segunda-feira, 30 de março de 2015

ARTETERAPIA E TERCEIRA IDADE

SONETO DE ANIVERSÁRIO
Vinícius de Moraes
Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.


Por Eliana Moraes



No ano de 2015 estou me dedicando à pós graduação em Gerontologia e a Saúde do Idoso, motivada por meu trabalho na UIP, núcleo de atenção aos pacientes idosos do Hospital Adventista Silvestre - RJ. Fui contratada pela UIP em 2011 como psicóloga e aos poucos fui introduzindo meu trabalho como arteterapeuta em atendimentos individuais, mais a frente em dois grupos terapêuticos e recentemente incluindo técnicas da arteterapia na oficina de estimulação cognitiva.

Minha prática me mostra que a arteterapia tem um extraordinário potencial com o público idoso mas percebo que infelizmente nós ainda não nos instrumentalizamos teoricamente e tecnicamente como profissão para sermos vistos como parte de uma equipe de saúde para a terceira idade. Além disto, pouco pesquisamos e escrevemos sobre este estudo e prática. Por esta reflexão, me propus a elaborar a monografia deste curso com o tema: “Os benefícios psicológicos e cognitivos que a  técnica da arteterapia proporciona ao publico idoso”. E ao longo do ano compartilharei com os amigos do blog “Não Palavra” algumas pinceladas sobre o meu dia a dia nesta jornada.

Dando início a este compartilhar, no ciclo de palestras que o “Não Palavra” promoverá todas as primeiras segundas feiras de cada mês, no próximo dia 06 de abril apresentarei a palestra “Arteterapia e Terceira Idade: aspectos psicológicos e cognitivos” onde colocarei minhas percepções sobre pontos fundamentais que um arteterapeuta precisa conhecer ao trabalhar com o público idoso.

O olhar para o idoso como um ser humano biopsicossocial, os aspectos emocionais e cognitivos no acompanhamento do envelhecimento, os benefícios da arteterapia e o papel do arteterapeuta no trabalho com este público, são alguns dos temas à serem discutidos neste dia. O convite estende-se aos arteterapeutas, curiosos e profissionais que atuam ou desejam atuar com a terceira idade.

contato: naopalavra@gmail.com

3 comentários: