segunda-feira, 15 de maio de 2017

ARTE, ATUALIDADE E INDIVIDUAÇÃO



Hoje, mais uma vez, o Não Palavra abre as portas para Mércia Maciel, estudante de Arteterapia no Rio de Janeiro. (Veja seu primeiro  texto AQUI )

Neste segundo momento Mércia compartilha conosco um fragmento de seu estudo fazendo a resenha de um vídeo que a tocou: uma entrevista com o analista junguiano Dr. Carlos Byington.

Aproveito a oportunidade para encorajar outros estudantes de Arteterapia que tenham o desejo de participar do projeto "Não Palavra abre as portas", ao qual uma das linhas de pesquisa é "Resenhas de literatura em Arteterapia e/ou saberes relacionados". Ela tem como objetivo a sugestão de literaturas ou referências que possam colaborar para a formação do profissional de Arteterapia. Aqui, a proposta é fazer uma resenha apresentando um livro ou outras referências como vídeo, filme, exposição ou espetáculo que tenha contribuído para seu estudo, pesquisa e prática em Arteterapia.

Mércia aceitou este convite. E sendo este um espaço colaborativo, você estudante, também será bem vindo. 

Eliana Moraes 

"Criança geopolítica assistindo ao nascimento de um
novo homem", Salvador Dali.



Por Mércia Maciel
mercia.m@terra.com.br

Ao  longo da minha história, sempre me fascinaram aqueles que aproveitam seu tempo de vida para adquirir sabedoria, para além do próprio conhecimento.
Talvez isso seja resultado do privilégio de ter tido um pai idoso, que me concebeu já aos 55 anos de idade. A maior herança que deixou para mim e meus irmãos foi a sabedoria que se dedicou a adquirir. Fez desse seu objetivo de  vida e caminhada.
Hoje, buscando me aprofundar no estudo da Teoria Junguiana como base para o meu exercício da Arteterapia, encontro essa pessoa que cativa com seu modo de ser amoroso, profundo e generoso. Refiro-me  ao analista junguiano Dr. Carlos Amadeu Botelho Byington.
Médico psiquiatra, nascido em São Paulo, mas crescido no Rio de Janeiro, Dr. Carlos Byington especializou-se em Psicanálise e, em 1965 graduou-se pelo Instituto Jung, em Zurique. Ao retornar ao Brasil, fundou juntamente com colegas a Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.
Além de ministrar cursos e palestras por todo o Brasil e exterior, Dr. Carlos Byington desenvolveu conceitos próprios que originaram a Psicologia Simbólica Junguiana.
Nesta entrevista ao André Rodrigues, do site Jung Na Prática (CLIQUE AQUI) , especialista em Psicologia Junguiana e Arteterapia, o Dr. Carlos fala sobre a importância do estilo da personalidade, que já nasce com a pessoa, como raiz de toda arte. Diz ele: “A arte é a maneira de viver, dentro da estética.” A arte de viver, a arte como Obra, as obras de arte da natureza.
Fala também sobre seu pensamento a respeito da educação, expresso em seu livro “A Construção Amorosa do Saber”. Defende a importância de um ensino criativo, que trabalhe também o aspecto matriarcal e não apenas o patriarcal, estimulando o exercício da criatividade na aprendizagem junto com afetividade, com carinho e com amor, e finaliza falando da capacidade de individuação, que todos nós temos, como direito a ser exercido numa sociedade que se pretende democrática. Nesse aspecto, demonstra a amplitude de seu pensamento, que alcança o sujeito inclusive enquanto cidadão.
Na entrevista abaixo, apesar do curto tempo de menos de 15 minutos, você poderá aproveitar um exemplo vivo do que propõe Carl Jung com sua teoria, voltada principalmente para a segunda metade da vida: alguém que fez e faz de sua vida uma busca constante pelo processo de individuação , que propõe o encontro do particular com o geral, do singular em si mesmo com o numinoso em  integração com o Todo.
Espero que aproveite, como eu, esse querido exemplo de sabedoria.


Para assistir a entrevista completa CLIQUE AQUI .




Caso você tenha se identificado com a proposta do “Não palavra abre as portas” e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com
Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.

A Equipe Não Palavra te aguarda!

_______________________________________________________________________

Sobre a autora:

Mércia Maciel

Assistente Social pela UFF (1994), pós-graduanda em Arteterapia e Processos de Criação pela UVA.
Experiência como assistente social: atendimento de família, dependência química, e crianças em situação de abuso.


Um comentário:

  1. Adorei o video. Aproveito para comentar que a escola Ogamita, no Rio de Janeiro, têm uma proposta de ensino que têm tudo a ver com a entrevista.

    ResponderExcluir