segunda-feira, 1 de maio de 2017

PROJETO RODARTE: um relato sobre a prática da Arteterapia com idosos


Dando seguimento à reflexão sobre o potencial da Arteterapia no trabalho com idosos, hoje o Não Palavra Abre as portas para Sonia Santos e Luciana Machado, duas amigas queridas do Não Palavra, que fundaram e mantêm há 11 anos um belo projeto que leva a Arteterapia como agente de saúde e qualidade de vida para idosos. E a partir destes anos de experiência, oferecem o curso "Como trabalhar Arte com idosos", na Tijuca - Rio de Janeiro. 

Bem vindas Lu e Sonia!
Eliana Moraes


Por Sonia Santos e Luciana Machado
Facebook: Arteterapia Luciana Machado
Site: http://www.lucianamachado.art.br/ 




O “Projeto RODARTE, a Arte Rodando por Toda Parte” nasceu da vontade de homenagear PAULO RODARTE, pai de Sonia e avô de Luciana, que faleceu em 2006 devido a complicações da Doença de Alzheimer.

Optamos por criar esse projeto para idosos, pois muitas vezes sentimos que os mesmos são excluídos na própria família. Eles precisam continuar "vivos", "ativos" e "criativos". Deveriam ser respeitados, aceitos pela sociedade e reconhecidos por sua experiência e sabedoria, o que normalmente não ocorre.

Além da perda de parentes e amigos, eles passam por uma crise de identidade, devido, muitas vezes, a não saberem qual é o seu papel na sociedade e também pela diminuição da sua condição econômica.

Os idosos devem continuar a sentir-se vivos e a desenvolver seu processo criativo e nada mais indicado do que a arte, onde poderão usar sua criatividade como forma de expressão.

O desafio dessa faixa etária é conseguir uma maior expectativa de vida com qualidade. A velhice não deve significar “envelhecimento" de atitudes e comportamentos e, neste ponto, a arte pode ajudar a despertar e manter viva a vontade de fazer, criar, superar problemas e sobretudo, "viver".

Durante esses anos do projeto observamos que a Arteterapia pode ajudar os idosos a criarem alternativas para buscar, por intermédio da arte, o autoconhecimento, o fortalecimento da autoestima, a diminuição da timidez, a socialização, etc, por meio de técnicas e materiais diversos que os levam a expressar seus sentimentos de forma não verbal e sim pela linguagem artística.

Os objetivos do Projeto Rodarte vêm sendo alcançados tanto no Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Júnior, em São Cristóvão, como também, na Casa de Ramana, no Grajaú, no Rio de Janeiro.



Apesar de serem diversas as técnicas utilizadas no Projeto (colagens com materiais diversos, construção com sucata, papeis, EVA, arames, dramatização, modelagem com argila e massa de modelar, desenho, pintura, dança) percebemos que a colagem é a mais bem aceita, talvez pela pouca complexidade, sendo uma facilitadora para a atividade.

Temos consciência de que o projeto RODARTE, através da Arteterapia, tem a preocupação de trocar o medo, angústia, a insegurança, a solidão de muitos idosos por pincéis, tintas, colagens, etc. visando promover uma melhor qualidade de vida, oferecendo-lhes as medicações de que mais necessitam, os remédios para a alma: carinho, afeto, acolhimento, atenção, sem contraindicações e com efeitos colaterais "benéficos", como prazer, alegria e felicidade!

A música está sempre presente nos encontros.

Temos a preocupação de adequarmos as técnicas aos comprometimentos clínicos naturais (quando existem) nessa faixa etária como também deixá-los bem à vontade quanto ao manuseio dos materiais.


Caso você tenha se identificado com a proposta do “Não palavra abre as portas” e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com
Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.

A Equipe Não Palavra te aguarda!

Referências Bibliográficas:

Ferrino, J.C., Grupos de reflexão sobre o envelhecimento
São Paulo: Gerontologia, 1998

Grinberg, Luiz Paulo. Jung, o homem criativo 
São Paulo FTD, 2003

Hollis, James. A passagem do meio, da miséria ao significado da meia idade.
Tradução de Claudia G. Duarte, São Paulo, Editora Paulus, 1995

Phillipini, Angela - Arteterapia - a utilização da expressão artística para revelar o mundo interior, Rio de Janeiro, Clínica Pomar, 1997

------------------------, Caderno de Arteterapia - Terceira Idade, Rio de Janeiro Clinica Pomar, 1997

------------------------, Reencontros e Reencantos na Terceira Idade - Revista Imagens e Transformação, Rio de Janeiro, Clinica Pomar, nov/2000


Souza, Otília Rosângela. Longevidade com criatividade, Belo Horizonte, Armazém das ideias, 2005

___________________________________________________________________________

Sobre as autoras:




Sonia Santos

Formação:   Assistente Social e Arteterapeuta
Área de atuação/projetos/trabalhos:

Idealizadora e coautora do Projeto Rodarte, ministrante e corresponsável pelo curso: “Como Trabalhar ARTE com Idosos” e realiza atendimentos em domicílio (idosos).




Luciana Machado

Formação:   Pedagoga, Psicopedagoga, Pedagoga Empresarial e Arteterapeuta.
Área de atuação/projetos/trabalhos:
Coautora do Projeto Rodarte, ministrante e corresponsável pelo curso: “Como Trabalhar ARTE com Idosos” e proprietária do Espaço Terapêutico Luciana Machado. 
Site http://www.lucianamachado.art.br/

6 comentários:

  1. Projeto maravilhoso, de grande ajuda ao idoso. Sonia e Luciana são super dedicadas e amam o que fazem! Parabéns, os idosos agradecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,
      Obrigada pelo carinho.
      Amor é um ingrediente muito importante!!!
      Que mais idosos sejam beneficiados pela arte.
      Gratidão!
      Luciana Machado e Sonia Santos

      Excluir
  2. Eu sempre pensei pq os idosos tem que ficar em casa sentado em suas cadeiras ou dormindo. Que nada eles tem vida, e isso é tudo numa pessoa. Eles tem que continuar vivendo e dedicando seus dias em coisas alegres que dão prazer a eles. Eu acredito que a Aarte faz renascer aquilo que eles acreditam que já não existe mais. A ESPERANÇA, É por isso que eu quero fazer pós em Arterapia, pq é nisso que eu acredito. NUNCA PERDER A ESPERANÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acreditamos e pensamos como você.
      Desejamos que esteja já fazendo sua Pós em Arteterapia ou o Curso de Formação.Irá se encantar.
      Abraços,
      Luciana Machado e Sonia Santos

      Excluir
  3. Comentário enviado por Ione Vasconcellos:

    Neste Planeta Azul, existem 7 bilhões de pessoas, e aqui pertinho na Tijuca, existem 2 pessoinhas que se doam, encontrando motivação que ajudam o próximo a prosseguir , através do "Projeto Rodarte" .Suas matérias primas são constituídas de muito afeto e dedicação. Os idosos agradecem. Só pessoas especiais conseguem esta devoção. O sr. Paulo Rodarte está muito orgulhoso de vocês.
    Parabéns,
    Ione Vasconcellos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ione,
    Você é a nossa prima?
    Bom, fazemos realmente este trabalho com muito afeto e dedicação. Os idosos merecem sentir bem estar e que podem ser criativos e produtivos apesar da idade.
    Gratidão pelas belas palavras.
    Com carinho,
    Luciana Machado e Sonia Santos

    ResponderExcluir