no qual, por meio de atividades expressivas e terapêuticas, os indivíduos podem trilhar um caminho de desenvolvimento pessoal.
A Colagem é uma das possibilidades apresentadas, principalmente em início de processo. Conforme Philippini, ela é capaz de promover a integração, a ordenação, a estruturação e a síntese. Dessa forma, através de imagens que nos escolhem, é possível ampliarmos a nossa capacidade de tomar decisões.
O termo colagem surgiu do verbo francês “coller”, “collage” e é definida como composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. É uma técnica muito antiga, mas destacou-se a partir do uso pelos cubistas, exemplo disso são obras de Pablo Picasso e de Georges Braque.
Minha experiência pessoal com a colagem foi realmente transformadora. Eu estava muito insatisfeita com meus hábitos alimentares. Em seis anos, havia engordado mais de 17 quilos, a pressão arterial estava quase sempre alta e também tinha problemas de digestão e de estafa. Além das questões de saúde, havia mergulhado num mar de baixa autoestima, ansiedade e humor depressivo. Apesar de todos esses fatores, sempre apresentava várias desculpas para não iniciar um processo de mudança: “Depois dos 30 é difícil emagrecer, o organismo já não ajuda”, “já vivo sob pressão, imagina se ainda tiver de me preocupar com o que como a cada instante”, “não sou obrigada a ser sempre magra, eu me sinto bem assim”, e outras frases que encobriam os meus sentimentos reais e o meu descaso com a minha saúde.
O nutrólogo João Curvo afirma que “o hábito de comidas gordurosas, excesso de doces e de álcool minam a nossa capacidade de discernimento e de intuição”. O que nos leva a compreender o porquê desse afastamento que tive da minha própria identidade e de todos os sentimentos que permeavam a minha rotina, e “roubavam” a minha energia para buscar o autoconhecimento, ajuda e transformação. 



Porém, tudo começou a mudar em uma aula da pós-graduação na clínica Pomar, na qual a tarefa era produzir uma colagem cujo objetivo projetado já fora alcançado em nossos desejos. Desenhei um grande relógio e dentro dele colei imagens que representavam os meus anseios de mudança: alimentação saudável, exercícios físicos, meditação e sono reparador. Coloquei na porta da geladeira e, pouco a pouco, a minha estrutura mental foi se transformando.
Dia após dia, sem pressa e aprendendo a me divertir nas compras e na cozinha, fui perdendo peso. Hoje, cinco meses após esse processo que integrou meu corpo à minha alma, eu já perdi 12 quilos. E o mais importante disso: não tive mais problemas de saúde, readquiri energia para me exercitar e para meditar, recuperei autoestima, voltei a usar cores e estampas, saias e vestidos, tecidos leves para uma vida mais leve e mais próxima do meu feminino.
Segundo Jung, tensão, conflito, pressão e desgaste são sentimentos suscitados pelos desequilíbrios surgidos na psique. Quanto maiores às desigualdades de energia entre as estruturas, maiores a tensão e o conflito experimentado pelo indivíduo. Entretanto, se houver uma equiparação de energia, o sujeito conseguirá encontrar o equilíbrio.
           É possível afirmar, então, que a técnica expressiva da Colagem é valiosa, pois possibilita olhar não apenas para o nosso passado e para o nosso presente, como também olhar para o futuro e criar novos caminhos, atribuindo a essa trajetória mais significado. E, assim, encontrarmos um equilíbrio físico, mental e emocional, percebendo o nosso desenvolvimento pessoal de modo holístico.

Muitas pessoas me perguntam atualmente qual foi o remédio que tomei. E eu que no passado já fiz uso de muitas fórmulas que só estragaram minha saúde, fico muito feliz em dizer:
- O meu remédio foi e é a Arteterapia. Como estudante posso comprovar no corpo e no espírito o poder transformador da arte no processo de individuação. 

Caso você tenha se identificado com a proposta do “Não palavra abre as portas” e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com
Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.


A Equipe Não Palavra te aguarda!
Bibliografia:
Hall, Calvin S. e Nordby, Vernon J. Introdução à Psicologia Junguiana.
Philippini, Angela. Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: Uso, Indicações e propriedades.
Curvo, João. A Dieta do Yin do Yang para Gordos, Magros e Instáveis. 
______________________________________________________________________________
Sobre a autora: Flávia Amancio de Oliveira


Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual. Formada em Letras (Literaturas) e cursa a pós – graduação em Arteterapia na Clínica Pomar desde abril de 2017.
Também faz parte do curso de extensão Universidade das Quebradas, na UFRJ.
Trabalha com oficinas de Escrita Criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário