segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O QUE É QUE A BAIANA TEM ?

 

Carmem Miranda

 

Por Claudia Maria Orfei Abe - São Paulo/SP

leonardo.claudia@gmail.com 

Agosto de 2020. Arteterapeutas fazendo atendimentos on line. Pois é. Por aqui isso não vai rolar. Nada como a presença física para alegrar meu pai (86 anos) e minha tia materna (93 anos). Fui à casa dele no dia 25/08/2020. Tudo de novo: caminhar a pé, álcool gel, máscara, ficar à distância, lavar as mãos, tirar o tênis, etc..

Desta vez escolhi a pintura da imagem de Carmem Miranda. Conheci essa técnica num curso de Estimulação Cognitiva que fiz com a arteterapeuta Tania Freire aqui em São Paulo. Lembrei-me do prazer que senti quando eu mesma pintei a Carmem Miranda. Ao pesquisar sobre a vida dela, fiquei muito feliz em saber que ela nasceu em Marco de Canaveses, Portugal, o que novamente me trouxe boas lembranças de meus amigos portugueses.

Cheguei à casa falando: Vamos trabalhar ! Ao que o meu pai respondeu: Mas eu já sou aposentado !


 Setting arteterapêutico

Pai e tia adoraram ver o desenho da Carmem Miranda feito no papel vegetal. Agora a proposta era pintar utilizando o giz pastel oleoso.

Iniciamos a sessão.

Meu pai já exclama: Pintei os olhos ! E me mostra as pupilas pintadas de preto, se referindo à expressão do olhar. Em seguida fala que pintou as unhas dela. 


“Je suis
pintor japonês”. Pronto, agora deu para falar francês ! Ele vem trazendo falas em outras línguas há um bom tempo. Na sessão anterior deu o título de sua obra em inglês. Fala com frequência palavras e frases em italiano, e sempre no contexto. Conviveu com o sogro italiano, meu nonno. Continuou fazendo riscos representando as dobras dos dedos e as rugas na testa.

Enquanto isso, minha tia seguiu calmamente sua pintura, esfumaçando o giz com os dedos, e ao borrar alguma área, utilizou uma borracha para corrigir.


                                                              Tia: “Imitação de Carmem Miranda”

Coloquei uma seleção de músicas com a própria Carmem Miranda cantando, pelo celular. Os dois se lembravam dessas músicas. Meu pai fez movimentos de dança com o corpo, no compasso de cada música.

O trabalho de meu pai chamou atenção quando no início ele fez riscos coloridos com o giz e movimentos como se fosse um pintor com seu pincel. Depois passou a fazer raios amarelos ao redor da cabeça de Carmem. E de repente, continuou a pintar de tal maneira que quase nenhum espaço sobrou, ficando tudo muito colorido. Em certo momento meu pai perguntou: Posso fazer um dente cariado ? Afinal, sou dentista. (referindo-se à pintura dos dentes no sorriso da Carmem). Ele fez cantoneiras pretas e uma margem na parte inferior, pois sempre achou que a moldura valoriza a pintura.

 

Pai: “Obachan quirena, na !”     

Observei que os dois pintaram uma área que não correspondia ao prolongamento do braço. Não falei nada. Eles mesmos se deram conta e corrigiram suas pinturas.

Pai falou para tia: Agora eu sei por que o pintor bebe. (O pintor precisa fazer uma pausa pois o trabalho requer muito esforço, segundo ele).

Precisei encerrar a sessão após uma hora, pois ele estava transbordado de vontade de pintar e já não havia mais espaço para colorir. E desta vez, ele finalizou colocando o título em japonês !

Nota 1: Apesar da grafia em japonês estar incorreta, o significado que meu pai deu ao seu trabalho foi: “Senhora Bonita, né?”

Nota 2: Minha tia datou seu trabalho como maio, e estávamos em agosto ! Eita nóis...

 

Se você quiser ler meus textos anteriores neste blog, são eles:

Escrita pra lá de criativa - 27/09/20

Fazer o Máximo com o Mínimo - 01/06/20

Tempo de Corona Vírus, Tempo de se Reinventar - 13/04/20

Minha Origem: Itália e Japão - 17/02/20

Salvador Dali e “As Minhas Gavetas Internas” - 11/11/19

“’O olhar que não se perdeu’: diálogos arteterapêuticos entre pai e filha” -19/08/19

_______________________________________________________________

Sobre a autora: Claudia Maria Orfei Abe

Arteterapeuta – atuei em instituição com o projeto “Cuidando do Cuidador”, para familiares e acompanhantes dos atendidos. Atuei também em instituição de longa permanência para idosos com o projeto “Mandalas”, sua maioria com Doença de Alzheimer.

Atendo em domicílio e online.

16 comentários:

  1. Claúdia....perfeito. O processo, a condução, o texto. Não vou frear minha vontade sempre crescente de elogiar seu trabalho. Eu que acompanho desde sempre, vejo na alegria, na participação a grande possibilidade que a arteterapia traz. Consegui até visualizar seu pai "dançando" não como Carmem Miranda mas dançando Carmem Miranda. Manifestação pura e simples de satisfação. Que continue sempre este compartilhamento...um deleite para nós, fãs do Pai e da Tia, um bálsamo para quem enfrenta situações similares e acima de tudo, para nos enriquecer, nós arteterapeutas de coração...e de alma. Sou sua admiradora eterna. Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Pensando aqui em um nome para divulgar seu texto. Conhece alguma "marketeira" famosa? Não? Tem uma Abe que faz um trabalho bem legal...posso indicar

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto sobre a Carmem Miranda e muito bonito como desenvolve seu trabalho com seu pai (86 anos e sua tia (93 anos), uma filha amorosa sem dúvida. Muito bom sentir sua alegria no nosso grupo Histórias do rei Sol. Quando precisa se ausentar,o encontro fica um pouco menos caloroso...

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, como sempre, é uma alegria, uma torrente de criatividade e ânimo ler seus textos, cheios de expressividade e compromisso com bem estar e a estimulação do "Pai e da Tia"! Parabéns, querida! Que este movimento tenha um tempo significativo e continue a nutrir nosso grupo e os leitores do Blog com trabalhos tão lindos! Sou sua fã de carteirinha!! 🤣🤣🤣

    Tania Salete/Fortaleza/CE

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clau!
    Novamente vc me emocionou!!!
    Beijos...pra vc...Leo...pai ...tia!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, Clau!! Pelas suas palavras eu me senti "participando presencialmente" desse momento tão construtivo com seu pai e tia. Muito divertido!! Parabéns pelo lindo trabalho!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Querida Cláudia!Texto espectacular sobre Carmem Miranda!
    O Pai e a tia pintaram muito bem!!!!
    Óptimo trabalho com os dois! Abraço muito apertado 🤗

    ResponderExcluir
  8. Eu percebo um clima muito favorável ao setting terapêutico, uma paz, uma tranquilidade e alegria. Parabéns por ser você e ser A Arte terapeuta do seu pai e tia. Beijo no seu coração, Tigra querida! 😘💚🙏🏻

    ResponderExcluir
  9. Fantástico trabalho, Claudia. Adorei ver a reação à imagem da Carmen Miranda, e a maneira como pintaram essa imagem, a sua Tia e o seu Pai. Ele, com muita imaginação, como é normal. Notei também, o seu comentário sobre os seus amigos portuguesrs, quando refere o Marco de Canaveses, local de nascimento de Carmen Miranda. Sempre atenta, querida Claudia ! E, claro a sua paciencia e habilidade, para tratar e trabalhar com os idosos. É louvável. Continue ! Parabéns.
    É semprw um prazer enorme ler os seus textos e conhecer a sua actividade. Um grande abraço e beijo, para si e Leo.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso Cláudia,lendo o texto visualizo os dois pintando, cada um do seu jeito,da pra sentir também a emoção deles mostrando o seu melhor na arte de pintar, a imaginação do seu pai a respeito do dente com cárie, enfim só tem uma palavra extraordinarioooooooo!

    ResponderExcluir
  11. Adorei Claudia!!!! Arrasando sempre nos textos. Admiro muito o trabalho que você realiza com muito amor e carinho. Grandes momentos que você está passando com seu pai e sua tia e que serão lembrados pra sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Falar em várias línguas, como dizia a Elke Maravilha (que também é um pouco Carmen Miranda) é como viver várias vidas! Belíssimo trabalho e muito aprendizado com o pai de Cláudia! Parabéns sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa que bonito que ficou!!!Como eles conseguem!!!Seu pai falando em outras línguas, que maravilha!E sua tia ter confundido o mês....isto não é nada. Penso quantos idosos estão largados em suas casas sem nem terem ao menos com quem conversar, que dirá um trabalho inteiramente voltado para eles.
    E a tendência é aumentar cada vez mais a população de idosos. O SUS poderia trabalhar neste sentido,e dar sentido para a vida de muitos!Parabéns Minha amiga!!Um beijo neles por mim!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cláudia! Parabéns! Que sensibilidade a sua! Bom demais saber que seu pai.e sua tia tem possibilidades de realizar tamanha atividade que traz tantos benefícios! Belas obras de Artes! Que tal propor para eles uma exposição dos trabalhos num formato virtual e também para os familiares?
    Beijos 💋😙😙😙

    ResponderExcluir
  15. Comentários da Elizabete (Arteterapeuta)! Direto de Brusque- SC- Brasil.

    ResponderExcluir