quinta-feira, 31 de julho de 2014

Arteterapia: Antiguidade Clássica e Classicismo para quê?

O que os antigos egípcios, gregos e romanos tem a nos ensinar para lidarmos melhor com as nossas questões e dilemas contemporâneos?

 Por Eliana Moraes e Flávia Hargreaves

Trabalho realizado durante o curso inspirado na Grécia.

O Egito nos leva a uma reflexão sobre nossa biografia no embate com a morte e a promessa de eternidade. A Grécia nos desperta para o pensamento, para a beleza livre de excessos. Roma nos obriga a voltar o nosso olhar para a realidade concreta e objetiva. O olhar através da eternidade, das regras, da filosofia, da estética, da utilidade e da eficiência nos faz perceber o quanto necessitamos desenvolver cada um destes aspectos para trilhar nosso caminho com sucesso, mantendo equilibrados nossos desejos e nossas necessidades.

O curso sugere um passeio no tempo, em que vamos até os tempos do Antigo Egito, da Grécia e Roma Antiga, e de lá e trazemos o que nos interessa para os dias de hoje, para as nossas vidas, para o nosso papel como terapeutas. Percebemos, ao longo desta jornada, o quanto trazemos em nós destes homens que experimentaram, sentiram, pensaram e criaram nos tempos antigos as bases da nossa cultura, da nossa sociedade e do nosso imaginário.

Formato do curso

O curso é oferecido em módulos independentes, permitindo ao aluno cursar os temas que lhe interessam livremente.

A estrutura de cada aula é montada em três momentos bem definidos:

No primeiro há uma aula expositiva de história da arte, com apresentação de imagens e textos teóricos sobre o período estudado, sua contextualização histórica, a função da arte e as motivações e expressões possíveis para aquele “homem” com o qual entraremos em contato.

Num segundo momento há a vivência de uma ou mais técnicas de arteterapia inspiradas neste contexto, partindo do princípio de que é muito importante que o arteterapeuta experimente em si aquilo que irá propor ao seu cliente e também que explore os materiais para que tenha o manejo sobre ele.

No terceiro momento, trocamos de lugar para a perspectiva do profissional arteterapeuta. São discutidas questões sobre a aplicabilidade das técnicas vivenciadas, com que perfil de clientes, em que contexto, com que possíveis adaptações. Em alguns momentos, fazemos estas reflexões à luz de casos clínicos que enriquecem as discussões.

E por fim, refletimos também sobre questões que estes contextos históricos nos inspiram, para a formação do profissional de arteterapia que tem o desejo de se estabelecer como tal.

Recebemos como feedback que este curso tem trazido grandes frutos para quem o vivencia. E podemos dizer que também tem sido muito intenso, apaixonante e recompensador para nós compô-lo e dividi-lo com aqueles que embarcam nesta jornada.
_________________________________________________________________________________

 CURSO
Arteterapia: História da Arte para quê?
Professoras: Eliana Moraes e Flávia Hargreaves

PRÓXIMAS TURMAS:
Modulo 1: Pré-História e Primitivismo
Barra: Domingo. Mensal. Das 10h às 17:30h. 4 aulas.
Botafogo: Quinta. Semanal. Das 10h às 12h. 8 aulas

Módulo 2: Antiguidade Clássica e Classicismo
Botafogo: Terça. Semanal. Das 18h às 21h. 8 aulas.

Informe-se sobre as novas turmas através do email: elianapsiarte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário