segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

ARTETERAPIA EM GRUPO – Um depoimento


Por Eliana Moraes

No texto do dia 26 de outubro de 2015, intitulado “Arteteterapia High Touch”, iniciei uma série que se propõem a pensar sobre uma modalidade de trabalho em arteterapia bastante comum: arteterapia em grupo. Esta questão foi levantada no grupo de estudos “A prática da Arteterapia” a partir da experiência e desejos de trabalho das participantes, em grupos terapêuticos continuados, grupos em vivências, grupos em cursos para arteterapeutas, etc. 

Retomando o ponto de vista:
Percebemos que esta é uma forma de atuar como arteterapeuta que embora bastante comum, não é banal. Possui seu nível de complexidade e que demanda do arteterapeuta se instrumentalizar para seu manejo.

Aos arteterapeutas interessados neste tema, sugiro a leitura do primeiro texto da série e que acompanhe o próximo, que pensaremos sobre embasamentos teóricos e manejos específicos da arteterapia no trabalho com grupos.

Mas antes de seguir no aprofundamento teórico, hoje gostaria de compartilhar o texto produzido por uma paciente que participou por três anos de um grupo arteterapêutico que conduzi na UIP. Chegado o momento de fechamento deste trabalho, cada paciente foi convidado a refletir: “A Arteterapia lhe serviu para quê?”. E esta paciente percebeu que a modalidade de grupo havia lhe afetado de forma específica e durante o processo de sua conclusão, produziu uma poesia que, com sua autorização, hoje o blog “Não Palavra” publica. Nossa intenção é promover um convite aos arteterapeutas e estudantes que apreciem e reflitam sobre cada verso desta poesia como uma expressão e depoimento de alguém que efetivamente experimentou e experienciou a potência da proposta da arteterapia em grupo.

Arte
Arte Terapia
Arte Terapia em Grupo

Arte – Sensibilização
Criatividade
Expressão
Realização

Terapia – Conscientização
Clareza
Posicionamento
Dificuldade
Enfrentamento
Dúvida
Reconhecimento
Transformação

Em grupo – Adaptação ao Grupo
Aceitação do diferente
Preconceito reconhecido
 Superação
Espelho
__________________________

Divisor de águas
Antes e depois da Arteterapia em Grupo
Mudanças profundas
Em processo
______

PROCESSO INTERROMPIDO.


Caso tenha dificuldades em postar seu comentário, nos envie  por e-mail que nós publicaremos no blog: naopalavra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário