segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

OLHANDO PARA TRÁS, PARA SEGUIR EM FRENTE - Fechando 2015

por Flávia Hargreaves
Maria Cristina de Resende, Eliana Moraes e Flávia Hargreaves.

Parece que foi ontem, quando Eliana Moraes criou este blog com a intenção de fazer um “diário de bordo”, com registros do seu dia-a-dia na clínica e seus estudos em Arteterapia. Em 15 de fevereiro de 2013, nasceu o blog “Não-palavra: Pensando a Arteterapia”, inspirado por ninguém menos que Clarice Lispector e seu olhar poético quando nos sugere que “a palavra é uma isca para pegar aquilo que é não palavra e, quando conseguimos, a palavra cumpriu sua missão.”

Em dezembro do mesmo ano, eu, Flávia Hargreaves, sua parceira nos estudos de História da Arte e Arteterapia, escrevi meu primeiro texto para o blog: “rastros e restos me interessam”, sobre a arte de Kurt Schwitters em diálogo com a Arteterapia, tornando-me a partir desta data uma eventual colaboradora do blog. Em setembro de 2014, Maria Cristina de Resende estreia no blog com o texto “Encontro com a diversidade”, sobre a livre expressão e os materiais plásticos na Arteterapia. Estava lançada a semente para a formação de uma equipe de trabalho e a ampliação do projeto Não-palavra. Desde então, o blog conta com publicações semanais de Eliana, Flávia e Maria Cristina e convidados que trazem novos olhares para a Arteterapia.

Em 2015, o blog realizou o seu primeiro ciclo “Não Palavra: Pensando a Arteterapia”, com palestras mensais de abril a novembro. Este projeto nasceu de um desejo da equipe em criar um espaço presencial, onde poderiam discutir os temas abordados no blog cara-a-cara com o publico, recuperando a dinâmica de uma conversa viva. Ao longo do ciclo conversamos sobre Arteterapia para a terceira idade, Processos Criativos, Livre Expressão, Artes Visuais e História da Arte na prática da Arteterapia. O ciclo de palestras teve início na CASA 2 Terapias e encerrou na Casa das Palmeiras, com a discussão sobre a regulamentação e perspectivas para a profissão. 


Fechamos 2015 com a satisfação e a certeza de termos feito a nossa parte, compartilhando nossas ideias e experiências e colaborado para a ampliação das discussões e reflexões sobre a Arteterapia e entramos 2016 com o desejo de fazer cada vez mais.

O crescimento e transformações do blog vieram acompanhados de transformações importantes também na atuação profissional dos integrantes equipe. Hoje, Eliana Moraes, em fase de fechamento da especialização em Saúde do Idoso Gerontologia (UCAM), inicia o projeto Mente CriAtiva, montando seu próprio espaço arteterapêutico para a terceira idade. Maria Cristina de Resende, com a pós Teoria Junguiana (Santa Úrsula) concluída, integra seus conhecimentos terapêuticos e lança seu projeto MEDICINAE. Quanto a mim, voltei a universidade como co-coordenadora do curso de pós-graduação e formação Arteterapia e Processos de Criação, da UVA, ao lado de Damáris Novo, e como aluna da pós-graduação Teoria e Prática Junguiana – UVA. 

Em 2016 a jornada continua. É com grande alegria que anunciamos a parceria  do blog "Não Palavra" com o site de cursos on-line Centro de Humanas Episteme e a realização do "Ciclo de Palestras Não-Palavra 2016", a partir de março, em parceria com a Casa das Palmeiras, com a palestra “Arteterapia e Emoção de Lidar: Encontros e Desencontros.”

Durante este caminho em que nosso motivador maior é pensar a Arteterapia e contribuir para este saber e técnica que tanto amamos, agradecemos a cada um de vocês que participaram de alguma forma deste ano de 2015. E em 2016 sua presença e participação será de grande valia para nós! 

Caso tenha dificuldades em postar seu comentário, nos envie por e-mail que nós publicaremos no blog: naopalavra@gmail.com




2 comentários:

  1. Maravilha! Adoro os textos de vocÊs, gostaria que de alguma maneira, online, ou por skype, pudesse participar dos encontros! Pois acredito ser um conteúdo riquissimo! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Eu é que desejo agradecê-las pelas ricas reflexões trazidas aqui no blog! Que 2016 seja ainda mais produtivo, Boas Festas para todas!

    ResponderExcluir