segunda-feira, 18 de maio de 2015

O MANEJO DO FENÔMENO DA PROJEÇÃO NA CLÍNICA DA ARTETERAPIA (Parte I)


Por Eliana Moraes


Em dezembro de 2014, pude registrar aqui no blog “Não Palavra” o fechamento das discussões daquele ano do grupo de estudos “A Prática da Arteterapia” no texto “Pensando a Arteterapia” (convido à leitura) ao qual retomo a discussão:

como é importante que o arteterapeuta esteja atento e se instrumente teoricamente sobre os fenômenos da relação paciente-terapeuta: a transferência e a contratransferência e seus manejos. Que mesmo a arteterapia tendo como especificidade utilizar das técnicas expressivas como base, a relação paciente/cliente e terapeuta se manifesta de forma imperativa. E se o arteterapeuta não estiver instrumentalizado para manejá-la em paralelo com as técnicas expressivas, não estará alcançando seu trabalho como terapeuta de forma plena.
Nossas discussões avançaram para o conceito de projeção, fenômeno que nos acontece a cada instante em nossos “encontros” interpessoais e outros estímulos, conceituado por Jung:
A projeção é um processo inconsciente automático, através do qual um conteúdo inconsciente para o sujeito é transferido para um objeto, fazendo com que este conteúdo pareça pertencer ao objeto. (JUNG)
... o sujeito desprende de si um conteúdo – um sentimento, por exemplo – e fixa-o num objeto, animando este (...) e atraindo-o para a esfera subjetiva. (JUNG)
Fazendo um recorte deste fenômeno para a clínica, voltamos o olhar para a projeção de um sujeito (o paciente) à outro ser humano  (o terapeuta), e assim é denominado o fenômeno da transferência. A outra via deste fenômeno, do terapeuta ao paciente, contratransferência.

Entretanto, uma especificidade da técnica da arteterapia se dá pela introdução de um terceiro elemento nesta relação: o "objeto" (em um sentido amplo: o material, a técnica expressiva, a expressão artística), ao qual divide com o terapeuta o fenômeno da projeção. Nas palavras de Cláudia Brasil:

Na relação terapêutica estabelecida em consultório, em que apenas duas pessoas se encontram, as projeções e a transferência são experimentadas de forma direta à pessoa, sem intermediações. Por isso, o uso de materiais plásticos e de recursos técnicos criativos promove o deslocamento da transferência entre duas pessoas e passa a ser uma tríade, na qual o terceiro elemento é o material utilizado. Assim, os complexos ativados são projetados para além do terapeuta, nos materiais. Nessa perspectiva, tanto o terapeuta quanto o cliente podem observar o produto final e a energia do complexo pulsando nas cores e formas. (BRASIL, 2013)

A tríade “paciente – terapeuta – objeto” é a experiência cotidiana do arteterapeuta e acredito ser imperativo o reconhecimento, o estudo e a instrumentalização do profissional de arteterapia para o manejo deste fenômeno. Pois o processo terapêutico se dá justamente no manejo da transferência pelo arteterapeuta; que, em uma mão terá a projeção para um outro ser humano (o próprio terapeuta) e em paralelo na outra mão a projeção para um objeto. Simultaneamente.

Esta tríade é o pilar da técnica da arteterapia e é sua especificidade dentre as técnicas terapêuticas. A terapia ocupacional é um campo de saber que já faz referência e teoriza sobre o manejo da tríade, porém com um outro fim.  Como campo de saber e técnica com fim terapêutico, a arteterapia carece de pesquisa e embasamentos teóricos que nos instrumentalizem em nossa atuação como profissionais.
 
Em um próximo texto daremos seguimento ao compartilhar desta jornada de estudos na busca de embasamentos teóricos para o manejo do fenômeno da transferência especificamente na técnica e  prática da arteterapia.  

BRASIL, Claudia. Cores, Formas e Expressão. Emoção de lidar e Arteterapia na Clínica Junguiana. Rio de Janeiro, Editora Wak, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário