segunda-feira, 14 de julho de 2025

Tecendo laços afetivos: um diálogo entre metodologias

 


Por Annamaria Bruno Riscarolli - RJ

@tessituradoser 

Construir um diálogo entre metodologias me recorda como percebo a escrita. Para mim, o ato de escrever guarda em si o gesto de tecer entre palavras e imagens. As ideias, os fios, podem surgir de uma imagem, uma frase lida aqui ou acolá. Pouco a pouco vão se unindo organicamente em versos formando estrofes, um tapete com ideias... Convidando o leitor a dançar pelas cores e texturas, por entre ritmos e entrelaçamentos de histórias, memórias, conectando e despertando novos caminhos, uma trama de possibilidades compondo uma grande tapeçaria que é o viver.

Os fios se encontram : o plantio do “Projeto EntreSaberes: Semeando Gentilezas”

Com muita alegria e gratidão partilho com vocês o trabalho realizado no XV Congresso Brasileiro de Arteterapia, em Vitória, Espírito Santo, em novembro 2024. Uma experiência tão enriquecedora que contou com grande aceitação da comunidade científica e dos participantes.

Este “plantio” surge da importância do trabalho conjunto das metodologias integrativas da Arteterapia, Biodança e Dança Circular. Desde 2017 estas metodologias foram incluídas como práticas integrativas e complementares (PICs) pelo SUS, fortalecendo e confirmando esse diálogo. Esse é fio condutor do Projeto EntreSaberes, desenvolvido no Espaço Tessitura do Ser na promoção de processos de autoconhecimento.

Confiante que este diálogo entre Arteterapia, Biodança e Dança Circular poderia impulsionar mais reflexões naquele Congresso, resolvi inscrever meu trabalho, dentro do eixo temático da Criatividade, na modalidade de apresentação de vivência arteterapêutica.

O tecer dialógico: Arteterapia, Biodança e Dança Circular

Saber dialogar é uma habilidade para criar consciência. É um espaço de compartilhamento de significações onde aprende-se a pensar junto, ainda que diferentemente. Da mesma forma, Arteterapia, Biodança e Dança Circular podem dialogar. Cada metodologia possui características específicas enquanto manejo de estratégias e métodos, mas todas têm um princípio em comum: estão a serviço de um melhor viver, por meio da linguagem não verbal. Não são processos de ordem puramente estética, mas sim de expressão do mundo interior. É justamente neste ponto que se observa o efeito terapêutico e educacional do entrelaçamento das três metodologias. Progressivamente e com regularidade, os participantes vão ampliando as descobertas de si mesmos, ampliando suas habilidades no campo relacional com o outro e com o ambiente, participando de forma mais integrada da dança do viver. Como aprendi com Rubem Alves: “A fala só é bonita quando nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”

O sabor do entrelaçar para multiplicar: Autoconhecimento precisa ser um bem acessível ao maior número de pessoas

Os gestos de trançar, de entrelaçar, abarcam conexões, histórias e proteção, sendo, assim, um símbolo de identidade e pertencimento. Atuando profissionalmente há bastante tempo em trabalhos sociais e comunidades, ou seja, em ambientes menos favorecidos, constatei que promover entrelaces é fundamental para desenvolver alternativas para construir vínculos de confiança mútua.

Nestes trabalhos, especialmente com pessoas em situação de vulnerabilidade social, aprendi a acolher saberes, a olhar subjetividades, a enxergar invisibilidades. Por isso sempre foi um movimento muito natural tecer a comunicação entre as metodologias que conduzo, guardando e respeitando suas singularidades, e colocando-as a serviço, de modo conjunto, de um viver mais pleno e significativo.

     

 


 



 

Trabalhos realizados com pessoas em
situação de vulnerabilidade social

Círculo de Acolhimento promovido pela AARJ - 2023

 

Estudos no campo da neurociência trazem importantes descobertas para uma transformação através da interação entre a arte e o movimento. Muitas vezes, compreender algo somente sob o aspecto intelectual não será suficiente para uma mudança de estilo de vida. Processos neurocientíficos mostram como a criatividade e a interação afetam o cérebro, estimulando a plasticidade neural e fortalecendo conexões. Quando nos movemos de forma livre e conectada, superamos barreiras psicológicas e sociais. Criamos espaço para a expressão autêntica e reencontramos o equilíbrio, onde o sistema límbico desempenha um papel central na integração de emoção e memória.

A arte, a dança e a conexão humana podem ativar as áreas responsáveis pela empatia, pela autorregulação e pela criatividade, ampliando nossa capacidade de nos transformarmos. Este é um ponto de comunhão, dialógico, entre a Arteterapia, Biodança e Dança Circular. A partir da utilização da linguagem não verbal, em vivências integradoras, as três metodologias promovem uma efetiva mudança interna, uma vez que convidam os indivíduos a ampliarem sua percepção de como experienciam o mundo.

O “Projeto EntreSaberes: Semeando Gentilezas” nasce do tecer e vivenciar junto, de saberes que originalmente são atividades milenares: arte e dança. Atravessam o tempo e a história. A pré-história narra esses diálogos. Já de muito tempo o homem deixa registros de seu cotidiano, das suas interações, oferecendo notícias do nosso desenvolvimento humano e social enquanto processo evolutivo.

Trazer a arte e a dança para resgatar o valor simbólico que nasce do sentir do corpo, como uma fonte confiável de conhecimento, é promover o pertencimento, num processo de transformação e ressignificação. Sabemos que a linguagem verbal é rica de significados, e que vivemos em um mundo verbal. Mas muitas vezes essa linguagem verbal carece de autenticidade e afetividade. Daí a proposta de trabalhar de maneira conjunta as três metodologias: primeiramente, “preparar” o corpo por meio das vivências de Biodança e Dança Circular, e depois apresentar as possibilidades arteterapêuticas expressivas dos materiais plásticos que vão registrar o mundo interior dançado. Esta abordagem proporciona um ampliar de fala mais coerente e conectada com eixo do sentir-pensar-agir, promovendo progressivamente um encontro mais harmonioso com Ser essencial do participante.

Assim, posso afirmar com convicção que, no Projeto EntreSaberes, Arteterapia, Biodança e Dança Circular estão unidas, tecidas e vivenciadas sob um único propósito: tornar mais humana a experiência da transformação, seja pela arte, pelo movimento ou pela ciência, como uma grande ciranda.

 “Minha ciranda não é minha só, ela e de todos nós...” Música “Minha ciranda” de Capiba

 


  


  

Trabalhos realizado no Espaço Tessitura do Ser – RJ

 

Bibliografia

ALVES, Rubem. Educação dos Sentidos e Mais... . Campinas: Verus Editora, 2012.

ARCURI , Irene Gaeta. Arteterapia e o Corpo Secreto – Técnicas expressivas coligadas ao trabalho corporal. São Paulo, SP: Vetor 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2004.

FREITAG, Vera Lucia; BADKE, Marcio Rossato. Práticas Integrativas e Complementares no SUS – o (re)conhecimento de técnicas milenares no cuidado à saúde contemporânea. Curitiba: Nova Práxis, 2019

RISCAROLLI, Annamaria Bruno. Vida: uma grande teia afetiva e social: Biodanza promovendo a comunicação afetiva nas relações sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Formação de Facilitadora de Biodanza) – Escola de Biodanza Rio-Barra, Rio de Janeiro, 2013.

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Sobre a autora: Annamaria Bruno Riscarolli



Bacharel em Publicidade e Propaganda

Arte-educadora social

Arteterapeuta UBAAT 01/159/1004

Pós-graduada em Arteterapia em Educação e Saúde

Facilitadora de Biodanza RIOB 1302

Focalizadora de Dança Circular

Facilitadora Biocêntrica

Professora de Oficina de Artes em curso de pós-graduação de Arteterapia

Professora de Expressão Corporal/Dança em cursos de formação em Arteterapia

Coordenadora do Espaço Tessitura do Ser (@tessituradoser)

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