segunda-feira, 10 de novembro de 2025

ARTETERAPIA COMO FERRAMENTA PROFILÁTICA NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES

 

Por Luigina Lucia Palermo Antas/ RJ

       e Tania Moreira/ CE

 

                                                                               “O homem saudável é aquele que

                                                                                                                           possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.”

 

                                                                               (Hipócrates, considerado o pai da

                                                                                     medicina científica. 460 a.C.-37a.C.)

 

INTRODUÇÃO

 

Como a Arteterapia passa a ser um canal de superação e bem-estar para o professor? O que é preciso transformar?

           Esta  resenha explora a percepção que se tem sobre determinados acontecimentos marcantes, que nesta contemporaneidade tem sido observado com uma crescente preocupação, devido às pressões características de um ambiente escolar e nas mudanças que são constantes no sistema escolar, gerando instabilidade na saúde e na vida profissional do professor, e que também, quando em um momento particular sensível de sua transição trabalho-aposentadoria, é seguido de um processo de adaptação de uma nova rotina e identidade, o que faz refletir na forma de como se sente, como deve agir e como deve se determinar às mudanças.

A reflexão aqui proposta é sobre a importância da prevenção, da promoção e de um caminho de superação, que são abordagens diferentes, mas que se complementam, para alertar e trazer luz sobre a da saúde mental dos professores atuantes/ativos e dos professores em processo de transição trabalho-aposentadoria, da Rede Pública de Ensino, com foco no processo terapêutico alinhado à Arteterapia, propiciando a evolução da consciência, numa abordagem da Psicologia Analítica de Carl Jung.

   

 A SAÚDE MENTAL DO DOCENTE

            As jornadas excessivas de trabalho, pressões por resultados, exigências de desempenho e produtividade, desvalorização profissional, falta de suporte institucional, etc., ressoam negativamente e impactam a saúde dos professores em sua atividade laboral, desencadeando,  às vezes,  um conjunto de sinais do corpo e da psique (alma, espírito, mente), que caracterizam um  sofrimento mental, e como também, diante das mudanças da transição trabalho-aposentadoria (por sua vida estar profundamente ligada ao seu senso de propósito e valor), podendo em alguns casos, se perceber uma perda significativa de identidade por não ter mais o seu papel social, estando sujeito à produção de riscos biopsicossociais (que engloba a saúde e a doença através do estudo de elementos biológicos, psicológicos e sociais), e que podem gerar perda da autonomia, sentimentos de desvalorização, vazio, insegurança, ansiedade.

                                     Ao se permitir retirar a persona de profissional e estudante, de acordo com MORAES (2025), mudar o registro da razão para o emocional e intuitivo, do aprendizado para a experiência, há “um encontro com a alma.

         Nem sempre é simples para o profissional que vive intensamente seu ofício, a ação de retirada daquela “capa” que de alguma forma compõem sua personalidade e por que não, faz parte de sua identidade. Despir-se da persona é uma ação que envolve muitas camadas e necessita de um trabalho psíquico muitas vezes exaustivo, porém necessário.

Dentre outros caminhos,

“em Arteterapia apresenta-se como um território criativo marcado por símbolos particulares, que segundo PHILIPPINI (2008), assinalam, informam e definem sobre os estágios da jornada de individualização de cada um. Este caminho único, compreende as transições e transformações em direção a tornar-se um ‘in’-divíduo, aquele que não se divide face às pressões externas e que assim procura viver plenamente, integrando possibilidades e talentos, às feridas e faltas psíquicas.”

 

RELATO DE CASO: CANAL DE SUPERAÇÃO.  ESTÁGIOS DA JORNADA DA INDIVIDUAÇÃO

                                         A Inteligência Emocional, é a capacidade que nossa mente tem de identificar e administrar nossos sentimentos, para que ajam a nosso favor. O domínio das emoções se faz por meio do autoconhecimento, que significa compreender e reconhecer os nossos pensamentos, sentimentos e limites. À medida que nos conhecemos, passamos a agir de forma positiva e equilibrada. (GUIMARÃES, 2025)

 

O depoimento da professora R. C., diz que o desgaste físico e psicológico tem sido sintomas constantes, por não conseguir desempenhar um trabalho de excelência: - “A gente aprimora, busca novos conhecimentos e não consegue estruturar o trabalho na prática do dia a dia”. Faltam recursos materiais, recursos humanos e falta de tempo de planejamento escolar, verbas que nunca contemplam as necessidades de uma unidade escolar. São várias crianças com muitas necessidades e precisamos identificar e desenvolver diferentes habilidades tanto para crianças típicas, quanto das atípicas. É uma sobrecarga de responsabilidade, das quais somos envolvidas de forma incessante, invadindo as nossas prioridades enquanto ser humano.”

A professora L.P, menciona que vivenciar uma rotina tão desgastante, o dia a dia, o “chão das escolas”, permitiu conhecer e procurar lidar com os desafios, que muitas vezes acreditava não poder superar. O corpo começava a sinalizar dores. Noites mal dormidas. O dia amanhecendo. Falta de credibilidade. Cansaço contínuo. Sentimento de impotência. Saída da escola direto à clínica médica próxima, para aferição da pressão arterial. Sinalizava o início de ansiedade. Tempo de Chronos, com horários e prazos. Como sobreviver a jornada dupla em duas escolas? O estresse estava querendo se instalar. Logo após, ainda passou pelo processo de Transição Trabalho-Aposentadoria. E um novo dia... a cada dia. Diálogo interno. Conseguir transformar a energia negativa, direcionando para a energia positiva, ou seja, transformando em motivação. Tempo de Kairós, do momento certo para realizar algo. Percursos simbólicos.

             “Entender que o processo de individuação é o caminho para o autoconhecimento, tornar-se o si mesmo é um processo de autorrealização, no qual determinadas modalidades expressivas empregadas, estimulam funções psíquicas, como o pensamento, sentimento, sensação e intuição, iluminando aspectos sombrios da psique, ( PHILIPPINI, op.cit.) e assim, resgatar a possibilidade do livre fluir da energia psíquica.”

 E assim, “a energia psíquica encaminhada, desviada e transformada, ou seja, canalizada (Jung apud Hall e Nodby, 1993), gerou o primeiro percurso simbólico.: Baía de Guanabara (Enseada de Botafogo), produção da professora L.P, com a técnica de pintura Textura Visual, em preto e branco / luz e sombra, com lápis grafite.

 Segundo CARRANO E REQUIÃO (2013), o claro e escuro pode ser associado à determinada situação ou algum fato em suas vidas que estão mais claras ou mais escuras.


 

Tempo depois, no segundo percurso simbólico: criação do Mandala, com fundo escuro indicando o processo do caminho da individuação, em que a professora L.P., utilizou-se do origami na criação das borboletas, símbolo da transformação e renascimento. De acordo com CARNEIRO (2010), Jung “ao pintar uma mandala ou ria-la com mais diversos materiais, a pessoa vai se organizando externa e internamente, direcionando a atenção para o centro do próprio ser – Self... energizando todo o ser para que se torne aquilo que ele é”.

                


 


E no terceiro percurso simbólico, a professora L.P., inspirada nas obras de arte da artista plástica Beatriz Milhazes, fez uma reprodução em arte, entre cores e texturas, superposições de formas, com colagem e pintura aquarela. Construção e integração de diferentes aspectos do “eu”.

 


           


 

APOSENTADORIA: É O FIM OU INÍCIO DE NOVO PERCURSO?

           Para Viktor Frankl (1978/1989), o trabalho representa uma atividade humana que pode contribuir na busca de sentido para a existência humana.

“No modo de produção capitalista, que idolatra a produção aliena o                                                                               trabalhador do processo de produção, a aposentadoria é frequentemente vivenciada como a perda do próprio sentido da vida, uma espécie de morte social. Ao se valorizar apenas aqueles que produzem, deprecia-se o sujeito aposentado.”’ (RODRIGUES et al., 2005 apud MOREIRA).                                        

Os relatos mencionados fazem parte da realidade não só de professores, mas de inúmeros profissionais de áreas diferentes, pois de uma maneira geral, estamos todos imersos em uma sociedade que privilegia o desempenho, as metas, os cronogramas e tudo debaixo de muito estresse, desgastes e adoecimentos.

             Segundo filósofo Byung-Chul Han, a sociedade contemporânea, denominada por ele de sociedade do desempenho, é uma sociedade de autoexploração, onde o sujeito do desempenho explora a si mesmo, até consumir-se completamente, em um processo de autoagressividade, bem característico da Síndrome de Burnout. (HAN, 2017, p.101)

           Profissões encaradas como vocacionais, como por exemplo, professores, médicos, terapeutas, o trabalho não é somente uma fonte de renda, mas tem um sentido existencial.  Logo, quando a aposentadoria deixa de ser algo distante e surge como a opção para “descansar” da rotina estressante, o que se percebe é uma crise identitária. Muitos descobrem que perder o papel social também gera um vazio e sensação de desorientação quanto ao pertencimento. Porque este indivíduo    internamente mantém o mesmo padrão de autoexigência — buscando continuar produtivo, ocupado e ainda sem desfrutar de tempo para si. De fato, o descanso não acontece e o cansaço permanece, porque na sociedade do desempenho este sintoma não é somente físico, mas é algo ligado a forma como a pessoa percebe o mundo e a si mesmo.  Neste processo de dissociar que quem se aposenta é o cargo e não a real possibilidade de continuar produzindo de outra forma, sendo útil de maneira mais saudável, reconquistando o sentido de pertencimento e de verdade, investir em autocuidado, o que antes era impraticável e até inviável.

