segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ARTE, SAÚDE E ARTETERAPIA NA AGENDA

por Flávia Hargreaves
contato: fmhartes@gmail.com


fonte: http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=4048


NOVEMBRO PLENO

O mês de novembro entra em cena trazendo muitas oportunidades para os interessados pela articulação dos temas Arte,Saúde e Arteterapia, entre exposições, palestras e outros eventos. Seguem algumas sugestões e alguns eventos dos quais eu participo como Olhares 2016 da Casa das Palmeiras e a homenagem a Tunga promovida pela AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro). Importante ressaltar que a articulação entre os temas deverá ser o resultado da reflexão de cada um de vocês, leitores, e não esperem de mim algo prêt-à-porter, pronto para levar e usar. Então, respirem fundo, se encham de disposição e aproveitem as oportunidades que a cidade oferece.

ARTE


Folhetos das exposições de Mondrian e Picasso no Rio de Janeiro.


Duas exposições de Arte imperdíveis em cartaz no Rio de Janeiro. Picasso: mão erudita, olho selvagem no Centro Cultural da Caixa até dia 20 de novembro; e a recém inaugurada exposição  Mondrian e o Movimento De Stjil, no CCBB até 9 de janeiro. Vale lembrar que a Caixa não funciona às segundas e o CCBB às terças.

Fui visitar as 2 exposições no dia 26 de outubro, numa quarta-feira de manhã e fiquei surpresa com a falta de público na exposição de Picasso (1881-1973), cujas obras vieram exclusivamente do Musée national Picasso-Paris. Espero que ao lerem o trecho abaixo fiquem inquietos e saiam correndo para o centro cultural. Mesmo quem já teve oportunidade de ver as obras, tenham em mente que sempre que revemos, "vemos de novo" diferente...
"Pelo fato de Picasso ter conservado essas obras a vida toda, e porque boa parte desse conjunto 'viveu' a seu lado, a coleção do Musée national Picasso-Paris permite  que o público consiga enxergar a intimidade do artista e seu processo criativo. Sendo a mais completa coleção de obras do mestre, esses 'Picassos de Picasso', oriundos diretamente dos seus ateliês, são testemunhas excepcionais e fonte de questionamento do gênio picassiano". (texto extraído do folder da exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem, Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2016. grifos meus).
Pela primeira vez vi um "Mondrian". Já escrevi neste blog sobre a arte abstrata e a geometria na perspectiva da arteterapia, e Piet Mondrian (1872-1944) foi um artista revolucionário que, como Kandisnky (1866-1944), buscou na abstração novas formas para a expressão humana. Os três artistas citados foram contemporâneos, e fico imaginando cada um deles mergulhados na sua produção no ateliê trilhando caminhos tão diversos. A geometria não é estranha a nenhum deles, mas Picasso trilha um caminho figurativo; Kandinsky e Mondrian trazem uma abstração e uma geometrização diversa mas ambos profundamente influenciados pela música. No caso de Mondrian, o jazz e o bebop

Voltando ao meu passeio pela exposição de Mondrian, sempre tive a impressão de que sua pintura teria aspecto plano, "perfeito". Até então meu contato fora a partir das reproduções fotográficas de livros. Mas, ao ver a pintura tão de perto percebi as pinceladas e pensei em todo o seu esforço para se afastar do mundo natural, da representação do homem, da natureza, dos objetos rumo a um abstrato geométrico com cores básicas, mas haviam as pinceladas, este toque tão naturalmente humano ou o detalhe das barras pretas interrompidas antes de chegar às bordas do quadro ... ainda não sei explicar, mas estes pequenos detalhes me fizeram parar e me emocionar. Mondrian para mim é um artista inspirador pela sua obstinação e inabalável convicção no seu caminho, na busca do movimento dinâmico em equilíbrio e de uma nova forma para um novo tempo.

ARTE E SAÚDE

Exposição Olhares: Casa das Palmeiras, 60 anos de resistência. Fotografia de Gabriella Massa Campos.

Para pensar no potencial da expressão artística na promoção da saúde, não poderia deixar de citar Nise da Silveira e a Casa das Palmeiras, onde sou colaboradora desde 2014. 

No dia 22 de outubro teve início a segunda edição do evento Olhares, desta vez comemorando 60 anos de resistência da Casa das Palmeiras.  Até dia 12 de novembro estará aberta aos sábados a partir das 15h com exposição, performances e palestras.

Na inauguração foi apresentado o projeto de higienização das obras do acervo danificadas no incêndio de 2006, coordenado pela artista plástica Terezinha Losada, realizado em parceria com a UNIRIO. No dia 29 de outubro, o Prof. Emérito da UFRJ Emanuel Carneiro Leão proferiu palestra sobre a obra de Nise da Silveira. No próximo sábado, dia 5, palestra com o psiquiatra e superintendente de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro, Dr. Hugo Fagundes e a equipe da Casa das Palmeiras, da qual participo, com Sônia Andrade Barros, Dr. Jean Pierre Hargreaves, Maddi Damião Jr., Martha Pires Ferreira; e teatro com Luis Marra apresentando "O Alienista" de Machado de Assis. Encerrando o evento, no dia 12, teremos performances e apresentações de Arte com Martha Niklaus, Suely Farhi e Martha Pires Ferreira.

ARTE, SAÚDE E ARTETERAPIA


 


Enfim, chegamos à Arteterapia. Acreditando que tudo está interligado, me considero privilegiada e presenteada com tantas possibilidades ao alcance da mão neste final de outubro seguindo por novembro. Para quem foi no congresso na Bahia em outubro, é só manter o pique.

No próximo domingo dia 6 de novembro, a AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro) promove evento "O mundo que a gente constrói e o mundo que a gente vive", que faz homenagem ao artista Tunga (1952-2016), com palestras e oficinas. Estarei participando ao lado de Marise Piloto conversando com o público sobre a obra de Tunga, Arte Contemporânea e a Arteterapia. Luciana Pellegini e Luciana Menz irão coordenar as oficinas do evento. 

No dia 21, no II Ciclo de palestras Não Palavra, vou apresentar o tema O Arteterapeuta e a Arte, reflexão que tem me mobilizado ao longo de 2016. Sempre trouxe em meus textos e palestras o tema da Arte e da História da Arte em diálogo com a prática da Arteterapia, mas nos últimos tempos tenho voltado a minha atenção para a relação deste profissional com a Arte, de um modo mais íntimo e pessoal. Como anda a sua produção de imagens? Frequenta ambientes de arte? Ateliês, galerias, museus, a rua...? Enfim, como se dá esta relação e qual seria a sua relevância.
_________________________________________________________________________

ANOTE NA AGENDA

ARTE
- Picasso: mão erudita, olho selvagem no Centro Cultural da Caixa até 20 /11/16.
- Mondrian e o Movimento De Stjil, no CCBB até 09/01/17.

ARTE E SAÚDE
- Olhares: Casa das Palmeiras, 60 anos de resistência, na Casa das Palmeiras, Sábados a partir das 15h, até 12/11/16. Não é necessário se inscrever.

ARTE, SAÚDE E ARTETERAPIA
"O mundo que a gente constrói e o mundo que a gente vive" -  Homenagem a Tunga, na Casa 2, dia 6/11/16, das 15h às 19:30h. Inscrições: aarjdivulga@gmail.com
II Ciclo de palestras Não Palavra. O Arteterapeuta e a Arte com Flávia Hargreaves. Dia 21/11/16 às 18:30. Inscrições: naopalavra@gmail.com

Vou parando por aqui e sejam bem-vindos a NOVEMBRO!!!!


Caso tenha dificuldades em postar seu comentário, nos envie por e-mail que nós publicaremos no blog: naopalavra@gmail.com

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Neide pelo seu comentario. Os eventos citados, exposicoes, oficinas e palestras sao presencisis. As palestras por enquanto sao preseciais.

      Excluir
  2. Parabéns Flavia Hargreaves por nos provocar com seu chamado a vivenciar mais e mais os espaços artísticos e nos instigar a relações entre o criativo e a saúde.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cida. Fico feliz em ter provocado e instigado voce a se aproximar cada vez mais da Arte.

    ResponderExcluir