terça-feira, 13 de outubro de 2015

A EXPRESSIVIDADE DA PESSOA IDOSA - Um registro

O blog "Não Palavra" recebe como convidada uma querida amiga que tem dialogado conosco,  nos recebido em seu espaço tão acolhedor e de forma generosa trocado experiências e práticas. Luciana Machado, arteterapeuta conhecida por seu trabalho com idosos, hoje nos presenteia com um registro de sua participação no congresso de geriatria "GeriatRio 2015". Este registro é digno de nota uma vez que acreditamos e trabalhamos para que a Arteterapia seja respeitada e requisitada pela a equipe multidisciplinar e profissionais de saúde no cuidado com idosos e demais campos de atuação.

Bem vinda Lu!


Por Luciana Machado


Compartilho neste texto o tema apresentado por mim no CONGRESSO GERIATRIO 2015 , ocorrido entre 03 e 06 de setembro no RJ, na mesa – A EXPRESSIVIDADE DA PESSOA IDOSA. A mesa foi composta por representantes de diversas formas de terapia, sendo estas a Psicologia, a Musicoterapia, a Gerontopsicomotricidade e a Arteterapia, sendo nesta última o meu enfoque e onde tenho dez anos de atuação. Vale ressaltar, que esta foi a primeira vez que a Arteterapia teve espaço em um congresso de Geriatria e Gerontologia. Esta é mais uma grande conquista!

Durante os vinte minutos que tive na mesa do Congresso em questão, tentei transmitir uma base do que é a Arteterapia, e apresentar minha experiência no Projeto Rodarte, que mantenho há mais de dez anos ao lado de minha mãe Sonia Santos e, atualmente as voluntárias: Ana Lucia Machado dos Santos, Fernanda Sousa, Leila Amaral, Luana dos Santos Jabour, Mary Gomes Rai Silva e Tania Borges.

A linha de raciocínio foi falar da Arte, da Arteterapia e de seus benefícios até chegar neste Projeto, pois este é a prática e a experiência que possuímos capaz de provar todas as teorias citadas naquele momento. Sendo assim, citei a origem da arte, com os desenhos e pinturas rupestres pois a mesma é de origem milenar, é a expressão e o registro mais antigo dos diferentes potenciais humanos. Ao se expressar com e através da arte o homem o faz por inteiro; seu corpo, sua percepção, sua emoção, sua intuição estão presentes e atuantes, deixando a sua marca, fazendo-se conhecer.

Citei a Dra. Nise da Silveira, como uma grande Psiquiatra que trocou os eletrochoques por tintas e pincéis, ou seja, por atividades criativas revolucionando a seção de terapia ocupacional do Hospital Pedro II. Seu legado é de grande valor para todos aqueles que trabalham com a produção e leitura de imagem com olhar terapêutico. Em seguida
 falei da Arteterapia e citei depoimentos de alguns dos participantes de nosso Projeto.

O atendimento de Arteterapia com idosos pode ser realizado  individualmente ou em grupo, ou até mesmo em domicílio - indicado para aqueles com dificuldade de locomoção ou declínio cognitivo mais avançado.

Mostrar o nosso trabalho em um congresso médico é um passo importante para os arteterapeutas, um merecido reconhecimento dos resultados, do esforço e dedicação dos profissionais, cada vez com maior visibilidade.

Atualmente o número de Geriatras no Brasil está em torno de 1.400 profissionais e acreditamos que esta parceria em um trabalho de prevenção resultará em um benefício sem igual. Geriatras e Gerontólogos podem e devem indicar aos seus pacientes trabalhos arteterapêuticos, pois assim poderão beneficiar um número cada vez maior de idosos.

A Arte cura e a Arte é para todos!!!!


Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Luciana Machado e o trabalho do Projeto Rodarte:


3 comentários:

  1. Eu, que faço parte do projeto Rodarte , tenho orgulho de aprender a cada dia com essas profissionais Sonia Santos e Luciana Machado.

    ResponderExcluir
  2. Eu, que faço parte do projeto Rodarte , tenho orgulho de aprender a cada dia com essas profissionais Sonia Santos e Luciana Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania,
      Obrigada por fazer parte do Projeto e acreditar na Arteterapia!
      Bjs,
      Luciana e Sonia

      Excluir