segunda-feira, 17 de julho de 2023

ARTETERAPIA E LUTO DE PET: UM RELATO DA ELABORAÇÃO SIMBÓLICA DA DOR PELA MORTE DE PET – PARTE 2



Por Paula Ribas Carlino - SP

@paularibascomunica

www.nametadedolivro.blogspot.com 

A Dra. Nise da Silveira e os pets coterapeutas

“Quando se escreve sobre gatos, é vulgar começar pela referência de sua capacidade de exterminar roedores. Entretanto, na sua faixa de possibilidades para estudos mais profundos é de uma complexidade desafiadora”. Assim começa o livro da Dra. Nise da Silveira, sobre os gatos e cachorros coterapeutas. Ao ler o livro “Emoção de lidar”, me dei conta do que significava o trabalho dos animais na construção e na reconstrução da saúde mental. 

Desta forma, dou continuidade na reflexão sobre a importância dos pets na vida e no cotidiano, bem como, os vínculos e as relações que estabelecemos. Lidar com a dor do luto requer cuidados e, por necessidade, escolhi ritualizar e criar a partir dessa experiência dura de atravessar.

Pelos conhecimentos em Arteterapia e pela luz que a Dra. Nise da Silveira nos revelou por meio dos seus trabalhos em prol da saúde mental, em tempos tão nefastos, no Brasil, hoje compreendo que a Tulasi foi uma coterapeuta. 

Era bem mais que um pet, era um ser trabalhando na minha construção e na minha firmeza como terapeuta, pois ela me acompanhou em toda a transição e mudança que eu precisei passar para deixar nascer a Arteterapeuta e Terapeuta em mim. Da jornalista para a Arteterapeuta. Pois, eu já tinha qualidades humanas que apontavam esse lugar, desenvolvidos como jornalista e professora. Mas, também venho de uma família de pessoas que cuidam e cuidaram, apesar dos desafios que implica. Fui educada num ambiente com predisposição para o cuidar. Essa linhagem vem da minha avó Alzira, passa pela minha mãe, Maria José, e pelo meu pai, Carlos Alberto, na qual aqui e agora honro suas vidas, trajetórias, biografias e o fazer amoroso nesse planeta Terra. 

Ritualização para minimizar a dor e o sofrimento 

Conscientemente fui lidando com a dor e ritualizando cada momento significativo. Vale falar que todos os processos aqui mencionados aconteceram de modo natural, sem script, apenas sentindo o coração e deixando a minha intuição guiar, bem como, durante o meu autocuidado no meu tempo de terapia pessoal. Fui me cuidando e me acolhendo em cada momento da fase mais dura que foram os primeiros 30 dias. 

Apresento aqui os rituais que me ajudaram: cantar, rezar no mar, fazer uma mandala, montar um jardim, fazer uma tatuagem e a materializei por meio de um desenho. Todos esses recursos foram mais compreendidos por mim durante a minha formação como Arteterapeuta. Parte dessa cura pessoal aconteceu no meu autocuidado, na qual uso irrestritamente o que aprendi em Arteterapia, bem como, ao ser cuidada por outros terapeutas. Os banhos de ervas, uso de chás, os florais, o reiki, entre outros suportes energéticos também foram utilizados.

Certamente passar por esse momento tão difícil sendo Arteterapeuta fez muita diferença. Ter recursos internos minimizou os impactos e o sofrimento. Pude me apoiar com mais estrutura no meu autocuidado. Cantar, dançar, rezar, desenhar, fazer mandalas, marcar na minha pele essa história tão significativa, aliviou meu sofrimento e trouxe à consciência nossa relação tão auspiciosa.  

Cantar o nome “Tulasi”, de corpo presente 

O som musical tem acesso direto à alma. E aí encontra, porque o homem tem ‘a música em si mesmo’, um eco imediato.” Kandinsky

O nome Tulasi é o significado de uma deusa Hindu, cuja força é o Amor a Krishna. Ela está representada na forma de um manjericão sagrado, na qual Krishna só se alimenta da comida que tinha uma folha de Tulasi. Quando minha parceira sugeriu esse nome achei auspicioso várias vezes ao dia pronunciar e chamar o nome do Amor. 

 “Quem canta seus males espanta” diz o ditado popular, isso funciona. Cantar me ajudou muito, foi a primeira expressão para homenageá-la e aliviar a dor cortante.

Assim que fui avisada da morte dela, pela clínica que ela estava internada, o primeiro desafio foi vê-la sem vida. Fui até a clínica tremendo inteira com medo de enfrentar esse momento: vê-la sem vida! Ver seu corpo inerte. Eu sempre o via com tanta vida e brincalhão. Ela estava numa sala reservada, respirei e entrei.  Nesse momento, fiquei na frente dela, olhei no seu olho e na hora senti que ela não estava mais no corpinho. Comecei a conversar com ela e agradecê-la por tudo e por tanto. Tudo o que vivemos juntas e que eu a amava profundamente.   

Foi então que cantei seu nome por meio de Krishna, o amor da Deusa Tulasi, e também cantei e recitei a oração de São Francisco de Assis, para recebê-la com amor, alívio e paz. Pedi à Luz que a conduzisse em caminhos prósperos e sábios. Peguei suas patinhas, acariciei todo seu corpinho, me lembrei como era bom brincar e beijá-la. Dei o último beijo, fiz um carinho bom e me despedi.  Em seguida, fui para o mar, simbolicamente devolvê-la para a Grande Mãe, que me confiou para cuidar e amar Tulasi.  

Entregar simbolicamente a Tulasi para a Mãe Divina, nossa casa primordial, no Mar 

“Tem mais presença em mim o que me falta” - Manoel de Barros 

 


Devolvendo Tulasi para a Mãe Divina e todo o amor que me foi confiado. Foto: arquivo pessoal

Comprei sete rosas de cor rosa e brancas, pois simbolizavam os sete anos que a Tulasi ficou comigo. Entrei no mar, vestida de branco e rezei para todas as mães agradecendo por terem me confiado esse cuidado e esse amor.  

Apertei as rosas no meu peito, estavam especialmente perfumadas e belas, agradeci no mais profundo em mim e fui beijando até que entreguei a Tulasi para o mar.  Em seguida, em voz alta, entreguei a Tulasi para a Mãe Divina agradeci muito por ter vivido esse amor especial, dizendo: “Obrigada Tulasi, meu amor”. 

 A primeira noite sem a Tulasi


A dor da primeira noite sem ela dormindo comigo foi muito difícil de atravessar, bem como, encarar o primeiro amanhecer sem ela. Quase sempre era ela que me despertava todas as manhãs. Eu a colocava no puff e a deixava tomar sol, todos os dias. Naquela manhã vazia, pela primeira vez sem ela fiz o mesmo movimento de colocar o puff vazio no sol. 

Foi quando o sol me inspirou como nunca e, então, fiz uma mandala especialmente para ela, assim, nasceu a mandala “Meu Sol” (foto ao lado: arquivo pessoal). 

Desenhei o sol para uma noite muito escura que vivi e para que ela sempre tivesse o sol, o calor e o aconchego onde quer que esteja.  

Ressignificar o local do acidente

O local onde aconteceu a passagem dela virou um jardim. Fiz uma mandala com os diversos vasos de flores, muitas plantas e ervas aromáticas. Espalhei flores, óleo essencial, acendo incenso e fiz (faço) orações no local. Foi feito um floral para ela, que também espalhei e ofereci à ela. 

Tatuagem em homenagem à Tulasi 

A tatuagem é uma expressão tão antiga quanto os humanos. Na história os corpos com imagens permanentes foram encontrados há 2.000 anos A.C. No Egito Antigo vestígio nas tumbas, nos Alpes vestígios de corpos intactos encontrados nas geleiras, Polinésia, Japão, Índia, África, Nova Zelândia, entre outros países e culturas fazem da tatuagem uma expressão. Cicatrizes no corpo sugerem rituais religiosos, tratamento medicinal ou registros importantes para preservar devido ao deslocamento dos povos ancestrais. 

