segunda-feira, 29 de maio de 2023

A POTENCIA DA ARTETERAPIA NO AMBIENTE CORPORATIVO


Por Milena Medeiros - Volta Redonda - RJ
milolmedeiros@gmail.com

        Podemos encontrar caminhos para viver a nossa melhor versão, experimentando novas formas de comportamento através do sentir. Para isso REFLEXÃO + AÇÃO são indispensáveis para que experenciemos a POTÊNCIA DA VIDA NA PRÁTICA DE SI. Também chamados de soft Skills, o conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano - aprendizados subjetivos e desafiadores de serem analisados, como o pensamento crítico, a positividade e a capacidade de tomada de decisão. Um caminho de inúmeras possibilidades na promoção de mais autonomia psíquica e consciência sobre a nossa maneira de existir, sobre as nossas relações internas e externas e, consequentemente, sobre nós e o Todo, inclusive em ambiente corporativo. 

... ISSO É SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL e como um conjunto de indivíduos que formam uma equipe se movimenta na tarefa de estar a serviço junto aos resultados positivos que se pode alcançar dentro de uma empresa.

 


        Uma experiencia inovadora no ambiente e nas relações de trabalho em uma pequena, média ou grande empresa, instrumentalizada por estratégias vivenciais e com o foco no potencial criativo humano. Esse, que atuará como estímulo gerador comportamental alinhado à cultura organizacional da corporação.

 

Precisamos lembrar de uma coisa obvia, que, no entanto, nunca é demais reafirmar: personalidades diferentes têm estilos criativos diferentes. Não existe uma única ideia de criatividade capaz de descrevê-la na sua totalidade. Portanto, como em qualquer outro relacionamento, quando colaboramos com outros construímos um ser maior, uma criatividade mais versátil. (NACHMANOVITCH, 1993, P.92) 

O AMBIENTE CORPORATIVO E A ARTETERAPIA formam um terreno fértil e de recursos criativos para o desenvolvimento de novas formas de ação. Trata-se de um espaço para a aplicabilidade profissional com a tarefa de facilitar o diálogo entre o inconsciente e o consciente com a especificidade de fazer emergir impeditivos pessoais que atravessam e afetam a produtividade profissional.

 

(...)ultrapassando também os limites do campo restrito de uma consultoria empresarial primordialmente objetiva que engloba toda a vida e reconhece que as empresas e a nossa profissão permanecem incorporadas amplamente em nossas realizações de vida, servindo e obedecendo a elas (HELINGER, 2010, p. 7). 

 O foco é na tarefa e na demanda laboral específica. Tratando-se, portanto, de um projeto personalizado, de planejamento estruturado e de foco temático e comportamental com o intuito de gerar potência na equipe/individuo, independente do cargo ou da função exercida.  As Estratégias Criativas corporativas também chamadas de Arteterapia nas Empresas é um recurso extremamente eficaz, uma vez que evidencia a saúde mental e o comportamento do colaborador/equipe numa crescente força positiva.  Por meio de atividades criativas que favorecem a autoexpressão o objetivo é o de oferecer soluções estimulando o colaborador/grupo nos níveis emocional, racional e corporal. Uma tríade potente de desenvolvimento de habilidades pessoais, embasada pela neurociência: as atividades ligadas a estratégias criativas inibem os hormônios do estresse abrindo espaço para a dopamina, a serotonina e a ocitocina agirem no cérebro; assim, criatividade, colaboração, capacidade de adaptação a mudanças e cocriação estruturam-se internamente contribuindo para novas possibilidades no ambiente laboral. Dessa forma, continuar a “trocar o pneu com o carro andando”, máxima das empresas no mundo contemporâneo, torna -se mais seguro e produtivo. 

 ... MAS E SOBRE OS RESULTADOS PONTUAIS?

Dentro do cenário atual, as Organizações buscam a expansão através de novas intervenções de mercado. Um dos métodos de trabalho que se entrelaça com a   Arteterapia aplicada dentro das empresas segue conceitos de Mundo VUCA[1] (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), um acrônimo que demonstra características marcantes do momento que estamos vivenciando e mostra que as mudanças disruptivas pelas quais passamos traz grandes desafios pessoais. Desafios esses que se seguirão nos pilares primordiais da vida, como no caso o profissional. Uma Empresa funciona como um Organismo Vivo – em que as partes se movimentam numa relação em que criar resultados para todos é o objetivo. A tarefa está na movimentação do “ganha-ganha-ganha-ganha”, ou seja, ganham a Empresa, o colaborador, o cliente e a comunidade. Com isso as estratégias criativas atuam no grupo/indivíduo, na organização de conteúdos internos transformando o que está em desalinho em recursos. Isso é o “VER ALÉM”, ou seja, encontrar a força do indivíduo/grupo para a real construção da tarefa prática a ser exercida dentro da


Empresa.  Porém, não basta apenas introduzir conceitos e é por meio da prática com a materialidade expressiva que temos a oportunidade de dar forma e estruturar tais conceitos; pois assim experenciamos a estratégia. Esse ato se chama “agir criativo”! Responsável por tirar o indivíduo da apatia, do desanimo e de outros muitos processos psíquicos que acompanham a rotina de vida dele. Sentir-se pertencente ao universo que o aguarda em sua vida profissional diária, com toda a complexidade que ele exige para sim, cocriar, “vestir a camisa” e trabalhar em prol de resultados. Intensão arteterapêutica e profissionalismo para o fortalecimento da identidade profissional.
 

