segunda-feira, 9 de maio de 2016

Sobre o Ateliê Livre

Por Maria Cristina de Resende
crisilha@hotmail.com

Nesta próxima quinta, 12 de maio, estarei compartilhando em minha palestra o tema do Ateliê Livre, assunto que venho pensando, lendo, desenvolvendo desde 2014, época em que vivenciei o trabalho da Casa das Palmeiras, como colaboradora. Fiquei pouco tempo na instituição, mas foi o suficiente para fomentar em minha mente questionamentos acerca da prática do ateliê no setting arteterapêutico. Ainda que Nise da Silveira não fosse arteterapeuta, e não gostasse que assim a considerassem, percebi, neste tempo de contato com sua obra, que sua metodologia poderia avançar para além dos limites da saúde mental na psiquiatria e então pensei: Porque não fazer do mesmo modo com os ditos “neuróticos”?

Caso clínico

E durante alguns meses, eu e Flávia Hargreaves, amiga e parceira de trabalho, discutimos sobre o tema, buscando atravessamentos e teorias que fundamentassem essa prática que consiste “simplesmente” em deixar o cliente/paciente livre para definir/escolher materiais e formas de expressar sua subjetividade naquele momento. O terapeuta deixa então, de ser o apresentador de materiais e técnicas e passa a observar o movimento do paciente, a escolha de materiais, o processo criativo, a execução da obra e então leitura da imagem (conceito à partir da perspectiva de Hillman) para compreensão da função da obra, que muitas vezes pode ocupar o lugar de função transcendente (perspectiva junguiana). Dentro dessa abordagem as sugestões oferecidas pelo terapeuta se tornam apontamentos que auxiliam o movimento iniciado pelo paciente, ainda que venha a ser um movimento de resistência diante do processo terapêutico.

Jean Dubuffet, Esmalte Jardim,1974.

Uma abordagem que flerta com a Fenomenologia, com a Teoria Junguiana, com a perspectiva de James Hillman, com a Gestalt-Terapia e amplamente com as técnicas e linguagens dos materiais, e possui suas nuances dentro dos atendimentos individuais e em grupos. Sendo assim, um assunto que me é muito caro e para o qual venho dedicado meus estudos e práticas dentro da Arteterapia.

Dia 12 de maio, à partir das 18h, falarei mais sobre o tema com todos vocês na palestra "Criação e expressão espontânea: o ato criativo e a experimentação livre dos materiais", na Casa das Palmeiras.

Jean Dubuffet, Arbres portant un château de reminiscences, 1970<br/>© Jeanne Bucher Jaeger
Jean Dubuffet, Árvores com uma casa de reminiscências 1970.

II CICLO DE PALESTRAS NÃO PALAVRA
Criação e expressão espontânea: 
o ato criativo e a experimentação livre dos materiais
palestrante: Maria Cristina de Resende
Dia 12 de maio , QUINTA-FEIRA - das 18h às 20h.
Local: Casa das Palmeiras. Rua Sorocaba 800, Botafogo.
Inscrições: naopalavra@gmail.com


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caso tenha dificuldades em postar seu comentário, nos envie por e-mail que nós publicaremos no blog: naopalavra@gmail.com

2 comentários:

  1. Gostaria muito de participar, mas infelizmente não poderei.. Voces por acaso postarão algo, como um artigo sobre este assunto tão importante? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia, agradeço seu comentário. Este tema realmente é muito importante e tenho me dedicado a estudá-lo prática e teoricamente. Já fiz uma publicação aqui no Blog sobre este tema, acho que você consegue localizá-lo na pesquisa dentro do blog. Temos projetos de publicar alguns temas de forma mais aprofundada, em breve disponibilizaremos esses conteúdos. Por ora vamos compartilhando com as palestras e com a prática do Ateliê Livre que vamos reabrir mês que vem. Grande beijo e até a próxima!

      Excluir