quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ENCONTROS, DESPEDIDAS E RECOMEÇOS

Por Flávia Hargreaves
Contato: fmhartes@gmail.com

Fotografia: Flávia Hargreaves. Encáustica e tinta acrílica sobre madeira.

“[...] Não se trata de explicar uma coisa, mas de compreender uma história.” (1)

Estou descontextualizando a frase acima, arrancando-a do seu contexto e intenções originais para falar de mim, dando-lhe um sentido ao qual, nem o autor e nem quem o citou, se refere, mas por alguma razão me trouxe as palavras e os pensamentos que buscava organizar para iniciar o texto de hoje.

Ainda sobre as palavras, também trago novamente a expressão “ENCONTROS E DESENCONTROS”, muito utilizada por mim em textos e palestras, mas desta vez, fazendo referência à música que a inspirou: “ENCONTROS E DESPEDIDAS”, de Milton Nascimento. Sim, hoje é dia de despedida, de fechamento de ciclo e de recomeço.

DESPEDIDAS, sempre difíceis, mas às vezes necessárias, enriquecedoras e fortalecedoras para todos os envolvidos. Então, sem muitos rodeios e com palavras precisas e claras: hoje me despeço publicamente do Não Palavra, como integrante da equipe, mas permaneço como amiga e incentivadora de um projeto que tanto colabora para a discussão da nossa profissão, trazendo visões independentes e diversificadas sobre a Arteterapia.

Como coloquei no início, “Não se trata de explicar uma coisa” ...  Eu mesma não saberia explicar, mas esta frase me esclareceu que não era necessário. Entretanto, é preciso, sim, compreender uma história: a minha. Compreender o meu momento, algo que completar 50 anos deu uma tonalidade peculiar e tornou a “explicação” dos fatos, absolutamente vazia. Este desligamento é o reconhecimento de um fechamento de ciclo para dar espaço a um recomeço. E, como diz a música, “É a vida...”(2),  vida que segue, vida de encontros, despedidas e recomeços...

RECOMEÇOS de quê?
Dentre as novidades, de 2017, reabrirei, em Copacabana, meu ateliê de arte, desativado em 2006, integrando a proposta anterior – um espaço de encontros, de produção artística, exposições, estudos, cursos e pesquisa sobre arte – a um novo olhar, construído ao longo desses 10 anos, a partir do meu envolvimento e compromisso com a Arteterapia, como um instrumento de promoção de saúde e bem-estar. Meu desejo é que o novo ateliê se transforme em um espaço artístico e terapêutico onde as pessoas possam escolher seus caminhos.

Com relação ao Não Palavra, tive a oportunidade, com a equipe, de comemorar os resultados positivos derivados de toda a seriedade, planejamento e energia investidos, gerando um crescimento considerável de visibilidade para os nossos trabalhos e para a Arteterapia. Agradeço, à Eliana Moraes, pela parceria profissional, incentivo permanente e pela abertura de um espaço tão generoso onde pude compartilhar, nas publicações do blog e nos ciclos de palestras, partes de minha pesquisa sobre a Arteterapia e sua articulação com a Arte. Agradeço igualmente à parceira de equipe, Maria Cristina de Resende, que tanto me acrescentou e instigou na pesquisa e no desenvolvimento da escrita.

E o meu MUITO OBRIGADA a todos os leitores que me acompanharam, comentaram e compartilharam minhas publicações.

Fotografia: Flávia Hargreaves. Desenho, lápis de cor sobre papel.

_______________
(1) SILVA, 2006, apud MARQUES, p.11.
MARQUES, Flávia. Fundamentos do Ensino Superior I. Curso de pós-graduação à distância Docência do Ensino Superior. UCAM. s/data.

(2) Encontros e Despedidas, Milton Nascimento.

5 comentários:

  1. Flávia, embora eu não tenha tido a oportunidade de fazer um de seus cursos ou assistir sua palestras, vejo a seriedade de seu trabalho acompanhando o blog e o Facebook. Admiro de longe tudo que o Não Palavra "inventa". Adoro! Você fará falta. Boa sorte nos seus novos projetos. Que você e o Não Palavra tenham um 2017 de muitas realizações e muita Arte, afinal de contas são as cores que nos tornam mais transparentes e felizes, não é mesmo?
    Beijos meninas. Boas férias!
    Renata Cé

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata. Fico feliz com todo o apoio que tenho recebido para esta nova etapa da minha caminhada. Com certeza o trabalho continua, mas agora em espaços diferentes. Tenho certeza de que o Não Palavra seguirá com a sua contribuição para o fortalecimento e discussão na área com muita seriedade e sucesso. Como coloquei no texto, em 2017 reabro meu ateliê e seguirei com meus endereços virtuais no face e no blogspot, que no momento estão passando por uma reestruturação. Bjs e Boas Festas!!!
    Flávia Hargreaves - fmhartes@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Querida Flávia,parabéns pela coragem na tomada de decisão,quando esta envolve despedidas. Sucesso nesse novo caminho em 2017. Será muito gratificante continuar com você nos momentos de tanto crescimento pessoal e profissional por meio do nosso Curso de Atelier Livre em Arteterapia. Ótimas celebrações natalinas para você e os seus. Abraço com carinho. Bia Abreu, beatrizartepsi@gmail.com - Seyva Atleier - Arte Expressão, Psicologia e Estudos.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrgada Bia. Toda despedida tem seus desafios e perdas, mas tenha certeza de que estes momentos difíceis são também de grande crescimento para todos e no final será uma soma ou uma multiplicação de trabalho a favor da arteterapia que nos é tão cara. Espero você na retomada do ateliê em 2017 e que as celebrações de final de ano renove nossas energias para entrarmos com pé direito em 2017. Bj grande. Flávia.

    ResponderExcluir
  5. Flávia.Como já comentado, mudanças são difíceis e necessárias para o crescimento. Em se tratando de trabalho profissional, o comprometimento e maior. Mas, novos caminhos são necessários no desenvolvimento e aprimoramento do seu Ser, profissional. Bons frutos no novo espaço. Muito estudo e muitas descobertas para 2017. Bjs

    ResponderExcluir