segunda-feira, 6 de novembro de 2023

VIVÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENCANTAMENTO

 


A Grande Onda de Kanagawa – Katsushika Hokusai

 

Por Claudia Maria Orfei Abe - São Paulo/SP

Instagram: @claudia_abe_

 

Depois de mais de mil dias vivendo praticamente no mundo virtual chega o momento oportuno, KAIRÓS, e ao canto do sabiá, os alegres e potentes encontros presenciais se tornam possíveis mais uma vez.

No começo de 2023 iniciamos uma rica e estimulante parceria – Claudia e Rita Maria – para a divulgação do nosso trabalho em Arteterapia.  Convidamos amigos e conhecidos para uma experiência singular.

Arte, Criatividade e Reflexão.  Oferecemos uma vivência cortesia, como uma degustação para saborearem, conhecerem o que é a Arteterapia. (Rita Maria Erhart de Souza Dias)

 

No início de 2023, eu e Rita Maria, ambas arteterapeutas, começamos as reuniões de planejamento, para iniciarmos o atendimento em seu ateliê, com o objetivo de divulgar a Arteterapia e o nosso trabalho.  Era janeiro quando passamos a convidar pessoas para uma experiência única, de encantamento, no Kairós Ateliê Terapêutico na Praça da Árvore em São Paulo, pertinho da estação de metrô, e, portanto, de fácil acesso. A cada mês criávamos um e-flyer com um texto específico para convidarmos por WhatsApp.

“Você gostaria de participar de uma vivência cortesia em Arteterapia?” (eu)

“O que é Arteterapia?” (o outro)

“Então, que tal você vir para a vivência, e aí você conhece a Arteterapia, o ateliê e o nosso trabalho. O que você acha?” (eu) 


 

E foi assim que começamos a colocar o Kairós Ateliê Terapêutico para funcionar, por meio de uma “Vivência Cortesia” – mais que uma gratuidade, uma gentileza.  Com a sugestão da fisioterapeuta Patrícia Ladeia Trindade, das minhas aulas de Pilates – “Ah, não faça grátis...peça a doação de um quilo de alimentos e depois entregue em uma instituição”, Rita Maria trouxe o conceito do “Ciclo Virtuoso”, ou seja, os alimentos arrecadados no Kairós Ateliê Terapêutico, durante as vivências cortesia, passariam a ser entregues pessoalmente por nós ao Instituto Meninos de São Judas Tadeu, próximo ao Santuário São Judas Tadeu em São Paulo. 

 


Entrega de alimentos doados 

Convites foram feitos aos amigos e conhecidos, por WhatsApp, lembrando que cada pessoa poderia trazer um convidado, sendo parente ou amigo. O número de participantes variou bastante em cada encontro, chegando ao total de 61, no período de fevereiro a agosto de 2023. E refletindo ao final de cada encontro tivemos a certeza de que aquelas eram as pessoas que deveriam estar ali naquele momento. Nem a mais, nem a menos.

Mas, e qual atividade deveríamos levar para uma vivência inicial, de apresentação? Não poderia ser nada muito superficial, mas também nada muito profundo nem muito mobilizador, afinal, não se tratava de um início de processo arteterapêutico. Tínhamos pensado numa atividade com colagem.

Ouvi uma voz na minha cabeça: “Entre com a onda de Hokusai”.

E assim, acabamos por optar em oferecer uma vivência inspirada na atividade online, dias antes criada e conduzida pela arteterapeuta Leda Nogueira Maekawa, durante o grupo de estudos em Arteterapia do qual participamos.

O encantamento começou na entrada da casa, com toda a natureza se apresentando por meio de plantas e flores. No interior do ateliê, vários objetos colecionados e obras produzidas por Rita Maria.

 

O jardim secreto de Kairós 

Após a recepção e acolhimento dos participantes, iniciamos a atividade apresentando o artista japonês Hokusai, sua vida e suas obras. “A Grande Onda de Kanagawa” serviu de inspiração, para a construção de suas ondas, com seus formatos, cores e complementos; cada onda com sua intenção. Ondas fixas ou móveis, encontraram seu cenário. A escrita livre individual e “secreta” encerrou este momento. Passamos para o compartilhamento em grupo, garantindo o sigilo para a confiança de todos. 