               Concluímos e afirmamos que a Arteterapia é uma proposta que está na contramão da lógica do desempenho, pois é um convite generoso para “ser”, antes de “fazer; processar as situações antes de produzir algo pelo fato em si. Um convite à expressão genuína, muito longe das performances tão idolatradas na sociedade, podendo ofertar ao indivíduo este lugar de pausa, de observação do ritmo interno, do sentir, experimentar e expressar-se sem o peso da produtividade. Assim, a aposentadoria deixa de ser um “fim” e se torna um novo começo — um tempo de florescimento interior, com mais relevância, qualidade e saúde em todos os sentidos.

           

 

REFERÊNCIAS:

CARNEIRO, Celeste. Arte, Neurociência e transcendência. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020. 208 p.: 21 cm.

CARRANO, Eveline. REQUIÃO, Maria Helena. Materiais em arte: sua linguagem subjetiva para trabalho terapêutico e pedagógico. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. 216p.: 24cm

GUIMARÃES, Gislene Nunes. Ferramentas e Técnicas de Intervenção em Saúde Mental. [Apresentação em slides]. In: GEPAM, Online, 29 jul. 2025.

HAN, Byung-Chul, Sociedade do Cansaço, 2a edição ampliada, Editora Vozes, Petrópolis/RJ, 2017

MORAES, Eliana. Quem é você? [Apresentação em slides.]. In: GRUPO QUÍRON: Encontros com o Curador Ferido, Online, 11 out. 2025

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Imaginários sobre aposentadoria, Trabalho, Velhice: Estudo de caso com professores universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 541-550, out./dez. 2011. Disponível em <URL>. Acesso em: 5/09/2025. https:scielo.br

PHILIPPINI, Angela. Para entender arteterapia: cartografia da coragem. 4 ed. – Rio de Janeiro: Wak Ed.. 2008

OpenAI, Google, Microsoft, 2025. [ABNT]. Acesso: URL.

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Sobre as autoras:



                                                                                      Tania Salete

Graduação em fonoaudiologia, pós graduação em psicopedagogia/UERJ.  Especialização em Arteterapia pela POMAR, Rio de Janeiro.  Pós graduanda em Envelhecimento Ativo, Artes e subjetividade pela Clinica Pomar.  Atuou com grupos terapêuticos e de apoio em casa de recuperação feminina e masculina. Atendimentos presencial e online - individuais e Grupos de Mulheres (REDE), crianças e adolescentes. Em Fortaleza, atuou no IPREDE/CONECTA - com atendimento de crianças no Espectro Autista. Atualmente desenvolve atividades no REDE 60+ - Grupo de práticas criativas em Arteterapia para idosos. 


Contatos: @caminhartes.arteterapia (Instagram e Facebook)



                                                           Luigina Lucia Palermo Antas


Formação:

Arteterapeuta AARJ 672/0515

Graduação em Pedagogia/Licenciatura Plena

Graduação em Educação Artística-Artes Visuais

Pós graduada em Arteterapia em Educação e Saúde

Pós graduada em Psicopedagogia

Formação Clínica em Arteterapia na Clínica POMAR

 

Área de atuação/ Projetos/Trabalho

 Professora de Artes Plásticas/Visuais do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

Proponente, coordenadora e docente do Projeto Caminhos Facilitadores do Desenvolvimento Humano – Desenvolvido no IBC / Instituto Benjamin Constant – Integrantes: Equipe de Saúde Multidisciplinar e estagiárias do Curso de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida .

 Publicado no site Instituto Arte na Escola em Relato de Experiência; Publicado no Caderno de Resumo dos Anais do CEDERJ, após conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores de Educação Básica/Fundação CECIERJ.

Projeto Todos Somos: Arte e Cultura Africana. Instituto Arte na Escola. Projeto Semifinalista XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã. São Paulo. Brasil

Projeto Caminhos Flexíveis para a Aprendizagem. Caminho Educativo percorrido com Abordagem Terapêutica Breve/Junguiana. Rede Municipal de Ensino/RJ. Turmas do Ensino Fundamental/Alfabetização. E.M. Pedro Ernesto/Lagoa/RJ

 

Pesquisa Independente em Arteterapia, Arte e Educação : sem vínculo institucional.

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