terça-feira, 16 de setembro de 2014

PALESTRA: HISTÓRIA DA ARTE PARA QUÊ? – Um relato




Por Eliana Moraes e Flávia Hargreaves

No último dia dez de setembro Flávia Hargreaves e eu apresentamos palestra no “Clube da Arte” no espaço de arteterapia de Luciana Machado. Lá pudemos compartilhar um pouco da pesquisa que nós estamos desenvolvendo sobre a aplicabilidade da História da Arte na prática da arteterapia, nos últimos anos.

Primeiramente pudemos perceber como conceitos, expressões e definições na literatura da arte referentes aos mais variados períodos da história são altamente aplicáveis nos propósitos da arteterapia. Observamos que a arte desempenhou várias funções ao longo da história neste papel de mediadora entre o homem e o mundo. E nossa pesquisa e prática nos diz que experimentar os diversos “homens”, seus movimentos artísticos e estilos, atualizando-os no setting arteterapêutico, se mostra um excelente instrumento ao arteterapeuta ao promover como estímulo projetivo, reflexões, insights, resignificações e autoconhecimento.  

Em nosso relato, demos ênfase à Pré-História e Antiguidade Clássica: períodos estes que mais nos aprofundamos em pesquisa e produção de material até o momento. Ao entrarmos em contato com as imagens que guardamos em nossa imaginação sobre o homem pré-histórico, por exemplo, resgatamos o momento em que o homem se percebe no mundo e dá seus primeiros passos em direção à transformação e ao domínio da natureza, à civilização, à cultura e à arte. Em seguida, abordamos algumas possibilidades de aplicação destes conteúdos na nossa prática e conversamos sobre perfis de clientes que entendemos ser interessante o uso tanto destas reflexões teóricas como o uso das técnicas e materiais do período em questão.

Por fim, apresentamos as propostas dos dois módulos do curso “Arteterapia: História da Arte para quê?” que estamos oferecendo atualmente. (Maiores informações pelo email elianapsiarte@gmail.com)

Agradecemos o convite da Luciana Machado por esta rica oportunidade de troca e aos colegas que tão gentilmente aceitaram o convite de conhecer esta jornada que tanto tem nos movido e encantado!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário