segunda-feira, 29 de abril de 2013

O ATO CRIATIVO



“A experiência criativa nos ‘transpassa’ e permite que ‘transbordemos’ e atravessemos limites e interdições, resgatando ‘notícias de nós mesmos’ nem sempre claras e acessíveis...” Ângela Philipini *

            A arteterapia tem o poder de despertar e estimular o potencial criativo em cada um de nós. Os benefícios que o ATO CRIATIVO traz tem chamado minha atenção. Primeiramente, porque ele movimenta, faz com que o sujeito saia do lugar cômodo, seja da inércia, do conhecido...
            Este “impulsionar” que o Ato Criativo proporciona, ao meu ver, é muito interessante para os pacientes que por algum motivo se encontram “empobrecidos” em seus movimentos, desejos de vida, em suas reflexões e relações.
            Um dos maiores exemplos de pacientes empobrecidos são aqueles com traços depressivos: falta de prazer nas atividades do dia a dia, inclusive aquelas que lhe traziam prazer no passado, desânimo acentuado, redução da rotina e relacionamentos sociais, como que um desejo de se ausentar de todo e qualquer lampejo de vida.
            Creio que posso relatar vários benefícios que o Ato Criativo tem trazido à pacientes com este perfil em minha clínica.
            Ele amplia o olhar viciado e reduzido quando apresenta novas possibilidades. Produz inquietude, desperta curiosidade e desafia o paciente. Estimula que ele exercite sua mente, se esforce e busque soluções, fazendo com que amplie seu repertório. Ao se ver capaz de dar forma e transformar seus conteúdos em cores, formas e imagens o paciente acessa sua autoestima. Todo este processo produz prazer e estimula ao paciente a resgatar seu desejos de vida!

* Livro: “Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: Uso, indicações e propriedades 

Nenhum comentário:

Postar um comentário