segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MINHAS CAMADAS

Hoje,  o Não Palavra traz uma convidada muito especial que também esteve conosco participando do II Ciclo de Palestras, em setembro de 2016, apresentando o tema ARTETERAPIA NAS EMPRESAS
Desta vez, Rosângela Rozante compartilha conosco a sua reflexão sobre a importância do arteterapeuta se debruçar sobre sua produção de imagens revisitando-a e dando continuidade e estreitando sua relação com o fazer em Arte.  

Flávia Hargreaves
________________________________________________________________________

MINHAS CAMADAS
Por Rosangela Rozante *
contato: caminhodoself@globo.com
home page:www.caminhosdoself.com.br


Olá pessoal que acompanha o Blog de Arteterapia  Não Palavra! Gostaria de compartilhar com vocês que "Minhas Camadas" em parte aqui representadas por imagens de meu acervo pessoal, foram surgindo como reflexão de minha trajetória expressiva, no enfoque dado à aula PENTIMENTO, do Ateliê de Artes  para Arteterapeutas”(1)  coordenado por Flávia Hargreaves.  É muito bom passear pelo lugar de aluna e entrar em contato com coisas que eu venho propondo aos meus alunos e clientes em Arteterapia nos meus 30 anos de trabalho como Arteterapeuta e formadora de Arteterapeutas.   Vivenciar é confirmar a importância da Arteterapia a todo o momento como possibilidade de transformação constante. Que bom que pude viver plenamente como entrega, as emoções de rever imagens minhas mais antigas com imagens minhas que foram surgindo no percurso natural do curso. Uma análise reflexiva ao meu processo criativo, que prezo tanto e que me faz sentir que estou viva e  acreditar que esta criação é energia psíquica.


Creio que todo terapeuta deva de vez em quando sair do seu lugar e vivenciar o que propõe. Jung nos alerta que o inconsciente se manifesta através de desenhos, pinturas, músicas e arte em geral. Ele ressalta que “Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos". Olhar as imagens de um passado retrocedendo no relógio do tempo há mais ou menos  20 anos e refletir sobre ele através de imagens recentes, me fez olhar para o futuro – por isto chamei de “Minhas Camadas”. E, relembrando Nietzsche – “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”. A Jornada continua. A vantagem de prestarmos atenção ao movimento interior destas imagens é que facilita o nosso processo de individuação, que é a passagem do exterior para o interior, da periferia para o centro, colocando em movimento as habilidades inatas da nossa psique para a plena realização da nossa existência. Toda criação é genuína e atemporal.


Arteterapia é um processo alquímico de transformação dos conteúdos psíquicos que se expressam através da arte. Jung sustentou que a psique em seus aspectos conscientes está presente de maneira imediata e inegável. O mundo imediato da experiência não é como poderíamos supor, o mundo da matéria, mas sim o mundo de imagens mentais e sensações. Todo experimento é psíquico, até mesmo uma dor física, pois ela pertence à experiência pessoal do individuo. Poder dialogar com nossas memórias afetivas é sempre re-significar.


O que são camadas? São marcas deixadas, que podem ser encobertas por outras camadas ao longo do tempo. Rever estas camadas é um exercício de entrar em contato com processos internos que podem ser manifestos por diversas técnicas expressivas realizadas no passado, e no presente e que favorecem ao processo de individuação necessário, unindo passado – presente e futuro.  Eu sou dona de minha jornada e faço escolhas nela e, com certeza, elas se mostraram se mostram e continuarão se mostrando em meu processo de autoconhecimento.


O grupo de colegas arteterapeutas que vieram a compor a turma 13 deste curso (número bem sugestivo) abriu espaço com certeza para este meu movimento.  Uma disponibilidade interna maravilhosa que uniu corações, trouxe confiança e troca. Houve um momento em que Flávia pegou a batuta numa condução única, ainda isolada. Porém com o passar do tempo, cada uma de nós se tornou maestro de sua própria jornada. Vejo isto, como o objetivo que o terapeuta deve estar sempre atento, para propor ao seu cliente: Seja dono de seu processo.  Embora não fossemos um grupo terapêutico, não perdemos o afeto, o vinculo e a troca necessária para criar, construir e transformar. As considerações à buscas por fora, vieram naturalmente.  Queridas Flávia Hargreaves, Eliana Moraes, Rosane Quatrone, Regina Diniz, Luciana Pellegrini, Tania Salete, Dione Couto, Beatriz Abreu, Patrícia Acácia e Lucia Palermo. Espero que a arte sem preconceitos, livre de rótulos, bela pelas emoções trazidas que favorecem ao autoconhecimento; sempre engrandeçam à nós e a nossos clientes. Hoje vocês fazem parte de minhas camadas. Obrigada!

*Rosangela Rozante é psicóloga, especialista em Arteterapia, Análise Junguiana e Ciclo de Desenvolvimento Humano. Ex-Coordenadora Geral do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Arteterapia da faculdade de Filosofia de Campos/RJ. Diretora e Coordenadora de Cursos de Introdução/Formação em Arteterapia do Espaço Terapêutico Caminhos do Self. Membro da diretoria da AARJ.
(1) O "Ateliê de Artes para Arteterapeutas" é um projeto criado para dar oportunidade aos alunos do curso "Conhecendo os Materiais e Aprendendo a Usá-los" darem continuidade aos trabalhos iniciados no curso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GRIMBERG, Luiz Paulo. JUNG – O Homem Criativo. São Paulo: Ed. FTD,  2003.
JUNG. C.G.  A Natureza da Psique. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1974.
PAIN, Sara e Jarreau, Gladys. Teorias e Técnicas em Arteterapia. Ed.  Artmed, 1996.
PHILLIPINI, Ângela.  Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: Uso, Indicações e Propriedades. Rio de Janeiro: Ed WAK, 2009.
STEIN, Murray. Jung: o mapa da alma. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Ed. Cultrix, 2006.
IMAGENS
1ª imagem - colocada ao lado do título foi retirada de http://pt.oboulo.com/resumo-do-livro-psicologia-da-educação-matemática-teoria-e-pesquisas-55785.html
Demais imagens são do acervo da autora.

Caso tenha dificuldades em postar seu comentário, nos envie por e-mail que nós publicaremos no blog: naopalavra@gmail.com

2 comentários:

  1. Rosangela, primeiro tenho que agradecer por me permitir fazer parte do seu caminho e outro ponto é o prazer de ler seu texto tão consistente no conteúdo e na experiência desses 30 anos. Sua gentileza no falar e no Ser contribui para nosso grupo ser tão especial e transformador para cada uma de nós. Bj com carinho. Bia


    ResponderExcluir
  2. Rosangela, primeiro tenho que agradecer por me permitir fazer parte do seu caminho e outro ponto é o prazer de ler seu texto tão consistente no conteúdo e na experiência desses 30 anos. Sua gentileza no falar e no Ser contribui para nosso grupo ser tão especial e transformador para cada uma de nós. Bj com carinho. Bia


    ResponderExcluir