segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O SoulCollage® - A sabedoria da alma



Por Andrea Goulart de Carvalho – BH/MG
goulart17@hotmail.com

O SoulCollage®, a sabedoria da alma, foi desenvolvido na década de 80, por Seena B. Frost, teóloga e psicóloga junguiana, como projeto de conclusão do curso de especialização em Capacidades Humanas. Nessa ocasião Seena homenageou seus colegas com cartões feitos com colagens. Deles obteve relatos de como os cartões refletiram suas características, anseios e sentimentos mais profundos. 

Seena também utilizava a colagem como linguagem expressiva em workshops e percebeu que o processo do fazer, do compartilhar dos trabalhos e a observação das colagens permitia uma comunicação direta e transformadora das imagens com o indivíduo que as produzia. As imagens tinham mensagens a dar aos participantes do workshop, como na Imaginação Ativa de Jung, na Psicologia Analítica. 

O SoulCollage® consiste na elaboração de uma coleção de cartões contendo informações pessoais, tendo a técnica da colagem como recurso para a aproximação entre os dois mundos, interno e externo, permitindo o encontro do símbolo que surge nas e das imagens coladas. 

Primeiramente o processo foi chamado de "Néter Cartão", sendo Néter uma palavra egípicia antiga que designava deuses que instigavam os humanos, tanto para o bem, quanto para o mal.

O processo é intuitivo e experiencial. Começa com a busca das imagens, a montagem, a colagem e culmina no revelador diálogo com o cartão. As imagens para as colagens são encontradas intuitivamente em revistas, fotografias e desenhos pessoais, imagens digitais, entre tantas mídias que dispomos na atualidade e, nesta busca intuitiva, somos sensibilizados pela forma, cor, significado, sempre com associação à emoções. 

As imagens encontradas refletem o que somos, nossas relações, a energia vital e mitologia pessoal, pontos positivos e negativos se transformam em conteúdos significativos para o diálogo que o individuo desenvolve na experiência intuitiva. Nas palavras de Seena, “as cartas do SoulCollage® contam a sua história, mostram sua diversidade, profundidade e sabedoria. As cartas funcionam como um espelho múltiplo”. (FROST, 2010)

A coleção de cartões forma uma espécie de baralho pessoal, composto de 4 naipes e 3 cartões especiais, os Transpessoais. O processo utiliza conceitos como sombra, complexos, persona, anima e animus, arquétipos e sincronicidade, sendo fortemente embasada na Psicologia Analítica e na Psicologia Arquetípica, na Imaginação Ativa, na Gestalt, entre outras formas de conhecimento.

“... a união da verdade racional com a verdade irracional deve ser encontrada não tanto na arte, mas muito mais no símbolo, pois é da essência do símbolo conter ambos os lados, o racional e o irracional” . JUNG, 2013, 51



O Baralho Pessoal e seus Naipes



O baralho do SoulCollage é classificado em 4 NAIPES - Comitê Pessoal, Comunidade Afetiva, Conselho Arquetípico, Companheiros Energéticos e os  três cartões Transpessoais - A Fonte, a Essência da Alma  e a Testemunha. 

O diálogo 

Feito o processo, o individuo tem a visualização do que ele é, naquele momento,   poderá iniciar o dialogo com suas partes internas. É hora do “EU SOU ALGUÉM QUE...”. Assim no diálogo intuitivo, livre e franco, numa conversa aberta e sem censuras nas palavras, damos voz aos Néters. Cada cartão tem a sua essência e sua identidade, sua mensagem. No dialogo falamos com nossa criança interna, com a grande mãe, com o sábio, com o trickster.

Leitura simbólica


O Farol; Naipe: Comitê Pessoal; Autor: Andréa G. Carvalho

“Anote uma pergunta pessoal, tire cartões do baralho sem escolher e fale com a energia, com a sabedoria, da perspectiva do Néter utilizando a frase que inicia a conversa com ele: Eu sou alguém que…”

É como estar diante de um conselho interno, com seres sábios. Na leitura há a possibilidade da cura real de males e resolução de conflitos. Há a facilitação do acesso a recursos internos, trazendo a sensação de integração, de estar perto da nossa verdade, de possibilidade de equilíbrio.

Conforme a instrutora internacional Mariabruna Sirabella, o SoulCollage® é um veículo notável e caldeirão para a imaginação ativa. A sua prática produz mudanças enriquecedoras, não só através da ativação do que é possível, novas percepções, crenças e processos de pensamento e pelo fortalecimento do que já existe, mas também pela liberação de respostas à situações traumáticas e na transformação do material de sombras.

SoulCollage® convida a novas formas de perceber os significados e abre novos mundos de criatividade para explorar.

 Caso você tenha se identificado com a proposta do “Não palavra abre as portas” e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com


Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.


A Equipe Não Palavra te aguarda!


Referências Bibliográficas:

Seena B. Frost  SoulCollage®  Evolving – An Intuitive Collage Process for Self-Discorery and Community  Handford Mead Publishers, Inc. Santa Cruz, California USA – Frost 2010

JUNG, C.G.  (O Livro Vermelho, Liber Novus, Edição e Introdução de Sonu Shamdasani; Vozes, 2013

SoulCollage®. Disponível em: <www.soulcollage.com>. Acesso em 26 jul. 2017.

_____ <www.soulcollagebrasil.com>. Acesso em 26 jul. 2017.

_____ <www.mariabruna.com/news/2016/8/29/>. Acesso em 26 jul. 2017.

_____ <www.sirarte.com>. Acesso em 26 jul. 2017.

_________________________________________________________________________________

Sobre a autora: Andrea Goulart de Carvalho


Bacharel em Desenho e Gravura pela EBA/UFMG;
Arteterapeuta - AMART 107/0112, afiliada a UBAAT.
Facilitadora de SoulCollage®/2015; Artista Plástica;

Atendimento arteterapêutico individual e em grupos no AME – Arteterapia, Belo Horizonte - MG.
Ministrante de curso introdutório de SoulCollage® e aulas de desenho no AREA- Ateliê de Artes

4 comentários:

  1. Muito interessante, gostaria de aprender e me tornar uma facilitadora.

    ResponderExcluir
  2. Ei Lilian, onde vc mora? Gostaria de poder te ajudar de forma mais eficaz! Entre em contato por e-mail - goulart17@hotmail.com. Abs Andréa

    ResponderExcluir