segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

UM PEQUENO PERÍODO SABÁTICO


Por Eliana Moraes (BH) RJ
naopalavra@gmail.com

E chega ao fim o ano de 2017! Um ano tão importante para a abertura e estruturação de novos caminhos para o “Não Palavra Arteterapia”. Mudanças, reestruturações, desafios e superações, todo um processo definitivamente sustentado pelo amor ao trabalho realizado e ao que ainda se realizará. Todo um caminho que somente fez o efeito de solidificar o que frequentemente repito: Eu acredito na Arteterapia.
No blog “Não Palavra – Pensando a Arteterapia”, este foi o ano em que abrimos as portas para que os amigos, antes leitores dos conteúdos produzidos, se lançassem ao desafio da escrita e compartilhamento do seu percurso de estudo e prática da Arteterapia. De fato, este era um desejo guardado, estender a outros os benefícios pessoais e profissionais que o exercício estabelecido de escrever sobre minhas observações, reflexões, articulações promove em minha jornada.
Através do projeto “Não Palavra abre as portas” o blog se tornou um espaço de construção colaborativa em que arteterapeutas, estudantes e interessados puderam escrever, compartilhar e reverberar seus estudos, experiências e práticas em longo alcance! Assim conseguimos manter a rotina de produção de textos semanais sobre a nossa Arteterapia e saberes correlacionados. Neste ano foram ao todo 45 textos e hoje gostaria de agradecer especialmente a cada um dos queridos parceiros que aceitaram o desafio: Mércia Maciel, Maria Matina, Janaína de Almeida Sérvulo, Amanda Machado, Juliana Ohy, Luciana Machado e Sonia Santos, Yann Rodrigues, Tania Salete, Beatriz de Castro Abreu, Renata Fajoli, Suzane Xavier Rocha, Cristiane de Oliveira, Rosangela Nery, Suzane Guedes, Gloria Maria dos Santos e Andrea Goulart de Carvalho. Sem vocês este ano não seria possível! Com cada um de vocês aprendi algo que sozinha eu não poderia pensar, pois é assim que acredito que se constrói o conhecimento: pelo diálogo e pelo compartilhar. No próximo ano as portas continuarão abertas para vocês e à quem mais se sentir a vontade para chegar. Afinal, a cultura mineira que não sai de mim, me acostumou com a casa sempre de portas abertas e a mesa pronta (e farta).
O feedback que tenho recebido destes autores é justamente sobre o quão estimulante se torna o estudo e a prática da Arteterapia com o pensamento na escrita. Com esta motivação, a observação se torna mais instigante, a intuição é aguçada, percepções, hipóteses e teorizações são estimuladas. A prática da escrita proporciona estruturação, materialização das ideias e o compartilhar promove o espelhamento do que tocou um outro ou até mesmo a devolutiva sobre pontos cegos que, feitos com afeto, só nos desafiam a continuar buscando.
Todavia, durante o caminho a trilhar-se, a pausa tem um papel fundamental. E hoje o blog “Não Palavra” se abre para um pequeno período sabático. Na tradição hebraica o “Shabbat” significa uma cessação e um descanso de todo o trabalho realizado, um hiato, uma pausa com duração determinada.
Originalmente este termo está ligado à cessação dos trabalhos agrícolas para o descanso e a restauração da terra e do lavrador cansados. Atualmente, no campo profissional ele tem sido usado para designar uma pausa na carreira de uma pessoa com o objetivo de uma reestruturação e encontro de um novo rumo. Assim, é importante não confundir o período sabático com férias. Aquele se destina ao processo de se recarregar as energias e uma jornada “para dentro” num reencontro consigo, com pensamentos, sonhos, desejos, motivações. Este tempo tem a duração necessária para a gestação de novas possibilidades, criações e projetos.  
O pequeno período sabático do blog “Não Palavra” já tem data para findar: dia 19 de fevereiro de 2018 estaremos de volta com novidades interessantíssimas que já estão no forno, quase prontas!
2018 chegará com a terra descansada e refeita, pronta para o semear, germinar, brotar e colher os bons frutos para nós, que com amor nos empenhamos para o plantio daquilo que alimenta.


5 comentários:

  1. Querida, têm sido uma alegria desafiadora escrever para o Não Palavra, sou muito grata a força que o blog me deu para dar segmento a ideias e raciocínios perdidos dentro de mim. Que venha 2018 cheio de alegrias.

    Beijos enormes e gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Lily sua linda, foi maravilhoso caminhar com vc nesse ano. Grata por sua sensibilidade e conhecimentos compartilhados comigo. E seguimos juntas por mais um ano. Deus continue iluminando sua caminhada e um ano cheio de muitas realizações. Beijo no❤

    ResponderExcluir
  3. Compartilhar e vivenciar conhecimentos com você fez ecoar em mim movimentos que eu mesma não esperava . Não Palavra é o espelho da sua alma que reflete em todos que estão a sua volta essa energia de bem querer ... espero que a nova caminhada de 2018 estejamos juntas e desejo com muito carinho que sua caminhada seja repleta de luz e paz ❤️. Que venha 2018

    ResponderExcluir
  4. Eliana querida, você é seu trabalho foram um presente para mim este ano. Quanto aprendizado, quanto acolhimento e ampliação do olhar.
    Gratidão por estar aqui neste espaço tão singular e importante para você!
    Muito obrigada por esta oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
    Com certeza estaremos juntas em 2018!
    Luz, paz e afeto!
    Suzane 🌷🙏❣️

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu nome é Felipe Medeiros, trabalho com voz e violão e banda para festa no Rio de Janeiro - RJ, se puder me ajudar, entra no meu blog e curte a minha página no Facebook! Um grande abraço, muito obrigado!
    https://cantorfelipemedeiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir