quarta-feira, 6 de março de 2013

EM SILÊNCIO


            Por vezes recebo no consultório um perfil de paciente que me intriga. Em geral são pessoas assíduas, pontuais, corretas com o pagamento, enfim profundamente comprometidas com sua terapia. E reconhecem em si uma angústia, uma dor, uma demanda. Porém, ao se sentarem à minha frente e ao tentarem me responder como estão, somente dizem: “Bem...” (Silêncio).
            Não estou falando de pessoas desinteressadas, desenlaçadas, sem noção do que fazem ali. Falo de pessoas que têm um sofrimento, o reconhecem, querem trabalhá-lo - afinal saem de suas casas, se deslocam para o consultório, investem seu tempo e seu dinheiro para estarem ali... mas as palavras simplesmente faltam ao falar dele.
            Como arteterapeuta, eu acredito que o paciente pode encontrar outras maneiras de falar de si quando, pelo menos a princípio, a linguagem verbal está bloqueada. Técnicas projetivas, em que o paciente trabalha em cima de uma imagem, uma história, uma música, falando de algo que aparentemente está fora e ele está observando, invariavelmente está colocando um pouco de si ali e então encontra uma brecha para começar a se falar. Ou então as técnicas expressivas em que o paciente criando, pintando, desenhando, modelando, está sem dúvida falando sobre seus sentimentos e sensações.
            Outro dia recebi no consultório uma paciente bastante grave, encaminhada para arteterapia, pois “já tinha tentado todas as abordagens possíveis e não queria mais falar nada pois não fazia sentido nenhum ficar falando”. E sim, a primeira fala que ouvi da paciente foi: “eu não quero falar nada”. Pois bem. Apenas espalhei várias imagens de revista sobre a mesa e pedi que ela escolhesse uma para que se trabalhasse em cima dela. A imagem que a paciente escolheu era uma folha grande, com várias fotos pequenas de mãos. Quando vi mais de perto, cada foto das mãos representava uma letra do alfabeto na linguagem de sinais. Pensei: O que é a linguagem em libras? É quando alguém que é impossibilitado de falar com a voz, mas que pelo desejo de se comunicar, procura outras formas de falar, com o auxílio das mãos.
            Ok. Entendi o recado. A paciente me falou muitíssimo sobre si sem usar uma única palavra.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário