segunda-feira, 4 de maio de 2015

DADÁ E SURREALISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ARTETERAPIA

Por Eliana Moraes e Flávia Hargreaves

Exercício de desenho automático realiazdo em palestra 
sobre Dadaísmo e Surrealismo no Clube da Arte em 2014.
Com frequência, o Dadaísmo é considerado um precursor do Surrealismo. Na verdade, a situação é descrita com maior precisão por Breton, segundo ele tais movimentos foram “como duas ondas quebrando uma na outra”. (BRADLEY, Fiona)
Segundo Antonin Artaud, o Surrealismo não é um estilo. É um grito da mente que se volta para si mesma.
“O Surrealismo consiste no cultivo e na prática de comunicar o inconsciente utilizando-se da escrita, da pintura, da escultura e de outros meios.” Edward W. Titus. Editor da revista The Quarter. Inglaterra.1932. (BRADLEY, Fiona)
O Dadaísmo foi um movimento artístico criado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, que se reuniam no Cabaret Voltaire, Zurique (1916) durante a Primeira Guerra Mundial (1914/1918).

Já o Surrealismo foi um movimento artístico e literário criado em 1924 por Andre Breton (poeta e psiquiatra) em Paris, em pleno período entre-guerras (1919/1939). Atraiu artistas anteriormente ligados ao dadaísmo e ganhou dimensão mundial. Este movimento é fortemente influenciado pela psicanálise e pelo conceito de inconsciente proposto por Freud.  

Estes dois movimentos, são radicais em sua ruptura com a forma tradicional de se pensar a arte e a vida. Por um lado, o Dadá propõe o caos como fonte e o acaso como processo, além de romper com as categorias de arte. Sua influência se mantêm viva na expressão contemporânea. O Surrealismo, por outro lado, vai substituir o caos pelo insconsciente e buscar inspiração na psicanálise para desenvolver seu processo criativo. Recuperando o sonho e a imaginação na arte. Pode se dizer que depois da experiência do século XX, para a qual contribuem outros movimentos de ruptura, a arte nunca mais voltaria a ser a mesma.

Iniciamos nossos estudos sobre o tema em 2013 e desde então nos debruçamos sobre suas riquezas. Aplicamos esta pesquisa em nossa prática como arteterapeutas e percebemos que as técnicas desenvolvidas por estes artistas são amplamente aplicáveis no setting arteterapêutico. E, apaixonadas por este trabalho decidimos compartilhá-lo no curso “Dada e Surrealismo na prática da Arteterapia” inserido em nosso projeto “Arteterapia: História da Arte para quê?”, que se iniciará no próximo dia 08 de maio de 2015.

Neste curso iremos dialogar com estes dois movimentos da História da Arte, entrando em contato com artistas de referência e suas obras e, mais importante, suas reflexões e processos criativos propostos com o objetivo de desconstrução das regras e acesso ao inconsciente, promovendo uma intensa interlocução entre a psicologia e a arte. Ao longo do curso experimentaremos suas técnicas e refletiremos sobre suas aplicabilidades na clinica da arteterapia através da apresentação de casos clínicos.

Aqueles que se interessarem em nos acompanhar nesta instigante jornada serão muito bem vindos!

ARTETERAPIA, DADÁ E SURREALISMO NO CLUBE DA ARTE LUCIANA MACHADO EM MAIO
Maiores informações sobre o curso: luciana.arteterapia@gmail.com

Curso:
Arteterapia: História da Arte para quê?
Módulo: Dadaísmo e Surrealismo na pratica da Arteterapia.
Com Eliana Moraes e Flávia Hargreaves
Local: Espaço Terapêutico Luciana Machado
Tijuca - Rio de Janeiro
(próximo ao metrô Saens Peña)

Informações e Inscrições: luciana.arteterapia@gmail.com
21 9 8893 8335

De 15 de maio a 17 de julho.
Sexta - das 14:30h às 17:30h
8 encontros:
15 e 29 de maio | 12, 19 e 26 de junho | 3, 10 e 17 de julho
Carga horária: 24 horas
Certificado de participação na conclusão do curso.

https://www.facebook.com/events/1624996971052441/

contato: naopalavra@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário