segunda-feira, 17 de junho de 2013

REPETIÇÃO CRIATIVA

            Tenho observado alguns pacientes que em psicoterapia relatam verbalmente sua questão e estes relatos se repetem, repetem, sessão após sessão. Não é raro estes mesmos pacientes se incomodarem com esta repetição verbal e trazerem a sensação de que “não estão saindo do lugar”.
            De fato, por algum motivo estes pacientes estão presos ali e esta repetição faz parte do processo terapêutico. É necessário repetir. Tenho feito críticas ao trabalho de psicoterapia que de forma ansiosa e sem respeitar o tempo e as possibilidades do paciente, tenta tirá-lo deste lugar de repetição verbal.
            Percebo que a arteterapia é um recurso muito interessante para este fenômeno, pois através da sua riqueza de possibilidades expressivas possibilita uma “Repetição Criativa”. Ângela Philippini* diz:

“... esta questão poderá ser repetida através de uma infinidade de atividades plásticas expressivas diferentes, quantas vezes sejam necessárias, para permitir o livre trânsito dos conteúdos inconscientes rumo à consciência.” (PHILIPPINI)

            Repetir através da escrita criativa, por imagens, pinturas, desenhos, colagens, esculturas... As reflexões do paciente sobre a questão que se repete ganham fôlego através de tantas possibilidades da “Repetição Criativa”.
            Em um segundo momento, a arteterapia também pode responder à sensação de “não estar saindo do lugar”, ao proporcionar ao paciente recursos  de mudança de perspectiva e mudança de movimentos em cada trabalho. Nas palavras de Maria Cristina Urrutigaray**:

“A cada `elemento estranho` pede-se ao paciente que tente reproduzir sozinho, em outra organização, dando-lhe uma dimensão maior, mais amplificada de seu estado original. A cada ampliação resultante, realizam-se novas visualizações, novas análises. E, a cada interpretação efetuada, mais o sujeito se aproxima de um estado de interiorização e de busca pela sua integração.”

Referências Bibliográficas:

PHILIPPINI, Angela. ”Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: Uso, Indicações e Propriedades”

URRUTIGARAY, Maria Cristina. “Arteterapia – A transformação pessoal pelas imagens” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário