segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

UM ANO DE "NÃO PALAVRA"


Por: Eliana Moraes

            Nesta semana, mais precisamente no dia 15/02/14, o blog “Não Palavra” completa um ano de caminhada. Olhando para trás fico contente ao  observar seu processo de construção, passo a passo, tijolo a tijolo. No início a ideia era compartilhar meu dia a dia de estudo e prática da arteterapia. Este objetivo ainda se mantém, mas no decorrer do tempo outros temperos foram sendo adicionados, como a descoberta do valor da História da Arte para a Arteterapia, o mergulho no Dadaísmo e Surrealismo e a parceria com Flávia Hargreaves que foi se desenhando no meio do caminho.
            A charge acima me fez pensar sobre meu próprio processo criativo para a manutenção do blog. Durante este ano foi fundamental estar muito atenta a cada leitura, troca, conversa, aula, grupo de estudo, vivência, prática, atendimento, supervisão. Cada experiência foi uma oportunidade de surgir aquele “estalo”, aquela ideia, que se transformaria em uma questão, uma reflexão, um texto.
Penso que esta deva ser a postura de um Arteterapeuta. Um eterno curioso, que permanece com o olhar aberto e os ouvidos atentos por onde passa.. Estar em constante movimento de percepções, atuações, produções, criações.
Compartilhar o dia a dia desse movimento ininterrupto de reflexões para mim foi um prazer. Perceber que cada vez mais pessoas se interessam pela discussão sobre a arteterapia e nos dão a mão nesta grande roda, é uma alegria. Ver que os temas abordados contribuíam para o meu crescimento profissional e de colegas, é muito gratificante. 
Que venham mais um, cinco, dez anos de comprometimento como arteterapeutas. Que o blog “Não Palavra” continue firme em sua jornada, embasado no desejo de contribuir para a Arteterapia como um saber estabelecido. Se este desejo também te pertence, você é nosso convidado para esta comemoração!


2 comentários:

  1. Parabens Eliana Moraes pela iniciativa e generosidade em compartilhar suas ideias experiências na arteterapia e fico muito feliz em colaborar neste projeto. Acredito neste espaço que abre para discussão muitas questões relativas a nossa pratica diaria na arteterapia, uma área profissional ainda em construção e ainda permeada de muitas duvidas e inseguranças. Espero que cada vez mais os arteterapeutas se mobilizem e participem com seus comentários neste blog.Talves este seja o desafio para o segundo ano de não-palavra.

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Não Palavra antes de conhecê-las e participar de eventos na AARJ. Está sendo muito bom poder compartilhar de todos estes processos que nos levam a não palavra, que nos levam a usar alem das palavras, dos pensamentos, sentimentos e emoções. Compartilhando o conhecimento vamos além, juntos somos a construção das existências, com ou sem palavras. Beijão, parabéns!
    Nasaré Marques da Silva

    ResponderExcluir