terça-feira, 27 de maio de 2014

Olhares: Casa das Palmeiras

por Flávia Hargreaves



Para os amantes da imagem, em especial aquelas criadas livremente, sem as amarras da Arte e seus discursos, imagens capazes de tornar visíveis as imagens do inconsciente, não podem perder esta oportunidade que a Casa das Palmeiras oferece abrindo suas portas todos os sábados até o dia 7 de junho para a exposição Olhares.

Além da exposição, o visitante poderá acompanhar o ciclo de palestras Olhares 2014, sempre aos sábados às 17 horas, promovendo a discussão sobre os diversos olhares sobre o tema.

"A Casa das Palmeiras é uma instituição sem fins lucrativos criada pela Dra. Nise da Silveira, em 1956, que utiliza as atividades expressivas como meio de reorganização do mundo interno. Segundo ela, as imagens são o meio mais direto para acessar o inconsciente e, também, o meio pelo qual o inconsciente consegue se expressar da maneira menos propensa a equívocos."

Olhares conta com a curadoria do Dr. Jean Pierre Hargreaves, psiquiatra e atual presidente interino da Casa das Palmeiras, e marca o início de uma série de iniciativas com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos nos ateliês, além de incentivar o aprofundamento do estudo de imagens na área de saúde mental, através de palestras, cursos e grupos de estudo.

No dia 7 de junho às 16h, Martha Pires, coordenadora de artes plásticas da Casa das Palmeiras, apresenta a performance "Alegoria a Jaime". 

A exposição ficará aberta a visitação até dia 7 de junho, somente aos sábados.

Palestras

DIA 31 de maio - sábado às 17h
- Carlos Bernardi - analista junguiano, supervisor da Casa das Palmeiras - "Jung e o método Nise da Silveira"
- Patrícia Casqueiro Gois - artista teatral, especialista em Psicologia Junguiana - Arte e Imaginário, e coordenadora de teatro na Casa das Palmeiras - "A teatralidade do inconsciente"
- Flavia Hargreaves - arteterapeuta e professora de artes visuais - "Olhares possíveis"
Mediadora: Maria Teresa Martins - psicanalista e diretora técnica da Casa das Palmeiras.
______________________________________________

DIA 7 de junho - sábado às 17h
- Luiz Fernando Lobo - diretor teatral.
- Clara de Góes - psicanalista da Escola de Psicanálise Letra Freudiana; professora da UFRJ; e dramaturga  - "A poesia de lalingua"
Mediador : Jean Pierre Hargreaves - psiquiatra e presidente interino da Casa das Palmeiras.


______________________________________________

Local: Casa das Palmeiras
Rua Sorocaba 800 - Botafogo - Rio de Janeiro

Visitação: Sábados das 14h às 20h
Palestras: Sábados às 17h.

Tel.: 21 2266 6465
https://www.facebook.com/events/230029783854529/

Nenhum comentário:

Postar um comentário