segunda-feira, 29 de abril de 2019

AMPLIFICAÇÃO - INTENSIFICANDO O CONTATO CONSIGO


Por Vera de Freitas (RJ)
verafguimaraes@gmail.com


A partir de muitos exercícios e estudos preparando trabalho de  monografia do curso de Pós Graduação em Arteterapia, entendi o conceito de amplificação, como uma maneira para melhorar ou  facilitar a compreensão dos símbolos surgidos nas produções plásticas. A amplificação busca ampliar, aumentar a possibilidade de entendimento, de compreensão dos significados dos símbolos, até que seja integrando à consciência.

A amplificação simbólica é o conjunto de estratégias expressivas que facilitam a compreensão do significado de um símbolo. 

De acordo com Nise da Silveira, os símbolos configurados em imagens são um documentário dos processos psíquicos, mostrando o rumo que a energia psíquica segue. 



Em Arteterapia, o fazer artístico, através de inúmeras linguagens, possibilita a configuração de informações únicas de acordo com a subjetividade de cada criador. E essas inúmeras linguagens, são concretizadas através da produção de imagens, expressando e amplificando movimentos internos, revelando mapas psíquicos. Essa produção de múltiplas imagens, a formação destas iconografias registra profundos processos de transformação e descobertas. 

As linguagens plásticas e materiais expressivos fazem parte desta estratégia do processo de amplificação simbólica.  As modalidades expressivas adequadas tem o objetivo de facilitar a melhor compreensão do símbolo pela consciência, intensificando sua função estruturadora. 

Buscando encontrar um canal de compreensão mais fácil para cada indivíduo, além de materiais que ofereçam melhores condições expressivas para a configuração de um determinado símbolo, utilizam-se estratégias e atividades que permitam uma elaboração não verbal, mergulhando nas origens da imagem.


Segundo Angela  Phillipini a partir do surgimento de símbolos, é indicado utilizar estratégias básicas do processo de amplificação, ou transposição de linguagens plásticas, que permitirão a melhor materialidade e a melhor compreensão deste símbolo.

É função do arteterapeuta  acompanhar, apoiar, promover e possibilitar o contato do indivíduo com seu mundo mais profundo e íntimo, através das imagens que emergem e transformam-se. E para que a imagem possa transformar o indivíduo, o arteterapeuta tem a alternativa da amplificação, para vê-la melhor ou para aproximá-la de uma melhor compreensão. Acompanha o processo de autoconhecimento, testemunha de uma aventura, onde  transformações sucessivas são mais importantes que o resultado final, além de ajudar a superar os obstáculos encontrados, saudáveis para o autoconhecimento, a autonomia e a liberdade de criar.

Assim, a  Arteterapia utiliza a amplificação para aumentar a possibilidade de compreensão, de entendimento de um símbolo pela consciência, usando um conjunto de procedimentos expressivos e plásticos, para facilitar e ampliar sua apreensão.

Com isso recomendo que pintem, desenhem, bordem, façam colagem, façam Arte. Isso facilita e intensifica o contato consigo mesmo.


______________________________________________________________________________

Sobre a autora: Vera de Freitas



Advogada, Arteterapeuta (POMAR)

Cursando Pós Graduação em Arteterapia (POMAR)

Administradora do Instituto VENHA CONOSCO - Tijuca, RJ 

Professora de Iniciação Artística - Instituto ZECA PAGODINHO

Facilitadora do Grupo de Arte e Expressão  para adultos e Grupo de Desenho Livre.

Ateliê  de PAPEL MACHÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário