segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

OBSERVAÇÕES DA CLÍNICA - QUANDO O ELEMENTO TERRA APARECE

Por Maria Cristina de Resende
crisilha@hotmail.com

Dando continuidade a sequencia de observações da clínica da Arteterapia, hoje trago a contribuição sobre o elemento terra e seu contraponto, o ar.
Dentro da Medicina Ayurveda, tudo na natureza é criado a partir dos 5 elementos, que por sua vez se originam do primeiro elemento primordial, o éter, que fora tema do último texto aqui publicado.

“A base metafísica do Ayurveda está na filosofia Samkhya, que compreende a criação do universo como uma progressão dos cinco elementos a partir da energia que flui da consciência cósmica. Segundo esta teoria, deste estado de consciência surgiu o som silencioso aum e, através de sua vibração, tornou-se possível o aparecimento do elemento éter. A movimentação do elemento etéreo deu origem ao ar, que é visto como o éter em atividade. Esta ação produziu uma fricção, de onde foi gerado calor e de onde se manifestou o elemento fogo. O calor foi responsável pela dissolução e liquidificação de certos elementos etéreos, fazendo surgir a água que, ao se solidificar, permitiu que ocorresse a formação das moléculas da terra. Esta, serviu de base para a constituição de toda matéria contida no universo.”

Sendo assim, pulamos do primeiro elemento criado pela consciência cósmica, para o ultimo, a terra. Este elemento traz em si a força e a coesão da rocha, o coágulo máximo da terra, ela estrutura, sustenta e dá forma aos outros elementos, o rio não teria direção se não fosse seu leito, feito de terra, nem tampouco conseguiríamos bebê-la em um copo, que é feito de terra. Não levemos ao pé da letra que o elemento terra esteja apenas manifesto em coisas que possuem de fato terra, mas ele estará presente em tudo aquilo que é pesado, frio, denso, estruturante e coeso.

Se levarmos esses atributos ao plano mental chegamos perto de um Arquétipo muito conhecido, o Velho, ou o Senex. Dentro da sizígia Puer et Senex, o Senex é a força psíquica estruturante, que dá coesão e forma, assim como rege as regras, as condutas e as normas sociais, da moral e do caráter. O Puer, por sua vez, é aquele que move, que impulsiona, que é curioso, que instiga, que experimenta, que sonha, é ar e pode ser fogo também.

Dentro da Roda da Medicina Nativa, as quatro direções são também regidas pelos elementos e cada um também possui a regência de um arquétipo, ou força psíquica. Quando o Sol nasce ele está no Leste, é o primeiro sopro, o nascer da vida, do dia, do espírito, é quando o ar entra nos pulmões da criança pela primeira vez, é quando as flores desabrocham na primavera, é ar, é a Criança Divina. Ao meio-dia ele está no seu auge da luminosidade e calor, é fogo, é a juventude, a ação, a curiosidade, a busca e a experimentação, é a transformação, é fogo e o Herói. Ambos desdobramentos do arquétipo do Puer. No pôr do Sol ele esta no Oeste, é a maturidade, o entardecer, a construção, a auto-obervação e a estruturação da vida. À meia-noite ele está no Norte, é a velhice, a solitude, a sabedoria, o desapego e a cura das emoções, as águas sendo purificadas, é o Velho Sábio, ambos também desdobramentos do Senex.

Podemos observar que ambos caminham juntos, sonhando e tornando o sonho concreto, experimentando novidades e usando-as no aprendizado com sabedoria. Dissolvendo e coagulando, Solve et coagula, já dizia a frase alquímica.

O problema se dá quando apenas um deles está manifesto, está potente e atuante. Para observarmos tal questão apresento brevemente um caso onde podemos observar que o excesso de Puer torna o Senex sem força para a estruturação. Um jovem rapaz muito sonhador com clássicos problemas da juventude atual, dificuldade de concentração, pouco estimulado para o mundo, vivendo apenas no núcleo familiar, no seu vídeo-game e nas fantasias que alimenta em sua mente, um típico Puer desequilibrado, ou seja, o eterno filho da mamãe.

Muitos trabalhos plásticos foram realizados até chegarmos na argila, muitas observações foram sendo feitas, coordenação motora, criatividade, busca por materiais diferentes, impulso criativo ou preguiça criativa e após avaliar que ele entrara num período de estagnação após alguns movimentos conquistados sugeri trabalharmos com a argila após contá-lo sobre o mito de criação grego envolvendo o movimento de Urano em exigir que Gaia engula seus filhos, dinâmica repetida por Kronos e interrompida por Zeus (ver artigo sobre Mito de Criação). Após a contação do mito pedi que ele observasse o que dele estava sendo engolido e como estava a sua própria dinâmica de criação. Após a reflexão, que tentasse então, dar formas a esse sentimento através da argila.

Assim foi feito, mas a forma dada foi a própria história de Urano exigindo que Gaia engolisse seus filhos, mostrando que a dinâmica psíquica de seus desejos pode ainda estar na era dos Titâs, ou seja, muito inconsciente e com pouca força para se tornar consciente.
Esta é Gaia engolindo seus filhos a mando de Urano, a imagem já está seca e caída, pois as pernas não sustentaram o peso da escultura e não forma devidamente "coladas", entretanto fora a unica que não ficou desfigurada, permaneceu inteira, apenas com uma das pernas soltas.

Durante a manipulação da argila algumas observações foram feitas: estruturação da forma, saídas criativas para problemas que apareciam no ato de criar uma escultura tridimensional, coordenação motora e a relação com o material.

Toda a sequencia estava ruida, desde Urano apontando para Gaia engolir seus filhos, até o momento em que ela pega e leva à boca, engole e depois já com os vários filhos na barriga (a escultura com a barriga cheia de furos representando os vários filhos engolidos)

Em alguns momentos parava-se para observar a “sujeira” que a argila deixava nas mãos, ou para recontar a história e ver se não perdera nenhuma cena, em outro momento tentava quase desesperadamente deixar a escultura em pé sem que para isso fosse feita uma análise sobre como fazer isso da melhor forma.

Eu, enquanto terapeuta, não fui solicitada para ajudá-lo, e mesmo que fosse considerei que naquele momento era importante para o seu processo que eu não interferisse, ainda que eu visse que a escultura fosse ruir. E assim aconteceu.

Na sessão seguinte, com praticamente todos os personagens fragmentados e caídos entramos de fato no tema, a falta de terra em sua vida, ou seja, a falta de estruturação, de construção e de coagulação. A partir dai, ficou claro a necessidade de trabalhar Puer e Senex juntos, trazendo para o equilíbrio a força Puer e potencializar a força Senex para que ele consiga se estruturar psiquicamente e na vida.
À esquerda de todas as esculturas está uma, mais úmida, que fora o produto da reflexão diante da ruína da modelagem realizada anteriormente. Mais um boneco, representando ele mesmo, dessa vez sentado, "para não correr o risco de cair", conforme ele disse, com as mãos na cabeça desesperado com a cena!

Logo, o elemento terra aparece aqui, nesse caso, como um identificador de que há um excesso de ar e uma enorme dificuldade de lidar com a terra. A estratégia para esse caso é equilibrar o ar através de dinâmicas e materiais que lidem com os atributos desse elemento e potencializar a terra com materiais que ressoem seus atributos.

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