segunda-feira, 7 de outubro de 2019

SONHOS E A "ASSOCIAÇÃO LIVRE DE IMAGENS": UM RECURSO NO PROCESSO ARTETERAPÊUTICO

"The Reckless Sleeper" René Magritte

Por Sueli Antonusso - SP 
antonusso@gmail.com


DAS PEDRAS
Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada, um leito,
uma casa, um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
(...)
Cora Coralina

A ideia de escrever este segundo texto para o blog surgiu da minha experiencia com imagens oníricas, imagens que sempre me instigaram a buscar significados. Tenho imagens de alguns sonhos guardadas na memória, de outros, tenho registradas no meu caderno de sonhos. Lembro de um sonho que tive numa fase de transição, por volta da meia idade. Um momento de crise no qual buscava por outro caminho a seguir. Nessa época estava insatisfeita com a profissão de Designer de Interiores que exercia há 20 anos. Fazia terapia com uma psicóloga que trabalhava na abordagem transpessoal e usava a técnica da imaginação ativa nos atendimentos. No sonho, eu

estava levando minha filha para fazer a matrícula, dela, no colégio. Atravessamos um viaduto a pé para evitar um cruzamento. Ao chegar na secretaria da escola a matrícula não era para minha filha, mas para mim. A secretária falou que eu não poderia fazer matrícula pois faltava cursar uma disciplina. Fiquei indignada e aleguei ter diploma e colado grau. Perguntei qual era a disciplina. Aí aparece alguém dizendo que era a psicologia.

Esse sonho foi impactante e, com a ajuda da psicoterapia constatei, entre outros conteúdos, que uma das questões indicava que havia algo a ser “revolvido” em minha profissão. Entendi que era uma fase de transição, incertezas e mudanças e, assim iniciei uma especialização em psicanálise.

Logo que terminei a formação em psicanálise surgiu um sonho recorrente:

eu procurava, dentro de um condomínio, por uma casa em construção que meu pai havia comprado para nossa família. O condomínio era um lugar distante do bairro onde morávamos, as casas eram bonitas, havia várias casas prontas e pessoas morando, mas a nossa nunca ficava pronta. Em minhas visitas, ao local, eu subia ao sótão onde seria o meu quarto, mas o local sempre estava escuro e fechado e eu me sentia frustrada por não conseguia entrar.

Do ponto de vista de Jung (2016) sonhos recorrentes podem constituir uma “tentativa de compensação para algum defeito particular que existe na atitude do sonhador em relação à vida; (...) Pode também, ser a antecipação de algum acontecimento importante que está para acontecer.” (p. 62).

Durante esse tempo, criei o Workshop de Decoração “A casa dos meus sonhos” - uma vivência na qual mesclava decoração com psicanálise. Depois disso, tive o mesmo sonho só mais uma vez, mas o sótão estava iluminado e eu pude entrar e me apropriar do espaço.

Considero importante ressaltar aqui que a intenção deste texto não é fazer análise nem interpretação de sonhos, pois demandaria um estudo aprofundado que está muito além do âmbito desta proposta.

Nessa fase iniciei meu percurso em direção à Arteterapia, participei de grupos de estudos e fiz uma pós-graduação em Arteterapia com embasamento na teoria junguiana.

Dessa forma, parte da teia tecida pelas imagens que apareciam em alguns dos meus sonhos, entrelaçadas com a psicanálise, com a filosofia, costuradas com fios e cores da vida e da arte foram formando minha teia de Ariadne. Além disso, compreendi que a vida nos coloca diante de situações inesperadas que nos sensibiliza e instiga a promover transformações surpreendentes.

Dando continuidade à formação como arteterapeuta venho participando do ciclo de palestras mensais sobre Arteterapia e História da Arte e grupo de estudos com Eliana Moraes em São Paulo. O estudo sobre o movimento surrealista despertou meu interesse e inspirou-me a usar as imagens criadas por Renê Magritte e Salvador Dalí associadas às imagens oníricas trazidas pelos pacientes nos atendimentos arteterapêuticos individuais. Utilizo os fundamentos da psicanálise e da teoria junguiana como aporte teórico, tendo em vista que a Arteterapia dialoga com diferentes abordagens em sua prática arteterapêutica.
Segundo Moraes (2018),

as imagens oníricas surrealistas apresentam-se como potente estímulo projetivo na prática da Arteterapia. Pois, assim como os sonhos, impactam o espectador com a sensação de que são ao mesmo tempo familiares e desconhecidas, causando estranhamento. (p. 152).

Os surrealistas buscaram inspiração na teoria psicanalítica enfatizando o papel do inconsciente na atividade criativa como meio de expressar o mundo inconsciente do sonho e assim desligar-se das exigências da consciência lógica e racional de vida cotidiana. A técnica de transposição de imagens entre os sonhos e a realidade, característica do movimento surrealista, “possibilita-nos a reprodução da técnica da associação livre da psicanálise, originalmente por palavras, na associação livre por imagens, sendo essa outra forma do sujeito se falar tão legítima quanto”, segundo Moraes (2018, p.148).

Caso clínico

Eunice (nome fictício), 44 anos, mulher aparentemente forte e inteligente, casada, mãe de dois filhos adolescentes, trabalha na área financeira de uma empresa de porte médio, trouxe o seguinte sonho:

Cheguei num lugar estranho onde havia uma escada de cimento que tinha sido pintada de preto. Aí alguém apareceu e perguntei quem tinha pintado e uma pessoa falou que foi um homem que tinha saído para fazer o que ele gostava, que era aprender a trabalhar com terra. Comecei a subir a escada e percebi que o homem não tinha terminado de pintar, então fui subindo e pintando cada degrau. Quando cheguei no topo vi que tinha acontecido uma demolição das paredes, tinha ficado só uma plataforma e restos do entulho das paredes derrubadas, no chão. De repente aparecem três homens tocando instrumentos vestidos com roupa colorida, como se fossem mexicanos, sentados em cima de um caixão de defunto todo preto. 

Após ouvir seu relato, como sensibilização, pedi para Eunice fechar os olhos e entrar em contato com as sensações do sonho. Após algumas tentativas ela disse não conseguir sentir nenhuma sensação, “apenas um estranhamento” (sic). Sugeri que Eunice desenhasse a imagem do sonho a qual também resistiu. Então, para auxiliar o contato com as sensações apresentei algumas imagens de René Magritte para facilitar a associação com as imagens do sonho, visto que a Arteterapia possibilita a utilização de diferentes recursos expressivos.

Eunice escolheu a imagem – “O domínio encantado IX (1953)”.



Imagem do sonho de Eunice

Depois de um tempo observando a imagem, do quadro de Magritte, Eunice comentou que se sentia como “a pessoa que está olhando de dentro da árvore” (sic)... “ela parece ter uma base firme, que é o tronco da árvore, mas seu olhar está voltado para fora...parece que fora, o ambiente é árido e rígido, dá um pouco de medo. Lá atrás tem uma montanha em forma de águia que assusta, mas também desperta o desejo de voar longe”. (sic).


A partir dessa observação parece que Eunice começou perceber algumas das questões que estavam “obscurecidas”. Então, sugeri a escrita criativa para expressar seus sentimentos.

 “Quero voar...
Quero voar, mas a terra me segura com seus apuros.
Quero voar, mas a vida me segura e sinto dor.
Quero voar longe, mas meu voo é rasante.
O que me impede de voar longe?
O medo da vida?
O medo da morte?
O medo da perda?
O medo do perdão?
O medo do medo?
O medo de ser?
O medo de vencer?
O medo de viver?
O medo de ser livre?”

Dessa forma, Eunice pode entrar em contato com o sentimento de solidão e o medo de uma provável separação devido ao divórcio iminente o qual queria evitar a todo custo. A partir da imagem de Magritte, ela foi associando às imagens que emergiram no sonho possibilitando o contato com as sensações imprecisas e incompreensíveis imersas em seu inconsciente conseguindo aproximá-las da consciência e só depois conseguiu desenhar uma imagem do sonho.

O contato com o conteúdo desse sonho teve vários desdobramentos, inclusive a elaboração de alguns lutos, um processo que já vinha delineando-se e que pode ser trabalhado nos encontros seguintes usando diferentes recursos da Arteterapia.

O emprego da Arteterapia como recurso surpreende por sua riqueza de possibilidades no setting arteterapeutico, favorece o acesso a camadas mais profundas do psiquismo promovendo insigths e favorecendo a elaboração de conteúdos inconscientes de forma mais amena e prazerosa.

Assim venho construindo a minha trajetória, sigo, como Ariadne, tecendo a minha teia, só que desta vez seguindo meus sonhos diurnos aceitando os desafios dos fios que se entrelaçam formando nós e criam imagens surpreendentes a cada teia tecida.

REFERENCIAS
JUNG, C.G et al. “O homem e seus símbolos”. trad. Maria Lúcia Pinho. 3. ed. especial. Ed. HaeperCollins. Rio de Janeiro, 2016.
Participação no Workshop “Sonhos – Discursos da Alma”. Ministrado por Marisa Catta Preta. Instituto Freedom. Carga horária – 8 horas. 

_______________________________________________________________________

Sobre a autora: Sueli Antonusso 



Arteterapeuta, com registro na AATESP – 453/0618. Especialista em Psicanálise e Orientação Profissional e Carreira pelo Instituto Sedes Sapientiae. Bacharel e Licenciada em Filosofia pela PUC-SP. Idealizadora do projeto “CICLOS – que idade a idade tem?”. Atua com atendimento clínico à jovens, adultos, idosos e grupos, com o foco voltado para a ressignificação da história de vida e o acolhimento de demandas em fase de finalização e/ou início de Ciclos, como: início da idade adulta, maturidade, transição de carreira e tantas outras que fazem parte dos Ciclos de Transição. Coordenação de oficinas de Formação e Capacitação para educadores da rede pública. Realiza palestras e cursos destinados ao desenvolvimento pessoal e realização do potencial criativo com o objetivo de incentivar a exploração do novo e encorajar a autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário