segunda-feira, 16 de setembro de 2019

NÍVEIS COGNITIVOS E A CAIXA DO EU



Por Juliana Mello – RJ
entrelinhas.artepsi@gmail.com


A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) leva em consideração que os sentimentos e os comportamentos são resultantes dos pensamentos, e as consequências de nossos comportamentos reforçam esses pensamentos.  A TCC “parte da hipótese de que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos” (Beck, 2013). Podemos entender como pensamentos tudo o que passa em nossa mente, como ideias, frases, palavras, lembranças, sonhos, imagens.

Diferente de outras abordagens, na TCC não temos um inconsciente inacessível, porém nossos pensamentos são apresentados por níveis de cognição: Consciente, Sub-consciente Cognitivo e o Inconsciente Cognitivo. O Consciente são os nossos conhecimentos, raciocínio, percepção, decisão, tudo o que já sabemos sobre nós mesmos. O Sub-consciente Cognitivo é um nível abaixo, e é regido pelos pensamentos Automáticos, que ocorrem de forma rápida e imperceptível. Geralmente são pensamentos distorcidos e desadaptativos. O Inconsciente Cognitivo é dividido em duas partes: crenças intermediárias e crenças centrais. A primeira se refere a regras condicionais, do tipo “se eu não fizer x, não consigo alcançar y”. Já as crenças centrais são regras globais e absolutas, geralmente relacionadas a autoestima.  Esse nível de pensamento é que nos guiam e nos mantém nos ciclos viciosos disfuncionais.

No trabalho em Arteterapia, podemos representar os níveis de cognição com a Técnica da Caixa do Eu. Através do externo e do interno da caixa, é possível trabalhar de forma lúdica como o paciente se coloca para o mundo e para si mesmo, possibilitando um insight cognitivo do funcionamento dos seus pensamentos, que ficarão mais conscientes e menos automático. Ao identificarmos as crenças, nosso nível cognitivo mais profundo e que nos rege de maneira disfuncional, podemos flexibilizar pensamento-sentimento-comportamento, trazendo possibilidades funcionais para vivenciarmos nossa realidade.
Caso clínico:


Paciente D., 35 anos, profissional da área da saúde, começou a apresentar em seu processo de terapia angústia em suas relações interpessoais, não conseguindo criar vínculos com outras pessoas, mesmo informando não ser difícil socializar-se em um grupo. Relacionamento afetivo também era uma de suas queixas. Além disso, sentia muita ansiedade com relação a sua vida profissional, com pensamentos de que não conseguiria manter a sua independência financeira e que seus projetos nunca iriam para frente. Em suas palavras informa: “Não sei o que acontece comigo”. Foi apresentada a caixa do eu e o mesmo, incialmente, apresentou resistência. As imagens e as palavras foram sendo procuradas diretamente da revista, em um processo de algumas sessões.
Externamente foi representado o que era conhecido de si mesmo, o que não se incomodava em mostrar as outras pessoas e o que falavam para ele, isto é, a Consciência. De acordo com as perspectivas da caixa, as palavras e imagens foram colocadas de acordo com o grau de proximidade com as pessoas do qual se relacionava e o que estas conheciam dele: família, amizade, conhecidos.







Na parte interna da tampa, foi representado o Sub-consciente, que, no decorrer da terapia, já não estão mais tão automáticos. As novas escolhas estão sendo realizadas através do conhecimento de seu funcionamento e na decisão do que é possível realizar neste momento, saindo do ciclo vicioso.





O inconsciente Cognitivo ainda está sendo trabalhado, mas já é possível perceber as crenças limitantes de desvalor, desamor e não merecimento de possibilidades diferentes de vivencias, até o momento desconhecidas. Vale ressaltar que, as crenças são pensamentos com origem principalmente na infância e que são reforçadas ao longo da vida, e por isso, a reflexibilização é um processo feito passo-a-passo, e que o primeiro passo e tomar consciência de que elas existem.





A proposta posterior é que nesta caixa sejam colocados objetos representativos de situações ao longo de sua vida, para que, através de outras técnicas, seja possível a reestruturação cognitiva. Porém, o andamento da atividade será realizado de acordo com o ritmo do paciente.




Bibliografia:

BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática. 2ª edição. Porto Alegre: Artemed, 2013.
WILLSON, R; BRANCH, R. Terapia Cognitivo-Comportamental para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2012.


_______________________________________________________________________


Sobre a autora: Juliana Mello 


Psicóloga, Arteterapeuta e Coach
Atendimento clínico  individual e grupo om criança, adolescente, adulto e idoso.
Abordagem em Terapia Cognitivo- Comportamental e Arteterapia
Palestras e Workshop motivacionais.

9 comentários:

  1. Parabéns, Juliana. Eu amo esse trabalho da caixa do eu.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, Parabéns que lindo trabalho, como é bom saber ajudar as pessoas se sentirem bem consigo mesmas. Que DEUS sempre te ilumine

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ju,sempre arrasando com seus trabalhos,muito interessante.😘

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar que, as crenças são pensamentos com origem principalmente na infância e que são reforçadas ao longo da vida, e por isso, a reflexibilização é um processo feito passo-a-passo, e que o primeiro passo e tomar consciência de que elas existem.É esse o caminho do autoconhecimento. Parabéns por se colocar a disposição com seu conhecimento , formação e profissão na busca de ajudar pessoas no caminho da descoberta de uma vida emocional equilibrada. Bj

    ResponderExcluir
  5. Trabalho lindo... não fiz essa prática mas tenho certeza que como o restante de seu trabalho com arte terapia deve ser bem revelador.Gostaria de experimentar...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!Muito interessante esse trabalho. Você é 10.👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante e com resultados com certeza excelentes. Vc atende Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  8. Lindo ver como uma profissional tão"novinha"fala com tanta proficiência de um assunto tão complexo qto psicologia!!PARABÉNS,Ju!Vc,com sua imensa capacidade profissional fez de mim uma pessoa infinitamente melhor e eu me tornei uma grande admiradora do seu trabalho(e do seu talento pra escrever otimos textos tb!).Obrigada por tudo!!��

    ResponderExcluir