 


Dentro de Kairós – um tempo poético


Materiais para cor e colagem

 

Preservamos neste texto, os trabalhos e conteúdos compartilhados por todas as pessoas que participaram das vivências, e assim, coloquei nossas próprias obras executadas anteriormente, no grupo de estudos online.

 


 Claudia: “Como uma onda no mar” 

Minhas ondas estão coladas no papel.

Alguns escritos nas minhas ondas: “Tudo se mistura dentro de mim. As águas vão se acalmando dentro de mim”. 


Rita Maria: “É pôr do sol, e eu vejo uma baleia no horizonte”

Minhas ondas são soltas como no mar, não estão fixas no papel. Elas estão presas apenas com clips, e assim eu posso movimentar as ondas. E tem praia.  Minha onda tem espuma de algodão.

Atrás de cada onda tem escrito qualidades, palavras positivas, como “Amor, Energia, Fé, Humildade, que me encorajam a prosseguir.”   

Terminamos a vivência, passando para o “momento marketing”, ou seja, contando um pouco sobre nós, aproveitando para mostrar livros dos quais fazemos parte e as atividades que o espaço oferece.

 

 


Livros (veja abaixo em Bibliografia)

 

Nos despedimos com a certeza de que a maioria dos convidados saiu tocada, de alguma forma, mobilizados ou reflexivos, quer seja pelo contato com a natureza presente tão fortemente no local, quer seja pelo ateliê muito diferente de uma sala comercial, quer seja pela própria atividade. E ficamos pensando em criar experiências no Kairós Ateliê Terapêutico.

Foram momentos intensos e únicos para cada participante que se permitiu deixar se tocar pela proposta. Um olhar para si e o encontro com Alegria, Choro, Coragem e Acolhimento.

 

CONCLUSÃO

Essa experiência foi muito enriquecedora e serviu como um grande aprendizado para nós mesmas, já que nos foi necessário confrontar situações e conceitos na prática. Começamos com a parceria, que já é um desafio. Trabalhar em dupla, conduzir uma atividade de modo que as pessoas consigam conhecer as duas profissionais atuando. Respeitar o espaço do outro profissional. Compartilhar conhecimentos. Administrar conflitos, se ocorrerem.

Depois tivemos outro desafio: a organização, o modo operacional, ou seja, fazer a divulgação, fazer os contatos via WhatsApp, controlar a agenda. O rigor em manter os horários de início e fim foi necessário, pois muitas pessoas tinham outros compromissos logo após a vivência. E outras simplesmente queriam ficar.

Diminuímos as variáveis para observarmos o comportamento dos grupos. Aplicamos sempre a mesma vivência, com o mesmo tema e os mesmos materiais. Aprendendo, e aperfeiçoando o manejo a cada encontro, tivemos que fazer uma adaptação na atividade para poder controlar melhor o tempo.

Nos grupos de inclusão, eu mesma me sentei ao lado da pessoa com alguma necessidade para auxiliá-la, enquanto Rita Maria dava suporte aos demais.

Surpresas acontecem, não é mesmo? Então providenciamos uma caixinha de lenços de papel. A arteterapia é mobilizadora de conteúdos, mesmo não aprofundando, tudo pode acontecer.

Completamos a experiência com uma vivência online, com a amiga arteterapeuta lá de Fortaleza, Tania Salete Moreira. Combinamos o dia e horário. Mas, para ter uma experiência completa e de encantamento, fizemos uma chamada de vídeo pelo WhatsApp. Fiz exatamente como se a estivesse recebendo presencialmente. Ela pode ver a entrada da casa, o corredor, a natureza, o pátio, e finalmente adentrar o espaço do ateliê para a atividade. É claro que neste caso, não conseguimos permanecer só na atividade. Rolou muito papo e descontração. 

 


Tania Salete na vivência cortesia online, direto de Fortaleza. 

Finalizo contando aqui o quanto fomos surpreendidas com os relatos, com a criatividade nas produções plásticas e usos inusitados dos materiais. Ondas com formatos e cores diversas. Cenários apresentando os mesmos elementos sem ninguém olhar o trabalho do outro, e não era nem céu, nem mar. Detalhes maiores não poderemos citar aqui para manter nosso acordo de sigilo. Mas certamente mergulhamos profundamente no mar da icônica gravura do Mestre Hokusai, e nas inspirações-relato que foram despertadas em cada um dos convidados.

O Mundo Encantado – este é o nome que dei para o ateliê. Fadas e duendes estão por toda a parte. Um lugar de paz. Uma experiência única num lugar encantador. Gosto de brincar dizendo: “Você vai experimentar a Arteterapia, mas vai se lembrar é do café* da Rita!” (quem participou saberá do que eu estou falando).

Para finalizar este texto, deixo aqui uma pergunta:

“E você, gostaria de participar de uma Vivência Cortesia?”

 

Nota 1: Dedico esse texto à Vera Helena Erhart de Souza Dias (mãe de Rita Maria) pela empolgação e atitude positiva, frente aos nossos atendimentos no Kairós Ateliê Terapêutico.

Nota 2: Agradeço à Rita Maria Erhart de Souza Dias por sua parceria e contribuição neste texto. Contato pelo Instagram @kairos.atelieterapeutico

Nota 3: Agradeço à Leda Nogueira Maekawa, por apresentar a inspiradora vivência trazendo A Grande Onda de Hokusai. Contato pelo Instagram @leda_nogueira50

Nota 4: Agradeço à Patrícia Ladeia Trindade, fisioterapeuta do movimento, pelo significativo incentivo relacionado aos meus atendimentos arteterapêuticos. Contato pelo Instagram @patladeiat

Nota 5: Agradeço à Tania Salete Moreira por autorizar a publicação de sua foto com seu trabalho. Contato pelo Instagram @caminhartes.arteterapia

Nota 6: Agradeço a todos que participaram da Vivência Cortesia no Kairós Ateliê Terapêutico, nos formatos presencial e online.

Nota 7: café nos sabores: amêndoas torradas, baunilha e nozes, trufas de chocolate.

 

Bibliografia:

CIORNAI, Selma e PIECZARKA, Natália Pieczarka (orgs). Arteterapia no contexto social e comunitário: ruas, abrigos, instituições e comunidades. –  Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.

MORAES, Eliana (org) Escritos em Arteterapia: Coletivo Não Palavra. 1.ed. Divino de São Lourenço, ES: Semente Editorial, 2020.

POUSADA, Carmen Elisabeth (curadoria). Arte brasileira na contemporaneidade. Vol. III. São Paulo: Ornitorrinco, 2018.

 

Se você quiser ler meus textos anteriores neste blog, são eles:

20- O Uso do Giz Pastel Seco na Art Nouveau de Mucha – 26/09/22

19- Tô Vivo! – 22/08/22

18- A Massa Caseira como Recurso Arteterapêutico – 18/07/22

17- As Bailarinas de Degas – 16/05/22

16- Degas e as Mulheres – 21/03/22

15- Ah, o Tempo... – 14/02/22

14- As Cores em Marilyn Monroe – 13/12/21

13- Um Desafio – 11/10/21

12- O Branco no Branco – 23/08/21

11- Tudo Começa em Pizza – 28/06/21

10- Um Material Inusitado – O Carimbo de Placenta – 10/05/21

9- As Vistas do Monte Fuji – 22/03/21

8- É Pitanga! – 07/12/20

7- O que é que a Baiana tem? – 26/10/20

6- Escrita prá lá de criativa – 27/09/20

5- Fazer o Máximo com o Mínimo – 01/06/20

4- Tempo de Corona Vírus, Tempo de se reinventar – 13/04/20

3- Minha Origem: Itália e Japão – 17/02/20

2- Salvador Dalí e “As Minhas Gavetas Internas” – 11/11/19

1- “’O olhar que não se perdeu’: diálogos arteterapêuticos entre pai e filha” – 19/08/19

_______________________________________________________________

Sobre a autora: Claudia Maria Orfei Abe


 

Arteterapeuta e Farmacêutica-Bioquímica

Assim sou eu, apenas vivendo, mas querendo sempre novas experiências!!

Meu contato pelo Instagram: @claudia_abe_

23 comentários:

  1. Todos os textos de Cláudia Abe são viagens!

    Sempre são trajetórias, peregrinações, por locais onde ela jamais esteve e então vai nos contando todo o sabor de como trilhou essas novas veredas!

    E viagens são para desbravadores, exploradores, que é a essência da personalidade de Cláudia Abe.

    Muito obrigado por suas palavras, seus textos, seus encantamentos e sua amizade!!!

    Arthur Blade

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Cláudia, seu nome já está inscrito nos anais da arteterapia como uma das pioneiras na saga da sua implantação no Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cláudia, Rita e todos que se permitiram doar-se e compartilhar sua arte, seu olhar, confesso que foi uma experiência incrível de conhecer a si e ao outro com toda a leveza que vocês proporcionaram! A vida fica muito mais bonita com pessoas encantadas como vocês! Gratidão 🙏🏻😇💕😍💫

    ResponderExcluir
  4. Sempre um prazer ler os escritos da Cláudia! Só a arte salva mesmo. Sucesso na caminhada nesse ateliê lindo e mágico!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre bom acompanhar seu caminho Cláudia
    Que privilégio eu tenho em te conhecer além do trabalho
    Continue espalhando essa luz e energia

    ResponderExcluir
  6. Clau, finalmente vc deixou sua alma voar. Bj. Cida

    ResponderExcluir
  7. É uma honra e um grande privilégio trabalhar com a Claudia Abe...
    Aprendendo e rindo muito , trilhando em parceria
    Maravilhosa Jornada pelas nuances e encantamentos da Arteterapia ... Com LEVEZA, AFETO & COR

    ResponderExcluir
  8. Muito grata por participar de uma vivência permeada de conteúdos internos.Cláudia e Rita são ótimas na coordenação , orientam e dão suporte pra essa jornada pessoal. Gratidão!

    ResponderExcluir
  9. Cláudia excelente trabalho! Adoro ler seus textos, sempre enriquecem a mente e a arte. Abraços. Mary

    ResponderExcluir
  10. Claudia parabéns! Fico feliz de fazer parte da estória de vocês! Muito bom ler o que você escreveu!
    Lindo o que vocês fazem! Lindo o ateliê! Sucesso no caminho escolhido! Adoro você! Sua energia! Sua alegria contagiante!
    Desejo muitas realizações, com bastante criatividade e alegrias! Um abraço carinhoso!
    Espero poder participar outra vez, um dia!
    Yukie Nakamura Takahashi

    ResponderExcluir
  11. Li o seu texto e mesmo sendo diferente do que você costuma escrever, é igualmente interessante, encantador e divertido.
    Suas palavras são sempre um presente para quem está lendo!
    Parabéns e muitas bençãos nesta jornada da Arteterapia!
    Silvia Mayumi Koga

    ResponderExcluir
  12. Querida Cláudia!!! Que relato gostoso de ler!! Parabéns pela iniciativa deste trabalho em parceria e que venham outras vivências assim, tão prazerosas e profundas! Acolher! Acolher! Acolher! E juntos transformar realidades... Um beijo carinhoso da Elizabete de Santa Catarina!!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Cláudia
    Sempre bom acompanhar sua carreira
    Foi um privilégio trabalhar com vc e ter tido sua companhia por tanto tempo
    Hora de compartilhar novos rumos em sua segunda jornada

    ResponderExcluir
  14. Que vivência linda… a Arte cura! 👏🏼👏🏼❤️

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Claudia, muito lindo a escolha desta obra , muito sucesso nesta caminhada. São os da Roseli

    ResponderExcluir
  16. Concordo com alguém que declarou acima que os escritos da Cláudia já fazem parte dos "anais da Arteterapia". Ler seus textos é uma viagem encantadora! É como puxar uma cadeira e sentar para bater um papo descontraído, ouvindo histórias cheias de risada, aventuras, momentos de tensão e muita descontração. Amo ler seus textos, relatos e narrativas. Só posso agradecer à Rita e a Claudia por tamanha genorosidade em apresentar-me esta vivência tão peculiar e que para mim, foi profunda, desbravadora, tocante, tanto pela gentileza da condução, pois senti-me adentrando o Ateliê Kairós como uma participante presencial, embora esteja quase 3.100km de distância (Moro atualmente em Fortaleza), mas a delicadeza da condução e a recepção da Rita à porta do Ateliê foi algo de encher os olhos d´água, pois afinal, temos uma convivência online de mais de 3 anos, porém nunca nos vimos de maneira presencial. Senti-me abraçada por ambas, sem faltar o cafezinho. Portanto, fica aqui meu incentivo para quem mora em São Paulo para que participe deste momento, afinal, o convite esta aberto: - “E você, gostaria de participar de uma Vivência Cortesia?” Muito obrigada, amigas, Claudia e Rita Maria! Tania Salete Moreira - @Caminhartes.arteterapia

    ResponderExcluir
  17. Claudia querida! Primeiramente quero manifestar a minha imensa gratidão duplamente pelas duas oportunidades que voce generosamente nos ofertou. E quando digo, "nos ofertou" não foi apenas a minha pessoa, mas a todas as pessoas que puderam contemplar as duas experiencias. Sendo, a primeira, passar horas maravilhosas em que pudemos conhecer o trabalho desenvolvido por voce e a Rita em um espaço mais do que encantador, um espaço de muita energia positiva e de muita luz. E a segunda, de poder defrutar da leitura deste texto maravilhoso, que, com uma linguagem clara e leve, conduz a cada leitor a experiencia de relembrar cada momento aproveitado no dia da visita. Parabéns a voce e a Rita, pela excelente iniciativa, pela dedicação ao projeto, pela superação de obstáculos que são necessários ao crescimento, e pela GENEROSIDADE de voces de levar a arteterapia a tantas pessoas que a desconhecem, e, buscam por esta luz, por esta positividade que possam complementá-los, preenchê-los e inspirá-los.
    Fiquem com Deus!
    Mary e Mauro Ota

    ResponderExcluir
  18. Claudia e Rita, parabéns pela acolhida e leveza da vivência! Momentos de respiro e contato com o EU.
    Cibele

    ResponderExcluir
  19. Cláudia, é magnífica a forma que você escolheu para construir um caminho na Arteterapia; cada palavra aqui registrada pulsa como um coração apaixonado por tudo que faz! Sem academicismos, mas com um verdade ímpar! Você consegue colocar alma em cada linha escrita! A vida da gente costuma ser tão complicada e corrida! Parar e te acompanhar por meio de seus textos é uma pausa de extrema necessidade! A gente viaja! Entra no ateliê Kairós! ler seus textos, cada palavra grafada permite-me sentir o cheiro do café; o vento no balançar as plantas; sentar no banco! De verdade, ao te acompanhar no texto acima, pude me alegrar: " - O ateliê é nosso!" É de quem se dispuser a viajar, sentir, pulsar! Segue por esse caminho Cláudia! O mundão da gente tão necessário do ponto de vista da saúde mental precisa desse afeto. O segredo e a beleza da vida estão no mais simples! Teu coração tem voz Cláudia! Estaremos aqui para escutar teu chamado! Feliz daqui por viver por meio do texto a forma que você expressa a beleza da vida por meio da Arte! Forte abraço, Edson Damião

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Cláudia!!! Sua leitura sempre toca e encanta pela simplicidade nas palavras e pela profundidade do sentido das mesmas.
    Rita! Presença tão marcante e rica mesmo nos nossos encontros pela telinha!
    Cláudia e Rita, juntas! Certamente, um privilégio para quem pode participar. Em um espaço super acolhedor (deu para sentir só pelas fotos). Imaginei-me ali adentrando um portal mágico!
    Rita e Cláudia, muito bom tê-las como parceiras pelas trilhas da Arteterapia.
    Cláudia! Parabéns por mais uma escrita tão delicada, tendo como fundo a obra "A grande onda" - de Hokusai. Muitos mergulhos em nosso mar interno essa(s) onda(s) nos permite(m) fazer...
    Rita! Parabéns por trazer toda a potência da arte e mostrá-la em seu Espaço "Kairós Atelier Terapêutico."
    Uma dupla perfeita que promete muitas criações ousadas.
    Avante, queridas! Adorei a parceria.





    ResponderExcluir