segunda-feira, 6 de maio de 2019

ENTRE ARTES E MATERNIDADES: UM CONVITE A RECOMEÇAR


Por Suzane Guedes - RJ
olharparasi@gmail.com   
         A mulher e suas formas de maternar e vivenciar a maternidade são retratadas em forma de arte por diversos artistas em épocas das mais variadas e em estilos dos mais diversos. Neste texto vamos nos ater às artes plásticas, mais precisamente à artistas que trabalharam com pintura e desenho.
A impressionista Mary Cassatt retrata com grande sensibilidade a maternagem de mulheres francesas no século XIX. Seu caminho como pintora não foi fácil, resistiu à cultura do paternalismo e machismo de sua época e contrariamente ao desejo de seu pai, saiu dos Estados Unidos para estudar artes na França. Seu feminismo discreto, mas pulsante a fez fazer escolhas priorizando sua vida profissional à frente da vida pessoal.
À época que Cassatt viveu as mulheres ainda eram restritas a escolher formas mais limitadas de viver, ou pelo menos, mais socialmente aceitas a papéis femininos. Podemos observar que a artista foi uma mulher a frente de seu tempo e se pôs também a frente de suas escolhas, bancando seu desejo de continuar com maestria a tarefa de profissionalizar sua arte. Sua maternagem não vivida no real da vida, foi retratada em seus quadros como podemos ver nas obras Menina pequena na poltrona azul – 1878; O passeio de barco – 1893; Mãe e criança de encontro a um fundo verde – 1897; Mãe e criança - 1888; Mãe e criança (O espelho oval) – 1901, entre outros.



Atualmente a mulher alcançou um espaço que vai de encontro com suas necessidades reais e não mais impostas pelo social. Cada uma escolhe fazer de sua vida sua própria obra-de-arte e a maternidade apresenta-se das mais variadas formas, possibilidades e intensidades. 

Frida Kahlo foi outra grande artista que viveu sua maternidade através de suas obras. A pintora mexicana passou por alguns abortos decorrentes da fragilidade de seu útero após um acidente que na juventude atingiu gravemente sua região pélvica. A artista quando denominada como surrealista declarou: "Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade."


           Uma das marcas da obra de Kahlo são os autorretratos. Em sua única litografia intitulada de Frida y el aborto (1932) a artista revela e desnuda (literalmente)  um dos temas tabus da maternidade que é o aborto. Seu desenho é feito de pé, seu corpo nu com um colar no pescoço e lágrimas nas bochechas. Em seu ventre um feto, e fora dele, mas unido por um cordão umbilical, uma segunda criança maior. De seu sexo, ao longo de uma perna, seu sangue flui e se infiltra na terra, alimenta-a e dá origem a plantas na forma de olhos, mãos e genitais de uma criança. No céu, uma lua crescente também chora, enquanto olha para Frida, que em sua mão esquerda segura uma paleta de coração, como se a pintura fosse um refúgio de sua maternidade perdida. "Muitas coisas me impediram de realizar o desejo que todos consideram normal", disse ela, "e nada parecia mais normal para mim do que pintar o que eu não havia conseguido". Em outra ocasião, ela explicou da seguinte maneira: "Minha pintura tem a mensagem de dor interior... A pintura completou minha vida, perdi três filhos... Tudo isso foi substituído pela pintura".



             Do desejo de ser mãe e gerar, à dor irrefutável de uma, duas, três perdas. O que se 
perde é imensurável, o espaço preenchido por sonhos dá lugar ao vazio do luto das perdas.
E é preciso recomeçar, como tantas mulheres recomeçam e precisam se reconectar
novamente à vida, não sem marcas, não sem dor, mas através da necessidade da 
sobrevivência. Frida achou seu caminho através da arte. Fez da sua obra sua maior fonte
de gestação.

Muitos são os artistas que se interessaram pela temática da mulher, em especial a maternidade. Ainda é majoritariamente produzido por mãos masculinas, a partir do que é observado e entendido por admiração, espanto ou medo. Interessante é observar que o arquétipo materno sempre se faz presente, seja em artistas homens com a observação do mundo ou pensando a própria maternagem de suas mães ou companheiras, seja nas mulheres que tiveram filhos, as que não puderam ter e as que optaram por não ser mãe.

Em algum momento da vida, a mulher, principalmente, é confrontada ao arquétipo materno, ao qual Jung caracteriza como: “a mágica da autoridade do feminino; a sabedoria e a elevação espiritual além da razão; o bondoso, o que cuida, o que sustenta, o que proporciona as condições de crescimento, fertilidade e alimento; o lugar da transformação mágica, do renascimento; o instinto e o impulso favoráveis; o secreto, o oculto, o obscuro, o abissal, o mundo dos mortos, o devorador, sedutor e venenoso, o apavorante e fatal”. Conferindo e pontuando o caráter bivalente da maternidade.



Nas minhas andanças, pensando e vivendo o arquétipo da maternidade, me deparei com uma imagem em minha última sessão de arteterapia. Ali estava uma mulher representando a imagem da Virgem Maria com seu filho nos braços. No quadro os objetos parecem “recortados” ou “fragmentados”, era a pintura A Madona de Port Lligat de Salvador Dalí feita em 1950 quando, ao que fui pesquisar, o pintor surrealista relata que a pintura moderna estava antiquada, só havendo uma maneira de ela continuar existindo: à volta ao uso da técnica usada pelos grandes mestres do Renascimento. O artista foi muito criticado por esta obra em que sua esposa Gala lhe serviu de modelo e onde o artista funde religião, ciência e arte.



Nas artes e na vida real, a questão da maternidade está presente no inconsciente pessoal e coletivo de forma viva, pulsante e presente, faz parte do processo de individuação os questionamentos relacionados à nossa própria mãe, aos nossos ancestrais e descendentes. Não se passa por esta vida sem pensar a maternidade, ou até mesmo sem maternar mesmo quem não se seja mãe. Os papéis que desempenhamos nos convidam a colocar-nos à disposição do outro ao caminho e no caminho do outro, nas relações mais profundas e nas mais superficiais, a interação humana começa pela maternagem e todas as outras são continuidades desta intransferível vivência primeira.

            Com afeto, Suzane Guedes.
Referências Bibliográficas:

FRIDA. Direção: Julie Taymor. Canadá, Estados Unidos da América e México, 2002. 1 filme (123min). Título original: Frida.

FRIDA Kahlo: conexão entre mulheres surrealistas no México. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2016. Exposição: 26 de janeiro a 27 de março de 2016. Curadoria de Teresa Arcq.

JUNG, Carl. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 1976. Tradução Maria Luiza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Sil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
______________________________________________________________________________
Sobre a autora: Suzane Guedes

Suzane Guedes é Psicóloga (CES-JF), Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Humano (UFJF) e Arteterapeuta (POMAR).
Colunista no blog O psicólogo Online, no qual escreve sobre Autoestima.
Atua nas cidades do Rio de Janeiro e Três Rios-RJ com atendimento clínico presencial a crianças, jovens, adultos e idosos; ministra grupos e oficinas terapêuticas. Também trabalha como orientação psicológica online.
Suzane acredita na psicoterapia e arteterapia como grande ferramenta de auxílio à transformação e desenvolvimento pessoal e social.

4 comentários:

  1. Que lindo e comovente texto! Somos mesmo mães de tudo que criamos, seja através do parir biológico ou de qualquer outra maneira de dar à luz a uma criação... Que possamos todas nos sentirmos mães de tudo aquilo que fazemos brotar! Um beijo no seu coração! Márcia Medeiros.

    ResponderExcluir