segunda-feira, 3 de junho de 2019

UM MERGULHO PESSOAL COM A COLAGEM




Vera de Freitas – RJ
verafguimaraes@gmail.com



A COLAGEM é uma técnica expressiva organizadora, sintética, integradora e estruturadora. Uma eficiente proposta arteterapêutica.

Tem como procedimento compor uma imagem, com elementos de diferentes origens, como recorte de imagens de revistas, figurativas ou não, papéis coloridos, partes de jornal e impressos, tecidos, fios etc... É a composição feita a partir do uso de materiais diversos, criando uma nova imagem.

Foi utilizada no século XX principalmente por Picasso e George Braque, fundadores do CUBISMO, primeiro movimento artístico que utiliza a COLAGEM.  Este movimento tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas. A representação do mundo passou a não ter nenhum compromisso com a real aparência das coisas.

Depois de muito ler, estudar e produzir, consegui enfim entender ou justificar o meu interesse, a minha preferência pela COLAGEM. Usando esta técnica para me expressar, para me ver, para me analisar e me conhecer, produzia de diversas formas. Fiz o curso e dezenas de cartões de Soul Collage ®, montei cadernos de colagem e fiz colagens de vários tamanhos. Fui fazendo, experimentando, criando e me libertando. 


Desde sempre separava e guardava imagens que me encantava de alguma forma, e assim fui criando o meu acervo de imagens prazerosamente selecionadas.

Recolocar essas imagens em uma nova produção, além de ser uma facilidade, era também um encantamento e uma descoberta de um novo sentido, um novo significado.
O efeito de unificar, de compor, de integrar, ganha um novo sentido.

Trabalhar com a COLAGEM mexe especialmente com a Função Pensamento, descrita por Jung como uma das funções de adaptação que a consciência usa para reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Esta função esclarece o que significam os objetos, trabalha para reconhecer as coisas como são. Julga e classifica. E tudo faz sentido para  a organização e equilíbrio psíquico, uma vez que mexe com a desconstrução, a fragmentação, a quebra, o corte, mas também mexe com o poder da escolha, o poder de decisão, com a seleção, a prioridade, a organização, o planejamento, a união e a descoberta do novo.

Para materializar um conteúdo expressivo é preciso fazer ordenações, elaborar idéias dando-lhes novas formas. Segundo Fayga Ostrower todos os processos de criação representam tentativas de estruturação, experimentação e controle. 

Assim, a COLAGEM possibilita o equilíbrio psíquico e emocional a partir da flexibilidade, da organização, de contornos e limites.

Selecionar, integrar e compor para criar o novo. O efeito da composição, da integração ganhando um novo sentido.

E falando um pouco mais sobre a minha experiência com essa técnica, sinto realmente como num caminho cheio de cores e formas, repleto de significado, como Angela Phillipini se refere ao processo arteterapêutico. 



Foi um trajeto com experiências muito interessantes para o processo de autoconhecimento, de possibilidades de transformações, e ainda de puro prazer e exercício de liberdade, promovendo organização, equilíbrio e mais saúde psíquica reverberando na vida de modo geral.

E uma das importantes transformações foi me sentir segura e autônoma o suficiente para estimular no outro o criar e o experimentar, observando os efeitos de fazer arte.

Foi com o uso da liberdade e da autonomia criativa, onde tudo se completa, se organiza e se compõe que tudo vai contar de você. Você se descobre e descobre o que estava encoberto. 

E foi fazendo, experimentando, criando, organizando, superando, observando e escrevendo que me descobri, me conheci e me reconheci.

___________________________________________________________________________

Sobre a autora: Vera de Freitas 


Advogada, Arteterapeuta (POMAR)
Cursando Pós Graduação em Arteterapia (POMAR)
Administradora do Instituto VENHA CONOSCO - Tijuca, RJ 
Professora de Iniciação Artística - Instituto ZECA PAGODINHO
Facilitadora do Grupo de Arte e Expressão  para adultos e Grupo de Desenho Livre.
Ateliê  de PAPEL MACHÊ

3 comentários:

  1. Parabéns Vera. Suas colagens são belíssimas. Me senti inspirada em trabalhar com técnicas mistas, depois que conheci seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Vera! Escrever é também uma forma de colagem: selecionamos, organizamos e criamos com as palavras já conhecidas novos textos.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!!! Colagens lindas! Caminho lindo o seu! Parabéns amiga Kerida!

    ResponderExcluir