A ideia de fazer uma tatuagem veio de um sentimento de querer estar com ela sempre perto de mim. Sempre achei bonito, mas não tinha encontrado um bom motivo para encarar o desafio da primeira tatuagem. E foi muito natural esse movimento em fazer um registro permanente da nossa história de amor, na minha pele. Eu tinha consciência que é uma arte permanente, por isso escolhi um traço delicado e a mensagem em si. A imagem é a Tulasi tocando o meu coração, com as palavras: “Tulasi, Amor” 


(Importante:
vale ressaltar que, com este relato, não há estímulo para fazer tatuagens ou marcar o próprio corpo. Esse processo foi individual e fez muito sentido para a elaboração de um luto pessoal. Aqui não existe um aconselhamento para que se faça o mesmo processo).

 

Tulasi em Arte: desenho da Tulasi 


Esse desenho aconteceu dentro do meu processo terapêutico, no final dos 30 dias lidando com a falta da Tulasi. Fiquei muito feliz em conseguir olhar para dentro de mim, senti-la, apesar da dor e do sofrimento ainda muito latente. Transformei a dor em arte e beleza. Estar com ela novamente foi muito especial, e o texto que veio na hora foi:  Reviver você, Tulasi. Hoje faz 30 dias da sua passagem, consegui te trazer pela criatividade e pelo meu coração, que é onde você mora em mim. Foi tão gostoso te sentir novamente, filinha minha. Te criar, te materializar é te deixar pertinho novamente. Mostrar sua beleza e seu Amor. Não te esqueço Tulasi. Por aqui lido com a falta que você me faz. Te Amo todos os dias, Tulasi. Não te esqueço. Que você sempre receba luz, conforto, paz, amor e que possa sempre brincar, pular, comer, dormir como você sempre gostava de fazer. Você sempre foi carinhosa e companheira. Te amo, filha amada”.

 

Conclusão



Compartilhar essa experiência é bem gratificante, bem como, poder dividir o quanto a Arteterapia e muitos Arteterapeutas me ajudaram a atravessar essa dor e esse sofrimento. Validar o luto pet como a passagem dos ciclos da vida, me faz ter certeza que não estávamos vivendo em vão. Há um mundo de emoções e curas que podem e devem acontecer na história de cada pessoa. Cabe a quem vive dar esse passo, fazer o seu trabalho e trazer o relato, pois há caminhos para que a dor e o “luto não reconhecido” encontre o seu lugar, o seu amparo e a sua cura.

Como Arteterapeuta, fica claro que os vínculos e o amor não têm jeito certo ou jeito errado de serem vivenciados. O que existe é o respeito às experiências que vivemos, para assim, nos humanizar cada vez mais nas nossas relações afetivas, de modo saudável. O amor dos nossos pets é tão puro que há muito o que aprender com eles. Um amor tão especial que vale a pena estar com eles durante a vida e na sua passagem também. Com gratidão, dignidade e amor digo: “Eu Te Amo para sempre, Tulasi, filhinha amada. Para sempre!

 

Bibliografia

Livro

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Ed. Saraiva. 1996.

CASELLATO, Gabriela. Os lutos de uma pandemia. In: ______. (org.). Luto por perdas não legitimadas na atualidade. São Paulo. Ed. Record, 2015, pág. 10.

 MILLIE, Jacobs. Livro eBook. Portugal. Ed: ASA, 2022, pág. 9

PHILIPPINI, Ângela. Para Entender ArteTerapia: Cartografias da Coragem. 4. ed. - Rio de. Janeiro: Wak, 2008, pa. 17

SILVEIRA, Nise. Gato, emoção de lidar. Rio de Janeiro. Leo Christiano Editorial. 1998, pag. 30

___________________________________________________________________________

Sobre a autora: Paula Ribas Carlino



 Formação: Arteterapeuta e Jornalista

Área de Atuação: Arteterapeuta especializada em comunicação e expressão, seja na produção de texto, conteúdo em rede social, vídeo, criação de site ou livro autoral/biográfico/autobiográfico. Atua também em trabalho direcionado para mulheres, especializada no estudo do livro: “Mulheres que correm com lobos”, da autora Clarissa Pinkola Estes, entre outros estudos do feminino. Tem a literatura, os livros, as histórias, os contos de fadas e a mitologia como aliados no processo de autoconhecimento e expansão de consciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário