segunda-feira, 22 de agosto de 2022

TÔ VIVO!

 


Por Claudia Maria Orfei Abe - São Paulo/SP

Instagram: @claudia_abe_

 

“A Morte” – Este tema é confortável para você? Por que será que muitas pessoas o evitam, temem ou morrem de medo? Você teria coragem de abordar esse tema em uma sessão arteterapêutica junto ao seu cliente? Estaria preparado para o que poderia surgir do seu cliente, em suas produções e falas?

Jung, quando fala da morte, mostra nela a beleza que, por vezes, não se consegue vislumbrar. Ele compara o medo que o jovem tem da vida com o mesmo sentimento que o idoso tem da morte, mas de uma forma inversa. Para ele, a morte na velhice, assim como a vida na juventude, é “uma meta, uma consumação”. (ANDRADE, 2017, p. 194)

E se você percebesse que seria a hora de lhe dar voz, de criar um espaço onde ele poderia se expressar, onde poderia colocar para fora suas emoções e até deixaria fluir aquilo que talvez o incomodasse, como você agiria?

Bem, eu percebi e assim agi.

O papel da Arteterapia é levar a esses idosos a possibilidade de expressarem as suas angústias e vivências, medos, perdas e alegrias. (COSTA, 2017, p.163)

Levou pouco mais de 50 anos para eu descobrir que meu pai trabalhou como servidor público, encarregado no setor de benefícios em casos de pensão por morte e auxílio funeral, antes de ser dentista. Foi por meio das atividades que fiz e faço com meu pai que ele me contou como trabalhava, com riqueza de detalhes. Falava que era muito organizado e tinha todas as orientações por escrito, numa folha de papel, para entregar ao familiar, no caso de falecimento do ente querido. Explicava como dar entrada na papelada para receber o auxílio funeral a que tinha direito por parte do servidor público falecido na ocasião. Como ele mesmo me contou, às vezes a viúva chegava, ele a cumprimentava, dava os pêsames enquanto ela chorava, explicava o procedimento, entregava o papel com as orientações e pedia para que se sentasse ali na sala e lesse cuidadosamente o que estava escrito para ver se não havia nenhuma dúvida antes de ir embora.

Esse é um dos motivos pelo qual ele assegura não ter problema em lidar com o assunto morte. Trata-a com naturalidade. Há anos ele já deixou separado o seu kimono (roupa tradicional japonesa) para o seu funeral. Seu desejo em ser cremado segue a tradição dos meus familiares de origem nipônica.

Voltando à nossa sessão arteterapêutica, desta vez eu trouxe como tema: O que eu quero e o que eu não quero ver (lembrando que meu pai ficou viúvo em 2017 e esta sessão ocorreu em 14/01/2019).

Entreguei-lhe uma folha branca A3 com o desenho de um círculo. Pedi para que ele dividisse o círculo em 2 partes (não utilizou régua), para ter campo para cada uma das reflexões citadas anteriormente. E canetinhas coloridas...escolheu a caneta preta para escrever.

“Eu não tenho resposta para isso”. – Me disse referindo-se que não conseguia preencher a parte do que queria ver.

No campo inferior, sobre o que não queria ver, descreveu os tipos de morte ocorridas e suas causas.

 


 Título: “O Destino de cada um” 

“Morte – Acidental: queda, atropelamento por veículos na rua e estradas, por doença degenerativa, vítima de roubo, por ser confundido com alguma pessoa que causou uma desgraça numa família, por falta de recurso monetário, plano de saúde, ou finalmente solidão, solidão”.

No caso dos idosos, há de se convir que a ocorrência de vicissitudes como morte de entes queridos ou contemporâneos com os quais havia ligações de amizade, ruptura definitiva com a capacidade produtiva, perda da autonomia econômica, separação familiar, dentre outras, são razões fortes para a quebra de vínculos com a sociedade. Impactos como os descritos e muitos outros de mesma natureza podem direcionar o velho a um isolamento, que trará além de dificuldades emocionais, doenças crônicas advindas da solidão e tristeza. (MACHADO, 2017, p.20)

Pai – “Põe aí: Por eu ter trabalhado diariamente em contato com familiares (dos falecidos), eu criei em mim uma certa indiferença; porque eu trabalhava diariamente com a morte, eu adquiri uma certa indiferença com esse assunto”.

Palavra de Encerramento da sessão: “Morte é o fim”.

Terminou a sessão dizendo: “Estou bem e não tenho medo da morte, não tenho medo de morrer. Tô bem”.

As transformações no campo biológico, que acarretamos em nossos organismos com o passar dos anos são muitas e inevitáveis. Algumas silenciosas, outras bem visíveis, mas todas, sem exceção, nos trazem a certeza da vulnerabilidade da vida, da mortalidade que nos bate à porta e, principalmente, da efemeridade dos momentos. Viver a vida com saúde, principalmente no que diz respeito ao lado psicológico e social, nos ajuda a retardar ou, quem sabe, até burlar, as regras da natureza; e, mesmo com a degeneração física proeminente, fazer com que o tempo passe por nós desgastando a matéria de tal forma que não atinja aquilo que guardamos na subjetividade da alma. (MACHADO, 2017, p, 20)

Batemos um papo após o término, para me certificar que ele estava saindo bem deste encontro.

É sabido que a Arteterapia favorece o contato com conteúdos emocionais inconscientes, ampliando as possibilidades de ressignificação de vivências e conteúdos internos, favorecendo a melhoria da qualidade de vida. (MONTIJO, 2017, p.129)

E assim, continuamos juntos nessa caminhada. Ele mantendo seu bom humor. Quando chego na casa dele e pergunto: “Pai, como você está?” – Ele me responde: “Tô vivo!” e dá um sorriso !!!

 

Nota 1: Alguns dos trabalhos do meu pai e da minha tia materna farão parte de uma exposição na UMAPAZ, Parque do Ibirapuera, São Paulo, no período de 5 a 16 setembro 2022 – “Mostra UMAPAZ: Exposição Yoshio Abe & Luciana Orfei: Arte na Melhor Idade”. (link abaixo).

Nota 2: UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Prefeitura do Município de São Paulo. Av. Quarto Centenário, 1268, Jardim Luzitânia, São Paulo.

 

Bibliografia:

ANDRADE, Raissa Guimarães de. Luto na maioridade. In: Criatividade e envelhecimento: ressignificação da vida. Celso Falaschi, Otília Rosângela Souza (orgs). Campinas (SP): Labour Editora, 2017.

COSTA, Maria Helena Ribeiro. Poesia na solidão do terceiro ato. In: Criatividade e envelhecimento: ressignificação da vida. Celso Falaschi, Otília Rosângela Souza (orgs). Campinas (SP): Labour Editora, 2017.

MACHADO, Edith Suely. Velhice e criatividade. In: Criatividade e envelhecimento: ressignificação da vida. Celso Falaschi, Otília Rosângela Souza (orgs). Campinas (SP): Labour Editora, 2017.

MONTIJO, Cristiane Alessandra. Registro fotográfico e ressignificação de histórias de vida. In: Criatividade e envelhecimento: ressignificação da vida. Celso Falaschi, Otília Rosângela Souza (orgs). Campinas (SP): Labour Editora, 2017.

Internet:

Mostra UMAPAZ: Exposição Yoshio Abe & Luciana Orfei: Arte na Melhor Idade:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/escola_municipal_de_jardinagem/programacao_mensal/index.php?p=332493 Acessada em 18/08/2022.

Sobre a UMAPAZ:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/sobre_a_umapaz/index.php?p=243 Acessada em 18/08/2022.

 

Se você quiser ler meus textos anteriores neste blog, são eles:

18- A Massa Caseira como Recurso Arteterapêutico – 18/07/22

17- As Bailarinas de Degas – 16/05/22

16- Degas e as Mulheres – 21/03/22

15- Ah, o Tempo... – 14/02/22

14- As Cores em Marilyn Monroe – 13/12/21

13- Um Desafio – 11/10/21

12- O Branco no Branco – 23/08/21

11- Tudo Começa em Pizza – 28/06/21

10- Um Material Inusitado – O Carimbo de Placenta – 10/05/21

9- As Vistas do Monte Fuji – 22/03/21

8- É Pitanga! – 07/12/20

7- O que é que a Baiana tem? – 26/10/20

6- Escrita prá lá de criativa – 27/09/20

5- Fazer o Máximo com o Mínimo – 01/06/20

4- Tempo de Corona Vírus, Tempo de se reinventar – 13/04/20

3- Minha Origem: Itália e Japão – 17/02/20

2- Salvador Dalí e “As Minhas Gavetas Internas” – 11/11/19

1- “’O olhar que não se perdeu’: diálogos arteterapêuticos entre pai e filha” – 19/08/19

_______________________________________________________________

Sobre a autora: Claudia Maria Orfei Abe

 


Arteterapeuta e Farmacêutica-Bioquímica

Neste momento descobrindo a pintura em aquarela, as mandalas, a natureza, a história e a arte.

Meu contato pelo Instagram: @claudia_abe_

18 comentários:

  1. Tema difícil Cláudia. Parabéns.Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia! Parabens pelo texto. Eu não tenho medo de abordar este tema.

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia, o tema tem um histórico de não ser bem quisto. Porém eu creio que lido bem com o assunto, tenho este conceito esclarecido dentro de mim. Confesso que ainda não sofri uma perda de parente próximo, mesmo assim não me vejo em desespero ou incomodada pra falar do assunto... procuro pensar que é uma viagem onde uns irão antes que outros....teremos saudades, por isso devemos viver todos os momentos intensamente, dando é recebendo sempre muito amor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Cláudia! A admiro pela coragem em abordar assunto tão delicado com seu pai. E é admirável, também, a tranquilidade como ele encara o assunto. A Arteterapia propicia esse diálogo numa questão que poderia se bem natural. Obrigada por nos trazer essa importante reflexão. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Tema importante a ser discutido.
    Não tenho dificuldade de abordar o assunto, mas confesso que temo a causa que me levará daqui e a ideia de perder alguém da minha família antes da minha partida.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Cláudia! É um tema difícil que deve aparecer nas terapias.

    ResponderExcluir
  7. Seu pai pode assimilar o conceito de morte aos poucos, refletindo sobre, vendo as reações das pessoas. Isso mais sua origem oriental, lhe deram um conforto nesse tema. Que bom!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cláudia é um tema difícil, mas consigo abordar muito bem,apesar de causar muita resistência as vezes. . E vc sempre com textos maravilhosos e inspiradores. Gratidão. Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  9. Como sempre seus textos são ricos de muita sensibilidade. Parabéns uma leitura além de ser prazerosa têm conhecimento no campo da arteterapia.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  10. Claudia, tema muito sério e merece muita discussão.
    Acredito que temos que analisar algumas variáveis para que possamos chegar às conclusões. O trabalho que a pessoa executou em sua jornada, a religiosidade, a cultura e costumes da terra natal, os desafios vividos , as orientações de seus antepassados, a crença que ninguém morre, apenas passamos para outro plano e que aqui, é uma ponte, uma passagem, são alguns itens que devem ser analisados.
    Acredito, não é fácil.
    Tema que necessita de muita discussão e pouca solução.
    Abs, Neusa V. de Arruda

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Claudia.
    Lembrei de uma música do Gil
    Tem um verso que diz
    Não tenho medo da morte mas de morrer sim
    Morrer faz parte de estar aqui
    Procura aí pra você ouvir
    Bjs, Merciana Vandeveld

    ResponderExcluir
  12. Claudia, Parabéns pelo texto! Um tema difícil de abordar, ainda mais com seu pai. Achei de uma tranquilidade e sem medo, como seu pai encara a morte. Talvez o destino de ter trabalhado a respeito tenha moldado a ele essa segurança e aceitar sem medo, o que, para a maioria é um tema difícil de lidar, escrever, muito menos pensar. Admirado com essa capacidade e o bom humor do seu pai. Parabéns !!
    Cecilia Massuyama

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito deste assunto. Pra mim é como para Manoel Bandeira: o problema é deixar de viver! Também me preocupa "o morrer". Quando pode ser cercado de dor e sofrimento.

    ResponderExcluir
  14. Estamos vivas/vivos !!!!
    A morte é uma certeza...mas, também é um mistério....
    Obrigada por compartilhar seu texto!
    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  15. Claudia-sam! Parabéns pelo excelente e brilhante texto que aborda de forma natural e sem melindres um tema que é parte do dia a dia da humanidade. A morte não somente na terceira idade, mas em todas as idades é tratada como mito, como trauma, como penalidade, quando na verdade ela é uma finalização, um desdobramento, uma consequência e em muitas vezes, até mesmo, a melhor solução. Todos planejamos a vida, mas nunca pensamos ou projetamos as nossas vidas com a morte. Chico Xavier escreveu: "... A morte não é a morte, ela é só o começo da vida...", onde revela que, a morte, neste estágio em que vivemos representa a passagem para uma nova vida. Ou seja, a vida espiritual. Parabéns, obrigado pela honra de poder contemplar a oportunidade de absorver esta leitura. Abraços
    Mauro Ota.

    ResponderExcluir
  16. A morte: desafio imenso defini la. Uma existência longeva colhe o que planta durante toda a vida, incluindo as revisões de fantasias, e mitos tanto culturais, como religiosos. Admirável sua vivência, principalmente por aborda la com seu pai. O tema é denso, porque trágico pra qualquer instante de qualquer ser humano.

    ResponderExcluir