segunda-feira, 21 de novembro de 2016

ENTRE A BAGUNÇA E A ARTE NOS DEPARAMOS COM A VIDA

por Flávia Hargreaves
contato: fmharates@gmail.com

Mesa de trabalho no curso "Conhecendo os materiais e aprendendo a usá-los". Foto: Flávia Hargreaves. 2016.

Há poucas semanas (06/11/16) tive a oportunidade de participar do evento em homenagem ao artista TUNGA (1952/2016) promovido pela AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro). A proposta de trazer este nome para um evento de arteterapia partiu da arteterapeuta Marise Piloto e quero compartilhar com vocês que mais uma vez a arteterapia me aproximou de um artista contemporâneo. Não que fosse meu primeiro contato, mas a arteterapia afeta o modo como se dá esta aproximação, são outros olhos, outros ouvidos, outras mãos, outras relações.

Tunga está entre os artistas que mais marcaram a minha visita a Inhotim em 2012, ao lado de Lygia Pape (1927/2004), Helio Oiticica (1937/1980), Cildo Meireles (1948) e Adriana Varejão (1964), todos brasileiros [QUE BOM!!!]. Em Inhotim vi pela primeira vez uma obra da japonesa Yayoi Kusama (Japão. 1929), no ano seguinte sua exposição "Obsessão Infinita" estava no CCBB e talvez tenha sido uma das mais fotografadas e postadas nas redes sociais, uma festa.



Evento "[...] o mundo que a gente constrói e o mundo que a gente vive [...]". Foto: Flávia Hargreaves. 2016.

Mas voltando ao evento em homenagem a Tunga, cujo título é uma citação do artista, "[...] o mundo que a gente constrói e o mundo que a gente vive [...]", o fato de estar envolvida com este projeto me fez mergulhar em um novo universo de possibilidades, frases inspiradoras, novos olhares sobre a bagunça e, claro, sobre o fazer Arte na Arteterapia. E, novamente me vejo diante dos temas das minhas palestras do II Ciclo Não Palavra: "Buscando potenciais na Arte Contemporânea para práticas na Arteterapia" (18/07/16), que foi reapresentada no evento da AARJ (06/11/16) e o da palestra de hoje "O arteterapeuta e a Arte" (21/11/16). 

Deixo aqui registrado meu agradecimento à Ligia Diniz e à AARJ pela oportunidade e, em especial, às minhas companheiras neste passeio pela obra de Tunga Marise Piloto e as "Lucianas" Pellegrini e Menz.


Palestra de Flávia Hargreaves no evento  "[...] o mundo que a gente constrói e o mundo que a gente vive [...]". 
Foto enviada por Marise Piloto via facebook. 2016.

Nas palavras de Tunga:
“Não gosto da palavra performance, eu diria fenômeno. Nesta ocasião precisa, não se trata sequer de um fenômeno. É um pouco mais do que isso. Trata-se de fazer bagunça. E o que é bagunça? O mundo…é uma bagunça e a gente trata de dar ordem a essa bagunça. Dar ordem é achar as coisas. Então no meio de uma coisa confusa você acha, descobre, depois essa coisa volta a essa confusão. Quando você toma de novo, você redescobre essa coisa.” fonte: transcrição de entrevista disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=F6sofs_fEcY> acesso em 05/11/16.
"Tudo é capaz de ser repositório de sentido e de ter depositado um sentido novo. A arte tenta tornar a vida um pouco mais intensa, divertida e cheia de sentido. Dar sentido às coisas é a atividade de um poeta e um artista. O convite que a arte faz é que você pode fazer. Você também é artista.” fonte: citação postada no facebook por Luciana Menz em 05/11/16.
"A disciplina de fazer arte, poesia, pensar por essa via é exatamente a disciplina de saber quem sou eu. Você desenha para descobrir o que está pensando. Muitas vezes, faz uma obra achando que sabe o que está fazendo e depois vai ver que ela está lhe ensinando e lhe narrando dentro dela, o que está implícito nela - episódios da sua vida, da sua experiência, da sua existência. Episódios de vida que você não viveu, ou acha que viveu e não percebeu. Então, muitas vezes, são pequenas experiências que as pessoas podem não se dar conta e numa obra se revela. É essa tensão em relação à experiência de qualquer ordem, que faz com que a vida seja mais interessante.“  fonte: citação postada no facebook por Luciana Menz em 05/11/16.
Se você acha que estas citações são reveladoras para a Arteterapia está na hora de refletir sobre o papel da Arte na Arteterapia. Então, ARTETERAPEUTAS, arregassem as mangas porque VOCÊ também é um ARTISTA, FAÇA BAGUNÇA, DESCUBRA E REDESCUBRA COISAS, DESENHE PARA DESCOBRIR O QUE ESTÁ PENSANDO E SENTINDO, MERGULHE NA EXPERIÊNCIA E AGUARDE QUE A OBRA SE REVELE.

HOJE 21/11/16 ás 18:30h. Copacabana. Rio de Janeiro.
II Ciclo de palestras Não Palavra. O Arteterapeuta e a Arte
com Flávia Hargreaves. Inscrições: naopalavra@gmail.com

Caso tenha dificuldades em postar seu comentário, nos envie por e-mail que nós publicaremos no blog: naopalavra@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário