segunda-feira, 4 de novembro de 2019

PROCESSO CRIATIVO: Sobre a construção de um método e um estilo







Vera de Freitas – RJ
verafguimaraes@gmail.com

Conheci e experimentei a Arteterapia no final de 2014, num momento difícil e com a necessidade de renovar, reinventar, reiniciar a minha vida.

Com poucos meses desta terapia de criar, de fazer, fui em busca do curso de Formação Clínica no Pomar-RJ e ali, de fato, renovei-me,  reinventei-me e reiniciei. E com a arte encontrei-me, conheci-me, identifiquei-me. Foi um tempo de ''formação''. Intenso, experimentado, superado, vivido. Um tempo de descobertas, de criação, de criatividade, de olhar-me, de perceber-me, de muito ler, de escolher, de mergulhar, de experimentar, de superar, de encantar-me, de conhecer-me e de crescer. Um tempo que eu tanto precisava, no momento que eu tanto procurava.

Lembro-me da última aula, da autoavaliação, de ter ficado claro que tudo que fora estudado e experimentado tinha sido exclusivamente para a ''minha formação''.

Segui usando como referência uma das frases de Jung em A Prática da Psicoterapia (1986) que “ninguém pode levar ninguém além do lugar onde conseguiu chegar.” (JUNG apud PHILIPPINI Angela, 2013,p..26) e entendi que havia encontrado um caminho. Uma possibilidade para o autoconhecimento, para as transformações, para o crescimento. E quantas outras possibilidades. Quantas melhorias. Resolvi continuar estudando e seguir no curso de Pós Graduação, ainda no Pomar, onde encontrei excelente instrução, orientação e estímulos.

Com muita leitura, estudo e pesquisa, muita experimentação plástica, visitações a exposições e centros culturais, inúmeras oficinas, muitos cursos, terapia, supervisões, atendimentos, formação de grupos, algumas dinâmicas e muita arte, pude escolher como praticar com liberdade e prazer, e escolhi a colagem.

Encantada com a SoulCollage®, selecionando e colecionando imagens maravilhosas, fui fazendo lindos cartões, e lindas colagens maiores, até iniciar um caderno de colagens. Acompanhada semanalmente pelo arteterapeuta, fomos analisando, estudando, lendo e descobrindo sentidos em todas as produções.

Sem parar de produzir e estudar, passei da colagem para um trabalho ainda mais livre, combinando com outras linguagens expressivas, fazendo grandes composições, construindo novas imagens. A colagem era feita numa base aquarelada, em papel A3, seguido de desenhos com materiais diversos. Depois disso, permiti-me usar diferentes materiais, desde rendas, peças de bijuteria, até folhas e flores naturais. Era, sim, o uso da liberdade criativa, onde tudo pode, tudo se completa, tudo se organiza e se compõe. E tudo conta de você. Você se descobre  e descobre o que estava coberto.



A partir desse trabalho, com várias produções, usando livremente linguagens e materiais variados, montei um projeto piloto, onde oferecia linguagens, materiais e possibilidades de experimentação, de criação, de livre expressão.

Organizei então, um conjunto imagético e simbólico relacionado às estratégias experimentadas, o que configurou uma “metodologia criativa”, montando um Projeto Expressivo Piloto, com quatro encontros de três horas, onde foram oferecidos materiais, linguagens expressivas e possibilidades plásticas diversas para as atividades de experimentação e criação de imagens, estimulando a livre expressão.



A partir de julho de 2018 foram compostos 5 grupos, com 38 participantes no total, de adultos, basicamente do gênero feminino, com média de 50 anos de idade.

E foi sempre muito intenso, muitos mergulhos, muitas descobertas e muitas possibilidades. Novas possibilidades de transformações, de renovações. Possibilidades de criar, de fazer, de expressar. Possibilidades de experimentar e especialmente de ser livre. 

O exercício, sua aplicabilidade e os resultados, serviram, de forma mais estruturada, de estudo e pesquisa para monografia do Curso de Pós Graduação em Arteterapia (POMAR/FAVI), apresentado em maio de 2019, e registrado no EDA - Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.

Sigo pesquisando, experimentando, criando novas possibilidades e estratégias para configurar uma segunda etapa deste método criativo.

____________________________________________________________________

Sobre a autora: Vera de Freitas




Advogada, Arteterapeuta (POMAR)
Cursando Pós Graduação em Arteterapia (POMAR)
Administradora do Instituto VENHA CONOSCO - Tijuca, RJ 
Professora de Iniciação Artística - Instituto ZECA PAGODINHO
Facilitadora do Grupo de Arte e Expressão  para adultos e Grupo de Desenho Livre.
Ateliê  de PAPEL MACHÊ

3 comentários:

  1. Adorável seu processo criativo e de vida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vera, parabéns! muito lindo o seu processo! Gostaria de ler a sua monografia,você poderia partilhar comigo? um abraço

    ResponderExcluir