segunda-feira, 6 de julho de 2020

PINTAR & BRINCAR JUNTOS, ARTE QUE NASCE DO ENCONTRO


Por Maria Matina - Portugal
matinarte@gmail.com
Instagram @matinarte
Youtube Pintar Brincar só começar 


É com muita alegria que volto ao blog ‘Não Palavra’ partilhando desafios e descobertas da minha prática cotidiana de relação com o mundo através da arte. Hoje, partilho com vocês o projeto ‘Pintar & Brincar juntos’, que nasceu da necessidade de conectar com o público apesar do isolamento que vivemos durante a quarentena. Minha motivação inicial para a criação desse projeto foi individual, sentia que precisava de um espaço de troca e da ajuda dos outros para conseguir criar artisticamente e superar a sensação de paralisia que o isolamento começava a me causar.

A ideia inicial era criar a partir da fala e interação com o público durante uma transmissão ao vivo, e com uma folha em branco a minha frente iria convidar o público a criar junto a mim, ir desenhando, pintando e construindo uma imagem que pudesse traduzir nossas ideias e nosso encontro, e foi assim que nasceu o primeiro ‘Pintar & Brincar juntos!’, a  partir das lives no instagram e YouTube fui perguntando aos espectadores o que viam pela janela, ou o que gostariam que entrasse na imagem, qual era a cor que lhes vinha à mente, o que estavam pensando, sentindo… e assim foi  se revelando uma imagem que me inspirou a improvisar uma história.



E lá se vão 12 encontros, todos com criações e propostas artísticas diversas e 12 histórias improvisadas. Histórias que nasceram como uma interpretação narrativa daquela imagem, utilizando elementos sonoros, objetos e movimentos. Sempre encerro o encontro estendendo o convite para que cada um dos participantes vá além da criação da imagem e desdobre as possibilidades daquela obra, felizmente esse convite é acatado por diversos participantes que criam histórias, dançam e utilizam elementos para complementar a narrativa. (os resultados podem ser vistos no instagram @matinarte)

Apesar de eu estar desenhando ao longo do encontro, minha intenção não é apresentar o desenho que faço como um modelo ou referência a ser seguido, pelo contrário, reforço sempre que cada um deve fazer seus elementos como quiser (com as cores, formas ou como lhe vierem à mente), e é possível perceber pela interação do público que naquele momento estamos todos em processo de criação, cada um concentrado em seu fazer artístico.

Os encontros têm em média uma duração de 90 minutos, e durante esse período estão todos (crianças, idosos e adultos) envolvidos no processo de criar a partir das ideias e contribuições do coletivo.

Outra característica muito interessante destes encontros têm sido a frequência dos mesmos participantes, vez ou outra temos novos participantes, mas desde o início um grupo constante de 10 pessoas participa regularmente e têm nesse encontro um espaço de autocuidado, além das diferente faixas etárias (6 a 60 anos) existem diferentes configurações de grupos, alguns estão sozinhos em suas casas, enquanto outros estão em coletivo, participando como família de forma individualizada porém vivenciando a experiência juntos.

Por ter esse grupo constante pude ir aumentando o nível de dificuldades ou desafios longo do encontros, ampliando a integração entre as diferentes manifestações artísticas, incluindo poesia, dança, música e teatro, além de propor temas subjetivos e abstratos como o sentir juntos, a vida e a morte. Temas esses que poderiam ser muito desafiadores para uma dinâmica realizada a distância, mas que resultaram em processos criativos muito diversificados e enriquecedores, além de excelentes resultados artísticos.

Apesar das plataformas (instagram e Youtube) não terem o recurso de acompanhar todo o processo de criação dos participantes ao fim dos encontros existe sempre o espaço para o diálogo e convite à partilha de tela, onde os participantes que desejarem partilham suas criações e como se sentiram ao longo do encontro. A observação das obras criadas por cada um e a partilhar o processo, fortaleceu o grupo, e criou a noção de pertencimento real.

As obras também são partilhadas posteriormente nas redes sociais como exposição permanente desses encontros.

Atualmente os encontros ao vivo estão em pausa, pois Portugal já está voltando a uma ‘normalidade’ e minha demanda de trabalho aumentou muito. Porém, para não deixar os participantes desatendidos faço semanalmente vídeos de sugestão de atividade para Pintar & Brincar. Espero que quem leu até aqui também possa se inspirar a criar, olhar fundo dentro de si e partilhar com o mundo sua arte.

“A tua visão tornar-se-á clara quando olhares para dentro do teu coração; quem olhar para fora sonha, quem olha para dentro desperta” Carl Jung


Referências:
RODRIGUES, DALILA D’ALTE. A infância da arte, A arte da infância, Fund. Caixa Agrícola do Noroeste, Viana do Castelo, 2016.
TEATRAL, CIA. DE MUSICA. Ecos de Opus Tutti, Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
KRENAK, AILTON. ‘O amanhã não está a venda’, Cia das Letras, 2020.

_________________________________________________________________________

Sobre a autora: Maria Matina


Formação: Artista e Arteterapeuta
Área de atuação/ Projetos/Trabalhos: Artista, educadora e arteterapeuta, nasceu no Rio de Janeiro numa família de artistas. Formada em Gravura - Belas Artes UFRJ ministra aulas de arte desde 2007. Também têm grande experiência no trabalho de estimulação precoce e artística para bebés. Atualmente coordena de forma nômade a Casa Benet Domingo no Rio de Janeiro. Residindo em Portugal desde 2016 participa regularmente de exposições com o coletivo Aveiro Arte além de realizar workshops e atividades artísticas em festivais e diversas cidades de Portugal.

4 comentários:

  1. Lindo! Muita poesia no seu recado Maria! Inspirador . A palavra partilhar é constante no seu brincar e pintar. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por suas palavras! Visite minhas redes para ver alguns dos resultados desses encontros. Têm sido muito gratificante.

      Excluir
  2. Olá, Maria! Acabo de ler seu texto/reflexões e achei muitíssimo interessantes. Gostaria de saber em que redes sociais encontro seus perfis para ter uma ideia mais completa do trabalho, pois estou em processo de formação e os estágios aqui no Brasil ainda serão on line, por conta de tudo o que está ocorrendo aqui.
    Grato!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Norival, como vai. Lamento, mas só vi sua mensagem agora. Não apareceu nenhuma notificação me meu e-mail. Você poderá me encontrar no instagram ou facebook @matinarte

    ResponderExcluir