segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

NÃO PALAVRA ABRE AS PORTAS


Por Eliana Moraes

Em 2017 o blog Não Palavra inicia seu quinto ano de atividade em produção de textos que se propõem a pensar a Arteterapia. Ao longo deste percurso podemos identificar algumas fases, de um blog que começou como um diário de bordo pessoal, até os dias de hoje em que está estabelecida uma produção semanal de textos sobre as teorias e a prática da Arteterapia. De pequenas postagens que eram acompanhadas por amigos e pessoas próximas, até hoje em que cada publicação tem atingido a média de mil visualizações por pessoas de vários lugares do Brasil!

Já há algum tempo venho pensando sobre como o exercício da escrita sobre minhas articulações na Arteterapia, que começou de forma tão despretensiosa e foi tomando proporções inesperadas, foi me construindo e constituindo como profissional, e porque não como pessoa. Em meio a esta reflexão, pensava quão interessante seria estimular que outras pessoas se propusessem a um desafio semelhante e experimentassem suas próprias surpresas e descobertas.

Sendo assim, neste ano o blog Não Palavra abre as portas para arteterapeutas, estudantes e interessados que tenham um desejo guardado e/ou ativo de se lançarem ao desafio da escrita. Hoje, o Não Palavra faz um convite aos amigos e parceiros que até aqui nos acompanharam pela leitura, para que se tornem coautores deste espaço de articulação de ideias sobre a Arteterapia.

Assim, desenvolvemos algumas linhas de pesquisa e orientações para balizar aos que aceitarem o desafio tão instigante da escrita.

LINHAS DE PESQUISA

1)    Arteterapia: aspectos teóricos e articulações em suas especificidades:
Embora a Arteterapia faça interseção com diversos outros saberes, ela possui sua identidade própria, seu corpo teórico e prático próprios. Nesta linha de pesquisa cabe a exposição e articulação de ideias quanto àquilo que é próprio da Arteterapia, contribuindo para seu fortalecimento como saber e profissão.

2)    Arteterapia e outros saberes:
Uma das maiores características da Arteterapia se dá em seu grande potencial para dialogar com diversos outros saberes, como a Psicologia, Psicanálise, Medicina, Filosofia, Educação, Terapia Ocupacional, Teoria e História da Arte e outros. Nesta linha de pesquisa cabe a articulação entre a Arteterapia e outros saberes que possam contribuir para sua articulação teórica e instrumentalização dos profissionais que nela atuam.

3)    Resenhas de literatura em Arteterapia e/ou saberes relacionados:
Para que o arteterapeuta se instrumentalize para uma atuação consistente é necessária a dedicação em um estudo aprofundado das teorias da Arteterapia e outros saberes relacionados. Esta linha de pesquisa tem como objetivo a sugestão de literaturas ou referências que possam colaborar para a formação do profissional de Arteterapia. Aqui o autor fará uma resenha apresentando um livro ou outras referências como vídeo, filme, exposição ou espetáculo que tenha contribuído para seu estudo, pesquisa e prática em Arteterapia.

4)    Práticas em Arteterapia:
Para o fortalecimento da profissão Arteterapia em nosso país, é essencial que a classe invista em sua prática propriamente dita. Sabemos que a Arteterapia pode contribuir amplamente em sua riqueza de possibilidades para o coletivo/social. Desta forma, esta linha de pesquisa tem como objetivo a visibilidade, o relato e a troca de experiências quanto às diversas práticas existentes em Arteterapia em todo o Brasil.

Meu desejo é que o blog Não Palavra se faça cada vez mais como um espaço de pesquisa em Arteterapia. Assim, acredito que o “Não Palavra abre as portas” venha para somar a todos: aos autores desafiados pela escrita, ao blog que será beneficiado com a pluralidade de articulações e à Arteterapia pelo estímulo à pesquisa e produção textual, elementos tão importantes para o fortalecimento da profissão.

Caso você tenha se identificado com esta proposta e se sinta motivado a aceitar o nosso convite, escreva para naopalavra@gmail.com
Assim poderemos iniciar nosso contato para maiores esclarecimentos quanto à proposta, ao formato do texto e quem sabe para um amadurecimento da sua ideia.


A Equipe Não Palavra te aguarda!

2 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e ampliação, é sempre importante se abrir para poder seguir crescendo.

    ResponderExcluir
  2. Em breve estaremos trocando experiências Eliana. Quero muito contribuir para o crescimento desse projeto tão vivo e lindo que é o "não palavra". Bjss

    ResponderExcluir