sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"Não Palavra"



“A palavra é uma isca para pegar aquilo que é `não palavra` e, quando conseguimos, a palavra cumpriu sua missão”

Estas são palavras de alguém que tem propriedade para falar sobre o tema: Clarice Lispector. Nesta citação Clarice descreve o poder que tem a palavra, de alcançar aspectos tão profundos e intensos em cada um de nós.

Em outras palavras, esta é uma visão muito similar à de Freud, quando percebeu que ao falar de seus traumas, seus pacientes iam melhorando dos sintomas físicos. Inclusive, inicialmente, chegou a denominar sua técnica como “talking cure” ou “a cura pela fala”. A partir de seu legado, boa parte das técnicas psicoterapêuticas hoje em dia se baseia justamente ai, na palavra, na possibilidade de expressão, elaboração e cura (?) que o ato de falar proporciona aos pacientes de psicoterapia.

Porém no texto, Clarice defende que quando conseguimos que a palavra alcance o que é “não palavra” ela cumpriu a sua missão. Pois bem. E quando a palavra não consegue alcançar o que é “não palavra”? Você já sentiu algo tão profundo e intenso dentro de si que a palavra mais próxima que conseguiu achar foi talvez angústia e mesmo assim ficou com a sensação de não ter conseguido dizer exatamente o que queria? Você já recebeu um paciente que permaneceu algum tempo tentando expressar o que estava sentindo, trazendo palavras como profunda tristeza, mágoa, decepção, raiva ou até felicidade, êxtase, paz, e no final ele te dizer: “ta, mas não é bem isso que eu queria dizer..”. Eis a “não palavra”! Algo que você sente, de forma tão profunda que tem certeza que está ali dentro, mas não consegue, pelo menos a princípio, traduzir em palavras.

Este é um espaço onde a arteterapia se encaixa. A possibilidade de buscar a intensidade e expressar o que é “não palavra” em outras linguagens além da palavra. Através das linguagens da arte – imagens (pinturas, desenhos, fotos), modelagens, músicas, literaturas, expressão corporal, e tantas outras formas de expressão – o paciente tem a oportunidade de sim, falar de sua “não palavra” em outras linguagens além da verbal..

Este blog se propõe a pensar sobre a técnica da arteterapia, seus benefícios, sua eficácia, suas possibilidades e por que não seus pontos cegos e seus desafios? Aqui postarei as percepções que tenho sobre esta técnica somando o que tenho lido e o que tenho vivenciado na prática da clinica em arteterapia. Nasceu em mim o desejo de compartilhar e dialogar sobre o que tenho pensado sobre este assunto. Convido a quem se sentir tocado de alguma forma pelo tema – psicólogos, arteterapeutas, artistas e demais interessados – a participarem deste meu desejo de me aprofundar nesta técnica que me faz sentir... algo que ainda me é uma “não palavra”. 

=======

4 comentários:

  1. Já virei leitora!
    Boa sorte neste novo projeto.
    Beijo

    Juli

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Juli!
    Na 5a feira colocarei um novo texto!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa que tenho certeza de que ira contribuir para iluminar o que vc chama de pontos cegos da profissão além de abrir espaço para discussao sobre os multiplos caminhos da arteterapia. Sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Flavia! Conto com a sua participação bastante válida nesse desafio!

    ResponderExcluir