BENEFÍCIOS QUE A ARTETERAPIA COLABORA PARA A SAUDE MENTAL NAS EMPRESAS 

- Uma visão ampliada sobre a própria relação com a empresa e o pertencimento, sua hierarquia, sua cultura organizacional e o e o que ela representa para si e para o Todo.

- Fortalecimento da Identidade profissional (força interna), já que o trabalho atua no campo objetivo sobre os variados papéis que o colaborador exerce na vida prática (pessoal e profissional).

- Desenvolvimento do potencial pessoal e da criatividade, promovendo indivíduos/equipes de visão e ação mais colaborativas e integradas.

- Profissionais mais motivados e bem dispostos formando um ambiente sadio e inovador, reconhecendo o seu lugar, o do outro e o da empresa.

- Desenvoltura na comunicação Interna, uma vez que as técnicas apoiam novas formas de expressões sensoriais e autoconhecimento.

- Desenvolvimento da autoestima, pois o indivíduo descobrindo seus potenciais e habilidades adormecidas sente-se mais seguro e pertencido ao meio em que vive.

- Oportunidade de dar forma aos sentimentos e sensações com foco na intuição e criatividade liberando a rigidez interna que tanto contribui para o adoecimento emocional.

- Canalização e direcionamento da energia para o essencial nas tarefas de rotina.

- Diminuição do estresse e da ansiedade, como um dos grandes benefícios

RELATOS DE COLABORADORES E GESTORES DE EMPRESAS EM SEUS DIVERSOS SETORES SOBRE A ARTETERAPIA APLICADA NAS MODALIDADES PRESENCIAL CONTINUADA/BREVE E ONLINE.

MÉDIA EMPRESA: Administrativo, Financeiro e Logística;

PEQUENA EMPRESA: Vendas, gestão de vendas, RH e financeiro;

GRANDE EMPRESA: Gestão e Consultoria externa de RH.



S.T.: “(...)estou mais observador e pensativo. Sempre fui muito impulsivo. Do jeito que vinha eu soltava e agora, até nas reuniões, falo muito menos. Isso é muito bom! A gente vai se policiando.”


C.S.: “Estou me posicionando mais. O que é confortável para mim”. (Emocionou- se). Às
vezes a gente se posiciona pelo outro e não recebe de volta aquilo que esperava. O problema nosso está aí, a gente cria expectativa. A saída depende da gente e não do
outro. E isso faz diferença no dia a dia, aqui no trabalho.”
Obs. Durante o processo ela
realizou a compra de um apartamento (desejo de anos e não realizado por medo);


V.A: “Aqui é um momento para pensar, é um start que continua no dia e no decorrer da semana. Junto com a Arteterapia também estava num processo que me ajudou muito a
entender o outro. Passei a olhar então a vida com menos julgamento. Essa é a verdade! Eu tinha uma opinião, e a opinião contrária à minha eu já julgava. Até mesmo por ter mais um pouco de conhecimento e tal, hoje eu sugiro algo e se a pessoa quiser fazer
diferente eu já me sinto confortável. Agora deixa acontecer, se deu certo ok! Caso não, tento descobrir outra forma. Com isso olho menos para os problemas.”


L.A.C.: “Sentir as coisas mais leves. Como a gente encara o que está acontecendo? Como eu tô agindo diante disso? Baixa de estresse porque a gente faz diferente de antes.”


Y.C.: “Nós mudamos! O que a gente recebia, talvez mentalmente, de cara feia, hoje em dia a gente recebe bem. Quem não fez? As pessoas dizem que é besteira. Pra quem tá de fora é corte e colagem só que a pessoa não sabe o que causa o corte e a colagem! Igual a caixa. É uma caixa e a pessoa não sabe
o que trouxe, o que me fez curar, sabe? Então são emoções que só quem
participa sabe.”

 

FM: “Impressionou-me a forma sobre como a visão se amplia quando, de fato, o outro é tocado por uma imagem. Cada um dos participantes se identificou com uma imagem e ressaltando temas diferenciados”.



[1] O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity e foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria e vem sendo utilizado desde então por empresas, organizações, governos e instituições de ensino para descrever de maneira geral diferentes cenários desafiadores e complexos.


REFERÊNCIAS

NACHMANOVITCH, S. Ser Criativo, O Poder da Improvisação na Vida e na Arte, 3.ed. São Paulo:Summus, 1993

HELINGER, B.  Leis Sistêmicas na Assessoria Empresarial. 1.ed. Minas Gerais: Atman, 2010

______________________________________________________________________

Sobre a autora: Milena Medeiros

 


Arteterapeuta AARJ1122

Atendimento em Arteterapia Clínica na modalidade Online e Presencial - perfil adulto

Coordenadora do Projeto de Atendimento Social em Arte terapia Online – “Não Palavra”

Com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Negócios no mercado Corporativo, hoje atuo com a Arteterapia nas empresas.

Facilitadora de Pós Graduação latu sensu em Constelação Familiar Sistêmica- MÓDULO EMPRESARIAL - SC Faculdades Ibrate

Pós Graduada em Arte terapia base Junguiana – Clínica Pomar

Practicioner em PNL Programação Neuro Linguística pelo Instituto Espaço Ser/SC;

Certificada pela UNAT-Brasil - 101 Introdutório Oficial de Análise Transacional. Abordagem psicológica de Erick Berne que trata de maneira prática e compreensível os aspectos mais importantes da personalidade e das relações entre as pessoas;

Certificada em Visão Sistêmica Organizacional - Systemic Team Awareness - Mundo VUCA (Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade); Metaforum Internacional SP

Certificada - Visão Sistêmica com base Psicoterapêutica de Bert Hellinger;

 

Graduada em Gestão de PMES - Universidade Metodista de SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário