segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

NOVO CURSO - ARTETERAPIA: HISTÓRIA DA ARTE PARA QUÊ?

Curso vivencial de História da Arte e sua aplicabilidade no setting terapêutico.


Arte pré-histórica. Pintura rupestre de cerca de 15.000 AEC. Touro com cavalos, Caverna de Lascaux, França.

por Eliana Moraes e Flávia Hargreaves

Está saindo do forno o Módulo I do nosso o tão sonhado curso "Arteterapia: História da Arte para quê?", com inicio em março de 2014, no Rio de Janeiro. Nossos ouvidos estiveram atentos às demandas de nossos alunos e colegas de profissão sobre o seu interesse de aprofundamento em “Arte” na “Terapia”. Cada vez mais estamos convencidas de que a Arte nos oferece um imenso potencial como disparador de reflexões e mobilização de processos de autoconhecimento. A evolução das artes e das técnicas ao longo da história e suas motivações nos oferece instrumentos poderosos e inspiradores para a utilização de técnicas expressivas na clínica e nos ateliês terapêuticos.

Com ênfase em exercícios vivenciais, reflexões e discussões sobre sua aplicabilidade terapêutica, o curso estabelece relações entre as tendências, estilos e movimentos artísticos, atualizando-os para o nosso tempo e relacionando-os a nossa história pessoal.
Ao longo do curso serão abordadas diversas técnicas plásticas e estilos buscando o reconhecimento e o desenvolvimento de um estilo individual de representação e expressão da realidade e das emoções.

O curso abre espaço para a vivência individual ao entrar em contato com os diversos "homens" e "estilos" ao longo da História da Arte. Em um segundo momento, abre espaço para a reflexão sobre como o terapeuta poderá dispor destes conteúdos na sua atuação profissional.

Aproveitamos este espaço para agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram e incentivaram a realização deste projeto.

Sobre o curso:
O curso será realizado em módulos independentes ao longo do ano;
Cada módulo será de 6 encontros semanais, com carga horária de 15 horas;
Voltado para estudantes e profissionais de arteterapia, psicologia e demais profissionais que utilizem técnicas expressivas no processo terapêutico.

MODULO 1: PRÉ-HISTÓRIA E PRIMITIVISMO

Vênus de Laussel, França, Relevo em pedra. 15.000/10.000AC. | Les Demoiselles d'Avignon.Pablo Picasso. 1907.

Início 14 de março.
Dias 14, 21, 28 de março, 4, 11 e 25 de abril
Sexta-feira das 15 às 17:30h

LOCAL:  Botafogo. Rio de Janeiro.

Informações e Inscrições: elianapsiarte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário