segunda-feira, 22 de julho de 2019

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTETERAPIA EM PACIENTES COM TUMOR CEREBRAL


Por Juliana Ohy - Jundiaí, SP
julianaohy@gmail.com
Instagram: @psi_julianaohy


Estima-se que, para cada ano (2018/2019), sejam diagnosticados 11.320 novos casos de tumores cerebrais (TC) do sistema nervoso central, sendo 5.810 em homens e 5.510 em mulheres, no Brasil. A taxa de sobrevida dos tumores do sistema nervoso central varia e depende do seu tipo, localização e estadiamento. Em geral, a probabilidade de uma pessoa desenvolver um tumor cerebral maligno durante sua vida é inferior a 1% (INCA, 2018). 

Os principais sintomas de pacientes com TC são: crises convulsivas, cefaleia, náuseas, vômitos, visão turva, hemiparesia, sonolência, angústia, boca seca, problemas de equilíbrio e alteração da marcha, alteração de comportamento e comprometimento cognitivo. Ao longo da doença, os sintomas podem aumentar e diminuir, desaparecer completamente ou emergir latentemente. Sabe-se que o avanço do tumor diretamente em áreas cerebrais eloquentes pode contribuir ainda mais para déficits cognitivos. Consideram-se áreas eloquentes aquelas relacionadas à linguagem, funções motoras e sensoriais.  (Klein; Duffau, 2012; Cahill et al, 2012).

O desempenho cognitivo de pacientes oncológicos pode ser afetado por questões que vão além do tratamento quimioterápico (Chemobrain) ou radioterápicos e que devem ser considerados em qualquer avaliação cognitiva, tais como: depressão, ansiedade, fadiga e distúrbios do sono (Ascher, 2011). O funcionamento cognitivo pode servir como um indicador precoce da progressão da doença e ter significado prognóstico (Klein; Duffau, 2012).

Diante dessa realidade, faz-se necessário novas práticas de atuação com o paciente, tanto no âmbito emocional quanto no cognitivo. 

A Arteterapia vem crescendo ao longo dos anos, mas ainda precisamos de mais evidências científicas em diversos contextos para que o alcance de sua prática possa beneficiar ainda mais pessoas. Neste caso, com pacientes oncológicos, com TC em especial, a Arteterapia pode ser um método que abrange as necessidades emocionais e cognitivas.  

Pode-se utilizar técnicas em que o paciente entre em contato com seus medos, suas angústias diante da ameaça que um tumor causa em sua vida. 

Atualmente, existem nas redes sociais grupos de discussão e troca de experiências de pacientes com tumor cerebral, principalmente de pessoas com a faixa etária de 30 anos. Isso indica a necessidade de falar sobre, de compreender o que está acontecendo, o significado da vida e a aceitação da fragilidade humana. Através de técnicas expressivas, que incitam as emoções mais profundas, como a pintura, por exemplo, podemos atingir pontos de angústia que nem sempre a fala alcança. 

Com relação aos déficits cognitivos que, por ventura, possam aparecer, podemos aplicar a reabilitação através da arte. O nosso cérebro adora a relação da interação cognitiva e motora. A técnica expressiva através da arte, facilita a tríade cognitiva, motora e emocional. Além disso, nosso cérebro também precisa criar, ser estimulado, desenvolver, sonhar e fantasiar. É através das experiências e vivências que aprendemos que praticamos a neuroplasticidade. Neuroplasticidade pode ser definida como a capacidade que o sistema nervoso tem de alterar sua estrutura e sua função através das exigências ambientais e experiências que podem se dar através do processo de aprendizagem ou reabilitação. É moldar o cérebro através das experiências (Amaral e Ohy, 2018, p. 32).

O diagnóstico de um tumor cerebral para pacientes, em qualquer faixa etária, causa dor, medo, angústias, desesperança e cabe a nós, profissionais, saber utilizar as ferramentas adequadas para minimizar o sofrimento, cuidar e tratar desses pacientes.

A Arteterapia, ao meu ver, ainda é uma das abordagens mais completas quando precisamos cuidar do ser humano como um todo. Com música, arte, cores e sensações, atingimos mais áreas cerebrais fazendo uma reabilitação mais intensa e genuína.

Referências Bibliográficas

Amaral, A.; Ohy, J. Aprendizagem sob olhar da Psicomotricidade. Revista Escola Particular. Ano 22, No 241, 2018: 32.
Asher A. Cognitive dysfunction among cancer survivors. Am J Phys Med Rehabil. 2011;;90(5):S16–26.
Cahill J, Lobiondo-Wood G, Bergstrom N, Armstrong T. Brain Tumor Symptoms as Antecedents to Uncertainty: An Integrative Review. J Nurs Scholarsh. 2012.
Instituto Nacional do Câncer. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de e Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação de Prevenção e Vigilância-Rio de Janeiro.. INCA. 2018;1– 130.
Klein M, Duffau H, De Witt Hamer PC. Cognition and resective surgery for diffuse infiltrative glioma: An overview. Journal of Neuro-Oncology. 2012.

_________________________________________________________________________

Sobre a autora: Juliana Ohy


Formação: Psicóloga, Arteterapeuta, Psicopedagoga, Especializada em Psicogeriatria e Neuropsicologia, Mestre em Saúde Mental e Doutoranda em Ciências da Saúde

Área de atuação/projetos/trabalhos:
Sócia-diretora da Clínica Synapse: Geriatria e Estimulação Cognitiva (Jundiaí – SP), Professora dos cursos Arte e Cognição: Estimulando o cérebro através da arte e Jogos Cognitivos, membro da equipe e professora do curso Neurociências da Educação do CBI of Miami, palestrante na área de Neurociências, Gerontologia e Arteterapia, autora do Livro: Jogos Cognitivos: Um olhar multidisciplinar, pela editora WAK e pesquisadora na área de Neurocirurgia pelo Hospital Sírio-Libanês - SP.

4 comentários:

  1. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Cyprienne Gueu, fui diagnosticado com HIV em 2015 e, desde então, minha vida virou de cabeça para baixo. Até infectei meu marido com o vírus, até ler um testemunho de uma mulher sobre uma curandeira que usa ervas para curar doenças como HIV, verrugas genitais, herpes, hepatite, câncer de mama e muito mais. E ela deixou cair o e-mail dele, que eu costumava entrar em contato com ele e lhe contar sobre o meu problema, ele me garantiu que pode me curar e me disse tudo o que preciso fazer, depois do qual ele me enviou alguns remédios fitoterápicos em Montreal, onde eu estava residindo com meu marido no Canadá. Ele disse que eu e meu marido tomávamos o medicamento por três semanas, o que fizemos religiosamente. Agora estamos completamente curados, agora somos HIV negativos. Mesmo na semana passada, fizemos um teste novamente e tudo foi negativo, graças ao curador Dr'Water por salvar nossa vida. E irei aconselhar qualquer um de vocês que precisou de ajuda sobre esse vírus mortal deve entrar em contato com o Dr'Water através do seu e-mail: drwaterhivcurecentre@gmail.com ou Whatsapp: +2349050205019 ..
      Ele também pode curar câncer, hepatite, herpes, HPV, doenças das artérias coronárias ou qualquer doença. Eu acredito que ele também pode te ajudar, obrigado. Você também pode escrever no meu e-mail cypriennegueu81@gmail.com











































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































      Cyprienne Gueu 30 de setembro de 2019 00:46


      Meu nome é Cyprienne Gueu, fui diagnosticado com HIV em 2015 e, desde então, minha vida virou de cabeça para baixo. Até infectei meu marido com o vírus, até ler um testemunho de uma mulher sobre uma curandeira que usa ervas para curar doenças como HIV, verrugas genitais, herpes, hepatite, câncer de mama e muito mais. E ela deixou cair o e-mail dele, que eu costumava entrar em contato com ele e lhe contar sobre o meu problema, ele me garantiu que pode me curar e me disse tudo o que preciso fazer, depois do qual ele me enviou alguns remédios fitoterápicos em Montreal, onde eu estava residindo com meu marido no Canadá. Ele disse que eu e meu marido tomávamos o medicamento por três semanas, o que fizemos religiosamente. Agora estamos completamente curados, agora somos HIV negativos. Mesmo na semana passada, fizemos um teste novamente e tudo foi negativo, graças ao curador Dr'Water por salvar nossa vida. E irei aconselhar qualquer um de vocês que precisou de ajuda sobre esse vírus mortal deve entrar em contato com o Dr'Water através do seu e-mail: drwaterhivcurecentre@gmail.com ou Whatsapp: +2349050205019 ..
      Ele também pode curar câncer, hepatite, herpes, HPV, doenças das artérias coronárias ou qualquer doença. Eu acredito que ele também pode te ajudar, obrigado. Você também pode escrever no meu e-mail cypriennegueu81@gmail.com

      Excluir
    2. Se você deseja honestamente se livrar das correntes das doenças, ligue ou escreva para o Doutor White agora em>: OO2349091844595 e envie um e-mail: - drwhitethehivhealer@gmail.com, sou Aldrich Rexton do Canadá. Estou muito grato a este homem chamado Doutor WHITE por ser um instrumento para me curar do HIV / AIDS e minha irmã mais nova da HEPATITE, respectivamente. Ele foi apresentado a ele por um médico brasileiro que também se beneficiou de sua cura viral à base de ervas há 6 anos. Ele me disse: “O Dr. White é talentoso, um homem de poucas palavras e de confiança. Ligue para ele e você ficará feliz por ter feito isso ”, tais palavras de um médico altamente conceituado me levaram a escrever para ele imediatamente por curiosidade. Eu contei a ele sobre minha irmã e ele optou por me curar antes que minha irmã isso fosse para ele provar a si mesmo. Ele me aconselhou sobre como me abster durante o período de tratamento e também fazer um teste de confirmação laboratorial após o tempo estipulado. Tomei o remédio herbal como ele prescreveu e fui fazer o teste ali mesmo no laboratório foi meu primeiro dia a chorar de alegria e imediatamente pedi para comprar o remédio para hepatite para minha irmãzinha que rastreamos online e recebemos em poucos dias para isso ela me toma como seu ídolo depois de ser curada, nossa alegria é restaurada. Recomendei que você mantivesse esses contatos para salvar vidas, sendo herpes, câncer, depressão ou diabetes. Salve uma vida hoje e isso sempre lhe trará alegria.
      Obrigado, Aldrich Rexton

      Excluir
  2. Estamos oferecendo um programa de investimento onde você pode ganhar 5 vezes o seu investimento em 7 dias, por exemplo, você investe R$ 500 em 7 dias você recebe R$ 11.500 É 100% genuíno e os pagamentos são enviados para sua carteira bitcoin imediatamente após a negociação Pare de cair em golpes e comece a ganhar um bom lucro com a ajuda de um trader profissional envie um dm agora +1(252)285-2093 OU Email: andersoncarlassettrade@gmail.com para começar

    ResponderExcluir