segunda-feira, 25 de maio de 2015

I CONGRESSO CLINICA JUNGUIANA E ARTETERAPIA

Por Flávia Hargreaves

No ultimo final de semana, de 21 a 24 de maio, Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de participar do I CONGRESSO CLINICA JUNGUIANA E ARTETERAPIA, realizado na Universidade Veiga de Almeida. Como destacou Denise Nagem, coordenadora do curso de formação e pós-graduação “Arteterapia e Processos de Criação – UVA”, este é o primeiro congresso em que estão efetivamente lado a lado a Arteterapia e a Psicologia Analítica, principal referência teórica na Arteterapia no Rio de Janeiro.

Maria Cristina de Resende, Eliana Moraes, Fatima Carnaval, 
Elizabeth Cotta Mello, Flávia Hargreaves e Christianne Aguiar.

O blog Não-palavra esteve presente apresentando suas ideias. Apresentei com Maria Cristina de Resende um relato sobre o grupo de estudos que coordenamos desde 2014, “O ENCONTRO DA ARTE E DA PSICOLOGIA NA ARTETERAPIA”, e com Eliana Moraes apresentei um recorte de nossa pesquisa sobre Surrealismo e Arteterapia com a apresentação: “USO DAS IMAGENS ONÍRICAS SURREALISTAS NA PRATICA DA ARTETERAPIA”. Também participaram desta mesa, Fatima Carnaval e Christianne Aguiar apresentando “ARTETERAPIA, O POÉTICO CAMINHO PARA OS ARCANOS MAIORES DO TARÔ E O AUTO DESCOBRIMENTO.”

Pintura a Metro na exposição da Casa das Palmeiras, 
na Capela da Universidade Veiga de Almeida.

O congresso fez homenagem a NISE DA SILVEIRA, realizando uma exposição do MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE, no dia 22 e da CASA DAS PALMEIRAS com apresentação do projeto PINTURA A METRO com vídeo e oficina, dia 23. Palestras com representantes das duas instituições, Lula Mello, Gladys Schincariol, Maddi Damião Junior, Jean Pierre Hargreaves e Martha Pires, que compartilharam com o público histórias sobre a obra e a convivência com Nise. Dr. Jean Pierre Hargreaves, atual vice-presidente da Casa das Palmeiras, apresentou a palestra “CRIAÇÃO E ESQUIZOFRENIA, CONTRIBUIÇÕES DA DRA. NISE DA SILVEIRA”.
Mini-curso Arteterapia: História da Arte, Tipos e Paradigmas.

No domingo, ao lado de Denise Nagen, Elizabeth Cotta Mello e Gloria Camacho, realizamos o mini-curso ARTETERAPIA: HISTÓRIA DA ARTE, TIPOS E PARADIGMAS. 

Fico particularmente feliz por perceber a presença da Arte e da História da Arte na programação do evento, tema que ganhou um painel coletivo, criado por Elizabeth Cotta Mello e Roberta Nicoll, “LINHA DA VIDA DA HISTÓRIA DA ARTE”, com imagens da história da arte para serem coloridas, completadas e transformadas ao longo do congresso.

Participando de mini-cursos, palestras e mesas e na riqueza da troca entre participantes do eventos pude perceber o interesse pela história da arte, pela imagem e pelo processo criativo espontâneo, talvez impulsionado pela presença das ideias de Nise e pela oportunidade de vivenciar no congresso um processo de criação coletiva e espontânea, a experiência com a “pintura a metro”, projeto idealizado e coordenado por Fernando Hargreaves na Casa das Palmeiras, 2014, inspirado nos movimentos Dadaísta e Surrealista.

Continuando nossas discussões e pesquisas sobre o processo criativo na arte e o processo arteterapêutico, na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, o blog não-palavra realiza palestra: A IMAGEM E O ATO CRIATIVO com Maria Crsitina de Resende.

Aos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a aplicabilidade dos movimentos de arte Dadaísmo e Surrealismo na Arteterapia, as inscrições para o curso estão abertas até dia 28 de maio.


Ciclo de palestras Pensando a Arteterapia -  01/06/15 às 18h
A imagem e o ato criativo com Maria Cristina de Resende. 
Inscrições antecipadas: naopalavra@gmail.com

Curso: Dadá e Surrealismo na prática da Arteterapia, 
com Eliana Moraes e Flávia Hargreaves.
Inscrições até 28/05: naopalavra@gmail.com

contato:  naopalavra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário