segunda-feira, 15 de julho de 2019

ARTETERAPIA COM IDOSOS EM ATENDIMENTO DOMICILIAR




Sonia Santos - RJ 
soniamsantos442@gmail.com

É com imenso prazer que recebo convite do blog “Não Palavra” para compartilhar um pouco da minha experiência de Arteterapia com idosos, em atendimento domiciliar.
O primeiro passo para um bom atendimento é a entrevista com o familiar, acompanhante e  também com o idoso, onde conheceremos um pouco da sua história, como se sente naquele momento e observamos o ambiente onde vive.
 Muitas vezes aos idosos já faltam palavras para se expressarem, mas podem fazê-lo através de formas, cores, materiais diversos e gestos. E que tal acrescentar música aos encontros? Ah! Quantos resgates através da música. Uma sugestão é selecionar um repertório de músicas antigas de artistas como: Lupicínio Rodrigues, Nélson Gonçalves, Ângela Maria, Cartola, etc, não esquecendo das marchinhas de carnaval, valsas e dos chorinhos. Há idosos que gostam muito de Roberto Carlos, músicas sertanejas, Martinho da Vila e até de cantores atuais, mas a preferência (com relação aos idosos que atendo) é sempre por músicas antigas.
A música é grande facilitadora no processo criativo.
A poesia é também bem aceita. Quem não se encanta com “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu? Mário Quintana, Cora Coralina, Castro Alves, Rubem Alves ...
De uma poesia podemos partir para um trabalho plástico e até uma “escrita criativa” e caso esse idoso tenha dificuldade em escrever usamos a “escuta criativa”. Há também a possibilidade de gravar a sua fala (mas muitos não se sentem à vontade com essa proposta). Precisamos estar atentos ao que dá ou não prazer ao idoso.
Apesar de utilizarmos diversas técnicas como pintura, desenho, construção, modelagem, canto, dança sênior, dobradura, a colagem é normalmente muito bem aceita por essa faixa etária, por ser de pouca complexidade. Muito importante por ser a organizadora do pensamento. 
 Costumo usar a colagem também como base para uma atividade que envolva desenho e/ou pintura. Como exemplo: a colagem de um belo vidro de perfume (escolhido pelo paciente) pode se transformar num belo vaso de flores, com a ajuda de lápis de cor, lápis cera, pastel oleoso ou até guache. 

Importante termos sempre uma pasta com diversas gravuras de figuras masculinas, femininas, família, crianças, animais, lugares, religiosidade, dentre outras.
Ao trabalhar com idosos podemos trazer exercícios de memória, mas devemos ter o cuidado de não infantilizá-los, como também não sugerir atividades que eles não consigam finalizar devido ao grau de dificuldade e assim, frustrá-los.
O idoso deve ser sempre estimulado e temos observado que às vezes ao chegarmos para o atendimento, o encontramos triste, apático, desanimado e no final do encontro nos dizem: 
-  Já vai? Quando voltas?
Pode acontecer também o contrário, o encontramos sem desejar participar de nenhuma atividade (pode ter dormido mal, ter mudado ou acrescentado algum medicamento, etc), mas nossa presença pode ser revitalizante, pois o afeto é, normalmente, o que aquele idoso mais precisa. Então sentar ao seu lado, acolhê-lo com carinho, respeitar o seu momento, colocar uma música, pois a música pode levar-nos a um lugar mágico, belo e transformador, é muito importante.
Nos atendimentos uso letras de música, desafios com imagens, jogos, atividades diversas para que sejam estimulados cognitivamente. Alguns jogos podem ser adaptados e até criados.
Podemos e devemos usar nossa criatividade e criar jogos como os das fotos a seguir: 
  



 Dominós com figuras geométricas em EVA, frutas, flores, botões coloridos e jogos da memória através do tato (principalmente para idosos com deficiência visual) utilizando materiais diversos como rolhas, lacres de refrigerantes, algodão, lixa, bombril, prendedor de roupa, e demais jogos que a imaginação construir. 
Existe muito material de baixo custo, como os criados pelo professor Anderson Amaral, e que são grandes aliados para os nossos atendimentos. 
             Atender idosos através da arte e com atividades que estimulem a memória é muito importante.
________________________________________________________________________
Sobre a autora: Sonia Santos


6 comentários:

  1. A musica transcende, é uma excelente ferramenta terapêutica. Parabéns por suas informações
    Fabíola

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, representou em palavras o que fazemos e como fazemos arteterapia nesse tipo de atendimento domiciliar, que é encantador. :)

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! Como vai estar me ajudando neste período que estou passando com a minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por este direcionamento!

    ResponderExcluir
  5. Lindo trabalho e vem de encontro com minha proposta, gratidão por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. É um trabalho espetacular e que requer muita sensibilidade de quem o conduz.
    Parabéns por proporcionar carinho e alegria aos idosos.

    ResponderExcluir