Por
Flávia Hargreaves
B17 Bólide Vidro 5
(Homenagem a Mondrian)
1965 | Hélio Oiticica vidro, tela pintada,
cimento, água e telas de nylon
Reprodução
fotográfica Cortesia Galeria São Paulo
Fonte:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa48/helio-oiticica
Este texto traz uma reflexão sobre a palestra “Buscando potenciais na Arte Contemporânea na prática da Arteterapia”apresentada por mim em 08/07/2016 no II Ciclo de Palestras Não Palavra.
Nos últimos 3 anos minha pesquisa em torno do tema História da Arte e suas contribuições para a prática da Arteterapia se voltaram para a Arte Moderna, em especial os movimentos Dadá e Surrealismo e a Arte Abstrata.
Em 2016, retomo com outros olhos um estudo anterior quando trouxe a obra de Louise Bourgeois (1911-2010) e Jackson Pollock (1912-1956) para o Grupo de Estudos em Arteterapia, com Eliana Moraes (2009), que dei continuidade no projeto Ateliê para Arteterapeutas (2010). Revendo minha experiência em ateliê, em sala de aula e como arteterapeuta, percebo um campo imenso a ser explorado com relação aos potenciais da Arte Contemporânea para a nossa profissão.
Trabalho realizado no curso: "Conhecendo os Materiais e Aprendendo a Usá-los"
a partir de texto sobre a obra de Louise Bourgeois. Junho 2016.
Mas quais seriam os diferenciais da Arte Contemporânea, para a qual, é importante destacar, muitos ainda torcem o nariz? Buscando definições no Google, encontro a enquete: “Afinal, o que é arte contemporânea?” no site itaucultural (VERUNCHK). Nela, Márcio Harum responde citando o pintor Honoré Daumier (1808-1873): “É preciso ser de seu tempo” e continua: “Preciso ser mesmo do meu tempo, mas que tempos são esses, afinal?” O que me leva a pensar no filme "Meia-noite em Paris"de Woody Allen (2011), para quem não viu, fica a dica.
Segundo Fernando Cochiarale (2007) “Um dos grandes obstáculos para entender a arte contemporânea é o fato de ela ter-se tornado parecida demais com a vida. [...]” e continua citando o crítico Thierry de Duve “[...] quando alguém estava diante de um quadro sabia que era arte, mas não se era belo. Ele diz que no mundo atual o ‘isto é belo?’ foi substituído pelo ‘isto é arte?’ Mas, na verdade, essa não é uma pergunta que se faça só para a arte.”
Segundo Sara Paín (2009), somente após a Arte Contemporânea podemos trazer o nome ARTE para a ARTETERAPIA, “porque a arte liberou-se de toda a norma canônica, de toda a obrigação que não emane das regras de jogo que o próprio artista inventou” e diz ainda que “[...] a arteterapia ajuda a compreender a arte contemporânea.”
Outras questões importantes são a participação ativa do espectador que é chamado para interagir com a obra, que muitas vezes está integrada a paisagem natural ou urbana. São muitas as mídias, as linguagens e os modos de expressão disponíveis, abrem-se as possibilidades.
Resumindo, estamos diante de uma Arte que ainda causa estranheza na sua recepção, “isto não é arte!”; nos obriga a rever a questão das habilidades na Arte, “não sou artista, não sei desenhar”; e ao aproximar a Arte da vida cotidiana nos autoriza, ampliando seus meios, “isso até eu posso fazer”. Voltando para a Arteterapia, a Arte Contemporânea se contrapõe a afirmações recorrentes como: “Arteterapia não tem nada a ver com Arte” ou “Eu não sou artista, não sei desenhar.”
Tive a oportunidade de testemunhar a mudança de atitude de muitos alunos dos cursos de formação em Arteterapia, onde sou professora da disciplina Ateliê de Artes e História da Arte, diante da Arte Contemporânea. Ao colocá-los diante de reproduções de obras dos séculos XVI a XIX e técnicas e materiais tradicionais de arte, houve um momento de encantamento e um sentimento de exclusão. “Isto eu não sou capaz de fazer.” A arte mostrou-se como algo distante, inatingível, a ser contemplada, fechada para a possibilidade do sujeito se experimentar como artista/autor. Na sequencia da aula os elementos foram substituídos por materiais dos mais diversos, apresentadas imagens de arte a partir dos anos 60 e dei um tema que poderia ser trabalhado com qualquer material e linguagem. Neste momento foi como se houvesse sido lançado um jato de energia, todos acordaram para a sua possibilidade de criar. Escreveram, pintaram, criaram sons com os celulares, realizaram performances, e, a partir daquele momento, todos se sentiram incluídos na possibilidade de criar. Em seus depoimentos disseram ter se sentido mais à vontade e livres, a arte estava próxima.
Voltando à citação “É preciso ser de seu tempo [...] mas que tempos são esses, afinal?”, acredito na importância de estar conectado com o seu tempo e para tanto é fundamental dialogar com a arte atual, que a propósito propõe exatamente esta relação dialógica deixando muitas questões em aberto, provocando o público a uma postura mais ativa. A experiência com a Arte Contemporânea colabora para o entendimento do fazer Arte no processo terapêutico e autoriza terapeuta e cliente a uma relação estreita com a Arte na sua prática. É importante destacar que quando uso o termo Arte, me refiro à Arte sim, mas excluo seus aspectos e implicações profissionais e de mercado.
Atualmente tenho desenvolvido este trabalho no “Ateliê de Artes para terapeutas”, cujo “ensaio” data de 2010, onde trabalho a partir do estudo de artistas contemporâneos explorando seus potenciais para a prática da Arteterapia em suas inúmeras articulações. Este estudo também está presente na minha abordagem dos materiais para a Arteterapia e na minha prática como arteterapeuta. Estarei compartilhando com vocês neste espaço os desdobramentos desta pesquisa teórica e prática, que ainda dá os seus primeiros passos.
Referências:
COCHIARALE, Fernando. QUEM TEM MEDO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. 1º reimpressão. Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana. Recife, 2007.
HARUM, Márcio. In: VERUNCHK, Micheliny. Afinal, o que é arte contemporânea? Disponível em <http://www.itaucultural.org.br/materiacontinuum/marco-abril-2009-afinal-o-que-e-arte-contemporanea/> Acessado em 28/06/2016.
PAÍN, Sara. Os Fundamentos da Arteterapia. Petrópolis. Ed. Vozes. 2009.
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Maravilhoso seus comentários , Flavia. Sou estudante de pós-graduação em arteterapia no curso Pomar e também artista plastico.O contato com arteterapia ampliou meu conceito de arte que ultrapassa e muito o suporte tradicional de tela e tinta. Seu artigo veio reforçar o encantamento que a a arteterapia me trouxe, enquanto a artista e aluno. Meus parabéns .
ResponderExcluirOlá Edson, desculpe a demora em te dar um retorno, mas só vi seu comentário hoje. Fico feliz em ter colaborado nos seus estudos da arteterapia e compartilho da possibilidade da arteterapia nos reaproximar da arte e nos realimentar. Minha pesquisa atual se refere a articulação da arteterapia com a arte contemporânea que sigo compartilhando neste espaço. Obrigada pelo comentário e por ver este espaço como um espaço de troca. Flavia Hargreaves.
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