segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

ARTE DO ENCONTRO: FECHANDO 2019 EM VERSOS




Eliana Moraes (MG) RJ
Instagram @naopalavra

E assim cumprimos 2019! Um ano bastante desafiador para muitos, nas esferas coletiva e individual. Particularmente, em alguns momentos do ano me lembrei de Vinícius de Moraes em Samba da Bênção: “A vida não é brincadeira, amigo”, e penso que atravessá-la com um sorriso sincero no rosto é um sinal de saúde em meio ao caos. Para isso, faz-se essencial a presença e companhia daqueles que nos alimentam e sustentam em afeto. Em tempos de crise nas relações humanas, mais uma vez (e mais do que nunca) as palavras da canção de Vinícius fazem muito sentido: “A vida é arte do encontro embora haja tanto desencontro pela vida”.

Neste texto fechamos o ano do Não Palavra Arteterapia e celebramos os encontros ocorridos em nossos territórios. Com grande felicidade constatamos que nossa rede, tecida com fios de afeto, cresce cada vez mais. E hoje é dia de registrar o clima de gratidão que paira no ar.

Em 2019 ampliamos e solidificamos a Equipe Não Palavra que sustenta todo o corpo de trabalho que se expande. Toda gratidão a Laila Alves de Souza, que trouxe estrutura aos projetos e tanto acrescenta em conteúdos da Psicologia Analítica em diálogo com a Arteterapia; a Patrícia Serrano, que organiza os materiais e eventos; a Ana Paula Calderon que hoje gerencia as redes sociais. Meninas, mais uma vez, muito obrigada! Sem vocês não seria possível!

Toda gratidão as parcerias que sustentam territórios geográficos e literários ao Não Palavra: a Vera de Freitas do Centro Cultural Venha Conosco no RJ; a Regina Célia Rasmussen do Espaço Crisântemo em SP; a Larissa Kouzmin-Korovaeff da Semente Editorial.

Imensa gratidão aos que colaboraram para que o blog Não Palavra se mantivesse ativo e com qualidade por mais um ano! Em 2019 foram 44 textos e contamos com 19 autores. Obrigada Valéria Diniz, Liane Esteves, Regina Célia Rasmussen, Tania Salete, Suzane Guedes, Selma Lessa, Sônia Santos, Juliana Ohy, Juliana Mello, Laila Alves, Patrícia Serrano, Sueli Antonusso, Paulo Antunes, Andréa Goulart, Vera de Freitas, Claudia Abe, Sheila Leite e Rosângela Nery! Manter um blog ativo por tantos anos é uma tarefa bastante desafiadora, que só é possível por ser um espaço colaborativo e contar com o comprometimento daqueles que acreditam neste projeto! Em 2020 as portas continuam abertas à todos aqueles que desejarem se lançar ao desafio da escrita e colaborar para esta construção coletiva!



Gratidão também aos amigos do blog que participam desta jornada com sua leitura, comentários e compartilhamentos! Hoje o blog entra de férias para que possamos recarregar as energias e renovar as inspirações. Mas nosso retorno já tem data marcada: 03/02/20.

Em 2019 foram muitas conquistas, e fechamos o ano em festa! No último dia 8 celebramos o lançamento do livro “Pensando a Arteterapia Vol 2” no encontro com pessoas tão queridas, que fazem parte da jornada do Não Palavra. Uma tarde em que experimentamos uma experiência com a arte, a música e o Belo. Gratidão a todos os que estiveram presentes e que juntos pudemos cantar os versos de João Gilberto que sintetiza a energia que encerramos este ciclo: “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.”



  
Até 2020!

________________________________________________________________________

Sobre a autora: Eliana Moraes 



Arteterapeuta e Psicóloga.

Especialista em Gerontologia e saúde do idoso e cursando MBA em História da Arte.
Fundadora e coordenadora do "Não Palavra Arteterapia".
Escreve e ministra cursos, palestras e supervisões sobre as teorias e práticas da Arteterapia. 
Atendimentos clínicos individuais e grupais em Arteterapia. Nascida em Minas Gerais, coordena o Espaço Não Palavra no Rio de Janeiro.
Autora do livro "Pensando a Arteterapia" Vol 1 e 2



3 comentários:

  1. Amo fazer parte da família Não Palavra!! Gratidão e que 2020 seja repleto de realizações.

    ResponderExcluir
  2. Fechando 2019 ? Eu diria Abrindo 2019...abrindo para o novo, abrindo caminhos, abrindo espaço para a criatividade, abrindo a oportunidade de escrever textos para este blog, que foi o que aconteceu comigo neste ano.
    Como agradecer a Eliana Moraes, que me despertou para a escrita no blog? Como agradecer ao acolhimento da equipe do Blog Não Palavra?
    Simplesmente dizendo “Muito Obrigada!”
    Claudia Abe – Arteterapeuta e Farmacêutica

    ResponderExcluir
  3. "Vou te contar" fundamental é mesmo o amor, mas os versos são de Tom Jobim.

    ResponderExcluir